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Por que as pessoas não amam a sua marca?

Você acha que ser uma marca amada e admirada é coisa apenas das grandes empresas? Que só Coca-Cola, Apple ou outras gigantes conseguem isso? A gente quer te dizer que, felizmente, o tal brand love é algo que funciona também para pequenas e médias empresas, sim!

Acontece que, se as pessoas não amam a sua marca, existem algumas possíveis razões para isso: seu produto/ serviço pode não ser tão bom, você não está fazendo um bom trabalho de branding ou as pessoas ainda não conhecem o seu negócio, além de alguns outros motivos.

Conquistar o amor do consumidor faz com que ele se torne um defensor ferrenho da marca. Você, provavelmente, ama de paixão alguma empresa ou produto e fala super bem deles, né? Você é um brandlover, então, mas como conquistar essa mesma devoção pela sua marca?

Dá uma olhada nas nossas dicas e em exemplos de como é possível ser amado mesmo sendo pequeno!

O que é brand love (ou love brand)?

Sabe aquela história de amor com uma marca? Você simplesmente ama tudo o que ela faz, seus produtos, serviços, admira suas ações de marketing e a defende com todas as forças?

É isso que acontece quando o cliente se apaixona por uma love brand – nome dado às empresas que vão além do seu papel comercial. Elas se tornam parte da rotina e do estilo de vida das pessoas.

Essa união funciona bem porque um ama o outro. A marca te trata bem, oferece produtos e serviços que conversam com seus objetivos e estilo de vida e você se sente bem e amado de volta. A empresa traduz seus valores e crenças, entendendo sua personalidade e estilo de vida.

Quer um exemplo de como uma love brand tem poder? Vamos pegar um exemplo de uma marca grande, que é a Jeep. O brandlover pode nem ter um veículo da marca, mas ele admira seus valores, cultura, estilo dos carros, tudo!

Por outro lado, quem tem um Jeep na sua garagem, incorpora os valores da marca, que tratam de liberdade, ousadia, exploração e espírito off-road. E isso faz parte da rotina da pessoa, de seus hábitos e objetivos, pode reparar.

 

Você deve estar se perguntando: “como esse sentimento é despertado? Por que as pessoas não amam a minha marca assim?”

A resposta é que o responsável por despertar esse sentimento é o branding! Uma boa gestão de marca define qual imagem e posicionamento você deseja obter na mente dos consumidores. Feito isso, a marca consolida a sua identidade e desperta a identificação das pessoas.

Além disso, existem, é claro, outros ingredientes para que a marca prospere. Eles incluem:

  •     Bom relacionamento com o consumidor;
  •     Cuidado contínuo para que o cliente siga percebendo valor dessa relação para a sua vida;
  •     Bom marketing, com estratégias para reforçar os laços, valorizar os fãs e aproximar a marca dos consumidores. 

Por que a sua marca não é amada?

Para entender o porquê de a sua marca ainda não ser amada, é preciso compreender as razões que fazem uma marca ser amada, né!

Aqui, vale a pena falarmos sobre o que estimula as nossas compras. Geralmente, pensamos que trata-se de um processo racional, mas você sabia que essa decisão é muito mais emocional do que imagina?

Segundo Gerald Zaltman, professor em Harvard, 95% da tomada de decisão de uma compra acontece no subconsciente. Então, é por aí que você deve fisgar o consumidor. 

Marcas amadas se conectam aos clientes, pois representam tudo aquilo em que eles acreditam, querem expressar ou como desejam se sentir. 

Faça um exercício de pensar nas marcas que você mais usa e admira: elas dizem muito sobre a sua personalidade, não?

O branding explora o potencial de conexão entre marca e consumidor, criando uma identidade clara e transmitindo sua essência em estratégias de marketing. Aí, os laços se fortalecem.

Se as pessoas não amam a sua marca, talvez você esteja falhando em um (ou mais) desses pontos. Isso, no entanto, não significa que as coisas não possam mudar se você investir nessas ações para conquistar brand lovers.

Olha que interessante: a Talkwalker, plataforma de análise e monitoramento de mídias sociais, fez um estudo para identificar as marcas mais amadas do mundo em 2020. O top 10 ficou assim:

  • LEGO
  • Four Seasons Hotels
  • Singapore Airlines
  • Giant Hypermarket
  • Vertex Pharmaceuticals
  • Bimbo
  • Celebrity Cruises
  • Tiger Beer
  • The Container Store
  • Voot


Percebe que não tem nada de Apple, Coca-Cola ou Nike? Chocante, né? Tem até empresa do segmento farmacêutico! Isso significa que, na prática,
qualquer empresa pode ser muito amada e admirada – basta fazer o trabalho certo!

Como se tornar uma love brand

Existem algumas dicas para se tornar uma love brand, independentemente do seu tamanho ou segmento de atuação. Se você não entendeu ainda por que sua marca não é amada, vale a pena conferi-las com atenção:

1. Tenha uma personalidade de marca bem definida: defina missão, visão e valores, sabendo o porquê de sua existência.

2. Assuma sua responsabilidade social: isso deve estar na essência da marca, em seus valores fundamentais, em sua missão.

 A Four Seasons, por exemplo, é uma marca global de hotéis e resorts que está em 2º lugar no ranking, e, durante a crise do coronavírus, ofereceu gratuitamente seus hotéis aos profissionais de saúde.

3. Use o marketing de nostalgia: faça com que as pessoas se lembrem dos velhos tempos, de momentos bons que tiveram no passado, na infância, etc. Ao fazer isso, sua marca se associa a sentimentos positivos e incentiva conversas entre as pessoas. Quer exemplo melhor do que a LEGO neste quesito?

4. Crie um lifestyle aspiracional: a Jeep, como falamos, traz um estilo de aventura e liberdade. A Apple, criativa e inovadora. A Chanel, refinado e elegante.

 Toda vez em que as pessoas compram, usam ou se relacionam com essas marcas, elas querem demonstrar esse estilo de vida.

5. Ofereça experiências incríveis ao cliente: quando você oferece uma experiência diferenciada aos consumidores, a marca fica na lembrança. Um serviço bem feito, um mimo, profissionais bem treinados, refeições impecáveis… Tudo conta.

6. Esteja sempre inovando e antenado: uma love brand precisa entender o consumidor atual, responder às suas demandas e acompanhar as tendências do mundo.  

Olha o exemplo do Santander, um banco sério e reconhecido em todo o Brasil, mas que utilizou o sucesso do ex-BBB Gil para dar vida às suas campanhas, falando sobre a chegada do open banking. Ali, ele mostrou que está totalmente antenado ao que acontece e sabe usar isso a seu favor.

7. Alimente sua comunidade nas redes sociais: love brands têm grandes comunidades nas redes sociais e devem se comportar menos como empresas e mais como amigas dos fãs. 

Os fandoms são bons exemplos. Trata-se de uma comunidade de fãs de determinada marca, que pode ser uma banda, uma série, um evento – ou o seu negócio!

Essas pessoas amam as marcas incondicionalmente, fazem tudo por ela, e se reúnem com outros aficionados para falar sobre ela e especular sobre novidades.

Unir a sua marca a um fandom pode ajudar – e muito – a se tornar uma love brand. Influenciadores digitais também são muito úteis para trazer lovers para a sua marca.

8. Faça com que o seu time se apaixone: o amor por uma marca deve vir de dentro para fora. Se os seus colaboradores detestam trabalhar na empresa, como alguém vai amar seus produtos ou serviços? 

Um estudo da Glassdoor comprovou que colaboradores mais felizes e motivados geram clientes mais satisfeitos. Além disso, eles estão mais dispostos a defendê-la. 

Exemplos de love brands menores no Brasil

Pra quem acha que esse negócio de love brand é apenas para empresas grandes, vamos aos exemplos das menores que, mesmo assim, bombam no Brasil.

Brownie do Luiz

A marca surgiu em 2005, na cozinha de uma casa no Rio de Janeiro, e, aos poucos, foi tomando conta de diversos pontos de venda e ganhando lojas próprias.

Quem nunca viu a latinha do Brownie do Luiz e provou essa delícia não sabe o que está perdendo! 

A marca é tão cool que até coloca a receita do brownie em seu site, pra quem quiser fazer!

 

Guaraná Jesus

Pensa num negócio que, à primeira vista, parece meio estranho, mas que conquistou uma galera enorme partindo do Maranhão?

O produto se chama Guaraná Jesus, é rosa, docinho, com gosto de cravo e canela e faz o maior sucesso no Brasil inteiro! E sabe por que ele ficou tão famoso? Graças aos brand lovers!

A marca conta que levou a bebida, antes vendida só no Maranhão, para todo o Brasil devido à enorme quantidade de pedidos de fãs. Se você olhar no YouTube, inclusive, há vídeos de fãs do Guaraná Jesus e “sommeliers de refrigerante”, que postam curiosidades sobre a bebida e as primeiras impressões sobre seu sabor.

 

Quer transformar a sua marca em uma love brand? Que tal investir em um processo de branding para conectá-la com o seu consumidor? A Agência LINA pode te ajudar com isso!

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a crescer!

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6. Da Segurança dos Dados

6.1 A LINA se compromete a dispor os melhores esforços para proteger os Dados Pessoais objeto de Tratamento contra incidentes de segurança internos e externos, acessos não autorizados e tratamentos ilegais.

6.2 Com a finalidade de garantir a segurança dos dados, a Empresa emprega esforços em conformidade com a legislação e regulamentação aplicáveis, tais como, mas sem se limitar, às diretrizes sobre os padrões de segurança estabelecidas no Decreto nº 8.771/2016 – como por exemplo o controle estrito sobre o acesso aos dados, possibilitados somente às pessoas previamente autorizadas.

6.3 O Usuário é exclusivamente e unicamente responsável pela não divulgação de suas credenciais de acesso. A Empresa não se responsabiliza por quaisquer danos sofridos em razão da divulgação das credenciais a terceiros. Quando do fornecimento de dados pessoais em outras Plataformas, esta cláusula deve ser lida em conjunto com as disposições previstas nos Termos de Uso das Plataformas a respeito.

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6.5 Caso haja qualquer incidente que ofereça relevante risco aos Dados Pessoais do Usuário sob Tratamento, a Empresa se compromete a cumprir a legislação e regulamentação a respeito, incluindo a notificação do Usuário e os estabelecimentos de todas as medidas possíveis para mitigação de danos.

7. Do Acesso, da Atualização e da Exclusão dos Dados

7.1 O Usuário tem o direito de conhecer as informações armazenadas a seu respeito (“Pedido de Acesso”) e solicitar reavaliações, no caso de Tratamento automático, para garantir que estejam corretas e atualizadas.

7.2 Para realizar o Pedido de Acesso, o Usuário deverá entrar em contato com a Empresa através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.3 O Usuário poderá requerer a exclusão de todos os seus Dados Pessoais objeto de Tratamento pela Empresa, desde que baseado em uma das hipóteses legais aplicáveis. Tal exclusão deverá ser requerida através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.4 A empresa poderá se reservar o direito de manter os Dados Pessoais do Usuário em casos limitados baseados no consentimento explícito ou para cumprir uma obrigação legal ou, ainda, para atender interesses legítimos, incluindo dados sensíveis (tais como informações relacionadas com a imagem, dados biométricos ou reconhecimento facial coletados durante eventuais estudos/pesquisas;

A exclusão de Dados Pessoais poderá comprometer e até impossibilitar o fornecimento dos Serviços pela Empresa. A Empresa não se responsabiliza por perdas e danos decorrentes do fornecimento limitado ou não fornecimento dos Serviços ocorridos em função da exclusão de Dados Pessoais.

7.5 A Empresa se compromete a envidar os melhores esforços para atender os pedidos de exclusão no menor tempo possível, observado eventual prazo estabelecido pelas legislações aplicáveis.

8. Disposições Finais

8.1 Esta Política será regida, interpretada e aplicada exclusivamente em conformidade com as leis brasileiras.

8.2 Qualquer cláusula ou condição desta Política que, por qualquer razão, seja considerada inválida, nula ou ineficaz por jurisdição competente, não afetará a validade das demais cláusulas presentes na Política, a qual permanecerá plenamente válida e vinculante, com força e efeito legal.

8.3 Caso a Empresa deixe de exigir quaisquer direitos ou disposições desta Política, isso não constituirá renúncia, podendo exercê-los regularmente dentro dos prazos legais.

8.4 Fica eleito o Foro da Comarca do Município de São Paulo como competente para a resolução de quaisquer conflitos ou litígios decorrentes deste documento, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

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