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Tudo o que você precisa saber sobre branding

Branding é um conjunto de ações que determinam o melhor posicionamento, propósito e valores de uma marca para despertar sensações e criar conexões com os clientes. É esse trabalho que diferencia um chinelo comum de uma Havaianas, por exemplo. Quando é bem trabalhado, ele faz o cliente optar por determinado produto na hora da compra por se identificar com a marca.

Uma marca precisa se comunicar com o consumidor, falar sua língua. O branding, basicamente, tem essa tarefa. Pense nos produtos que você compra, por exemplo. Você escolhe uma marca porque se identifica com seus valores e causas que apoia e, por isso, opta sempre por comprar itens dela.

Mesmo quem compra uma peça pela primeira vez é atraído de alguma forma pelo branding. Seja pela embalagem, por frases otimistas, causas nas quais é engajada ou apenas por já ter visto essa marca em algum lugar.

Tudo isso é branding, sabia? 

Você pode nem gostar de surf, mas, ao ver a marca Mormaii, imediatamente pensa em ondas, praia e liberdade, não é? 

Outro exemplo de branding é a Ferrari. Ao ver o logo da marca, a mensagem transmitida é de luxo, requinte, potência e velocidade. Mesmo quem não é cliente da marca associa esse símbolo a esses significados.

 

Branding para pequenas empresas 

Ok, reconheço essas marcas, mas tenho uma pequena empresa. Preciso de branding?

A resposta para essa pergunta é que todas as empresas precisam de branding, independentemente do seu tamanho. Até aquelas empresas das quais já sabemos a musiquinha ou o slogan começaram pequenas, não é mesmo?

Então, quem possui uma pequena ou média empresa deve se preocupar com branding, sim. Com esse trabalho, ao longo do tempo, o público saberá quem você é, as causas que defende, o que se deve esperar dos seus produtos ou serviços e quais são seus valores.

Lembre-se: em um mercado tão grande e saturado como o que vivemos hoje, as pessoas já não compram mais o seu produto por precisarem do produto – afinal, existem muitas outras empresas que oferecem a mesma coisa, certo? Elas escolhem você ou o seu concorrente pelos seus valores, causas e ideais.

Como posso usar o branding para que minha empresa cresça? 

Nenhuma ação tomada pelas empresas é feita de maneira impulsiva, sem pensar nas consequências. Tudo é calculado.

Quando uma marca apoia causas como feminismo, combate ao racismo, proteção ao meio ambiente ou qualquer outro tema, existe uma estratégia por trás disso com o objetivo de conectar o público-alvo com seus valores.

Um exemplo é a Natura, que se preocupa em ter maquiagens para todos os tons de pele. Com isso, ela passa a mensagem de que se importa com a inclusão racial e compreende as diferenças.


O que dizer, então, da Netflix ou do Burger King, que respondem de maneira super divertida e bem-humorada os comentários de seus seguidores nas redes sociais? Você pode até não consumir um serviço ou produto dessas marcas, mas, certamente, se identifica com a sua forma de comunicar, que atinge em cheio o público-alvo.

Alguns motivos para investir em branding são:

Mais reconhecimento para a sua marca 

Esse é um dos principais motivos para investir numa estratégia de branding consistente, pois gera reconhecimento de marca ao se comunicar com seus potenciais clientes. Indica quais produtos oferece e de que forma os oferece (serviço personalizado, só online, só presencial, mais rápido do que os concorrentes), qual é o seu posicionamento (uma empresa descolada, tradicional, de nicho) e, assim, se torna conhecida entre seus potenciais consumidores.

Aumenta seu valor de mercado

Uma empresa que está bem estabelecida no segmento em que atua pode cobrar mais caro por seus produtos e serviços sem perder clientes por isso. Você provavelmente já pagou mais caro por um item porque gosta da marca e sabe que o produto é de qualidade superior. 

Pode ser, ainda, que você tenha escolhido um serviço mais caro pela experiência que a marca te ofereceu ou pela credibilidade que passa ou pela causa que apoia.

Traz novos clientes

Quando seu cliente adquirir o produto que você oferece pela primeira vez, ele levará em conta as referências que ele tem sobre a sua empresa. Se forem boas, você certamente estará entre as primeiras (ou única!) marcas consideradas. Mas, se forem ruins ou nulas, seu concorrente acabou de ganhar mais um cliente.

Seus funcionários ficam satisfeitos e orgulhosos

Os colaboradores de uma empresa são potencialmente os maiores formadores de opinião sobre o seu produto ou serviço. Se eles acreditam nos valores da sua empresa e na qualidade dos produtos/serviços oferecidos, certamente serão excelentes promotores da sua marca. 

Funcionários felizes e satisfeitos se sentem mais motivados a trabalharem em prol do crescimento da empresa porque se sentem parte dela e acreditam no potencial da marca. É uma relação ganha-ganha. 

Passa a mensagem certa para o público certo

Não adianta fazer uma comunicação formal se o seu público-alvo busca por uma empresa mais descontraída. E também não adianta querer ser descolado nas redes sociais se o seu público busca por empresas sérias e tradicionais. 

Um exemplo é o Nubank, que, em um mercado de bancos e cartões, marcado por burocracias, conseguiu se posicionar como um cartão de crédito simples e sem taxas.

Qual é a diferença entre Branding e Design 

Entender a diferença entre Branding e Design é fundamental para entender do que uma empresa realmente precisa. Ainda: é preciso entender que não é porque uma marca faz um trabalho incrível de design que está fazendo branding da melhor forma. O mesmo vale para o contrário.

Ambas as ações estão interligadas e, por isso, clientes podem se confundir com os conceitos. Veja, a seguir, a diferença entre elas e veja como identificar do que a sua empresa necessita neste momento.

Branding, como o nome diz, refere-se à marca (brand) de forma abrangente, ou seja: ele engloba a criação da marca, trabalhando seu conceito interno e percepção do público em relação a ela.

Algumas empresas necessitam de um trabalho de branding 360. Essa estratégia engloba todas as manifestações da marca e é mais abrangente.

Design é a concepção visual da marca, produto ou conceito. O profissional que cuida dessa parte é o designer, que dá forma física e funcional a uma ideia ou conceito de marca.

O trabalho de design envolve a criação de logos, imagens de divulgação, diagramação de materiais e outras formas de expressar visualmente a identidade da empresa já estabelecida pelo branding.

Para se ter uma ideia da importância do design, uma pesquisa realizada na Universidade de Missouri de Ciência e Tecnologia indica que, em média, uma pessoa leva apenas 2,6 segundos para se concentrar em um elemento específico de uma página web quando ela é carregada. A partir daí, ela rapidamente forma uma opinião com base no que viu.

Por isso, é fundamental você capturar o seu potencial cliente logo de primeira. Caso contrário, a chance de perdê-lo é grande. 

 De forma resumida, Branding e Design se diferem da seguinte maneira:

  • A conceituação da marca (Branding) é um processo que envolve a criação da personalidade da marca. Pense em uma pessoa: do que ela gosta? No que ela acredita? Como ela se comporta? Como ela se veste? Que tipo de música combina com ela? O branding é a estratégia que define todas essas questões em relação a uma marca de acordo com os objetivos e público-alvo dela.

  • O Design representa a expressão visual de todas essas informações, dando forma, cor e tamanho a todos os conceitos estabelecidos pelo Branding. 

Dado que ambos os conceitos se complementam, é fundamental integrar os dois para ter o melhor resultado para a marca, fazendo com que ela seja percebida e admirada pelo cliente.

 Um exemplo de integração é a marca de calçados Havaianas.

Se antes seus chinelos eram considerados um item voltado às classes C e D, depois de um processo de rebranding, ela se tornou algo desejado também por pessoas com um poder aquisitivo mais elevado.

O trabalho das equipes de Design foi criar produtos com desenhos mais simplificados e elegantes, com detalhes nas tradicionais tiras de borracha, antes confeccionadas apenas na cor azul claro.

Com esse processo – que levou anos – a marca conseguiu se reposicionar e, atualmente, é a favorita de celebridades e das classes mais altas, com itens refinados, personalizados e que atendem aos mais variados gostos.

Embora se confundam, Branding e Design são estratégias que precisam ser bem avaliadas pelas marcas, afinal, são elas que aproximam o negócio do cliente e apresentam seu produto ou serviço a ele.

Como saber se sua estratégia de branding deu certo?

É preciso identificar metodologias e métricas para saber se sua estratégia de branding é a certa. Se você investiu em um trabalho de branding 360 ou está mudando a cara dos negócios aos poucos, precisa mensurar o resultado das ações. 

Uma das formas de saber se sua estratégia de branding deu certo é utilizando a metodologia See-Think-Do-Care (Ver-Pensar-Fazer-Cuidar). 

Ela afirma que existem quatro nichos diferentes de audiência e é tarefa das empresas e seus setores de Marketing garantir que todos estão cobertos em suas necessidades.

Basicamente, os quatro diferentes nichos de audiência são: 

See – Audiência qualificada (está vendo a sua marca)

Think – Audiência qualificada com algum interesse comercial (está pensando sobre a sua marca)

Do – Audiência qualificada com muito interesse comercial (já iniciou um processo de compra ou está muito perto de fazer isso)

Care – Clientes atuais, com transações comerciais

Para mensurar seus resultados de branding, primeiramente, é importante definir seu maior público-alvo qualificado, levando em consideração a intenção, em vez apenas de idade, renda, educação, etc. É importante ser bastante específico nesse momento.

Quer um exemplo de como fazer isso? Vamos tomar como exemplo a empresa fictícia XY, que comercializa produtos alimentícios saudáveis:

See – pessoas com hábitos saudáveis e que prezam por qualidade de vida

Think – pessoas com hábitos saudáveis e que prezam por qualidade de vida, que querem adotar as melhores escolhas nutricionais

Do – pessoas com hábitos saudáveis e que prezam por qualidade de vida, que querem adotar as melhores escolhas nutricionais e que estão no último estágio de compra

Care – pessoas que já compraram muitos produtos da marca

No momento de analisar o nicho “See”, por exemplo, que não estreita muito o perfil de consumidor, que tipo de ações seriam eficientes para conquistar esse cliente? Como oferecer o conteúdo que ele busca? 

Na hora de responder a essas perguntas, tente ter uma visão não isolada do que é necessário para ter sucesso. Pode-se falar sobre Conteúdo, Marketing e Métricas de forma integrada.

A dica, aqui, é investir em dados. Com a análise correta dos resultados, percepção do público e ações, é possível priorizar investimentos nas áreas certas e corrigir eventuais falhas. 

O segredo é criar um ótimo conteúdo, atendendo à intenção do público dividido nesses quatro nichos, depois investir em marketing para encontrar seu maior público qualificado e, ao longo do caminho, executar a estratégia de medição digital.

Basicamente, o framework para mensurar seus resultados em estratégias de branding para cada um dos nichos apresentados é este:

– See: porcentagem de interações em plataformas e propagandas, conversações, amplificações, aumento do reconhecimento da marca e porcentagem de novas visitas

– Think: taxa de cliques, valor agregado por visita

– Do: fidelidade do visitante, taxa de abandono, de conversão e relação entre gasto com propaganda e performance

– Care: compras repetidas, alta possibilidade de recomendar a marca e valor de ciclo de vida do consumidor

Com a estrutura de negócios See-Think-Do-Care, mais áreas dentro da sua empresa, não só o marketing, integram-se para atingir os resultados esperados.


Branding é algo cada vez mais importante para as empresas e não pode ser deixado de lado. A
Agência LINA tem experiência nisso e pode te ajudar a se comunicar melhor com seu público-alvo. Conheça o nosso trabalho!

 

 

 

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a crescer!

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Esta política de privacidade (“Política”) regula a coleta, o armazenamento, uso, compartilhamento e o tratamento/processamento (“Tratamento”) de registros, dados pessoais ou comunicações (“Dados Pessoais”) associados aos serviços oferecidos pela LINA ARTE & DESIGN LTDA., inscrita no CNPJ 24.672.306/0001-52 (“LINA” ou “Empresa”), em atividades online e offline – incluindo seu Web site www.agencialina.com.br, aplicativos e páginas oficiais em redes sociais ou mídias relacionadas (“Plataformas”), e-mails, campanhas online e offline e conversas ou correspondências internas / externas.

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Com o intuito de garantir o constante aperfeiçoamento desta Política e cumprimento da legislação e regulamentação aplicáveis, a Empresa se reserva o direito de, a seu exclusivo critério e a qualquer tempo, modificar esta Política e outras adjacentes, sem prévia notificação, observada a legislação e regulamentação vigentes.

Esta Política estará disponível online para a leitura a qualquer momento no Web site www.agencialina.com.br.

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2. Da Finalidade da Coleta de Dados

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  • identificação e autenticação;
  • atendimento às solicitações e dúvidas;
  • obtenção de informações de contato;
  • desenvolvimento de Serviços;
  • fornecimento de Serviços;
  • promoção dos Serviços da Empresa e de terceiros parceiros;
  • manutenção e aprimoramento dos Serviços;
  • fornecimento de Serviços, ofertas e promoções personalizadas, como conteúdos e anúncios;
  • análises sobre a utilização dos Serviços;
  • interação com o Usuário, através das informações de contato;
  • cumprimento de ordens judiciais;
  • proteção da LINA e do Usuário;
  • quaisquer outros fins estatísticos, analíticos ou financeiros;
  • e caso seja necessário para atender os interesses legítimos da LINA no fornecimento eficiente de informações, serviços e produtos aos consumidores e usuários, e para a operação eficiente e legal de nosso negócio, desde que os direitos e liberdades fundamentais dos titulares /consumidores não sejam violados.

 

2.3 Além disso, a Empresa poderá utilizar os Dados Pessoais coletados para contatar o Usuário em pesquisas relacionadas com opiniões a respeito dos Serviços e para notificação a respeito de alterações ou desenvolvimentos importantes nas Plataformas ou Serviços.

2.4 A Empresa se reserva o direito de contatar, conforme as finalidades indicadas acima, o Usuário, a qualquer tempo, por meio de e-mail, telefone ou outros meios de contato coletados. Caso o Usuário não queira receber tais contatos, deverá informar por e-mail ou na própria comunicação lhe enviada.

2.5 A LINA ainda reserva o direito de utilizar comentários e feedbacks nas Plataformas e em quaisquer materiais de marketing ou publicidade. Para tanto, o Usuário poderá ser eventualmente identificado através do primeiro nome e da cidade de residência.

3. Do Armazenamento de Dados

3.1 Os Dados Pessoais coletados dos Usuários poderão ser armazenados em ambiente seguro e controlado, em servidores próprios ou de terceiros contratados, no Brasil ou no exterior, nos termos da legislação e regulamentação aplicável.

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3.3 A Empresa se reserva, para fins de eventuais auditorias e/ou preservação de direitos, o direito de permanecer com o histórico de registros dos dados do Usuário pelo período máximo de 5 (cinco) anos, contados a partir do término contratual, de acordo com nosso período interno de retenção e considerando a Legislação Brasileira do Código Civil.

4. Do Compartilhamento de Dados

4.1 Caso a LINA se envolva em processo de fusão, aquisição, venda de ativos ou qualquer operação societária que altere a pessoa jurídica controladora dos Dados Pessoais, o Usuário está ciente e concorda que os Dados Pessoais poderão ser objeto de Tratamento por terceiro, observadas medidas de controle e manutenção de segurança da informação.

4.2 A Empresa poderá compartilhar Dados Pessoais do Usuário com terceiros de confiança da LINA e prestadores de serviço para devido fornecimento dos Serviços, sobretudo aqueles responsáveis pela entrega de serviços subcontratados (exemplo: mídias pagas, criação de conteúdo orgânico – SEO e criação de novos Web sites), observadas medidas de controle e manutenção de segurança da informação, incluindo a previsão de cláusulas ou instrumentos de confidencialidade.

4.3 A LINA reserva o direito de utilizar as informações disponibilizadas pelo Usuário para o cumprimento com qualquer obrigação legal ou para proteção dos direitos da Empresa ou terceiros. Isso inclui a troca de informações com autoridades, outras empresas e organizações para os fins de investigação, proteção e prevenção de ilegalidades.

4.4 A LINA pode divulgar Dados Pessoais se, em boa fé, acreditar que tal divulgação é necessária ou prudente no âmbito das obrigações sobre a Lei aplicável (exemplo: investigações legais, ordens judiciais ou intimações, proteção de direitos em processos legais, auxílio na prevenção de potenciais violações da Lei ou das Políticas da Empresa – dentre outros).

5. Dos Cookies

5.1 Para facilitar a utilização do Web site e demais Plataformas, monitorar o tráfego e personalizar o conteúdo para o Usuário, os mesmos poderão emitir cookies. A Empresa não possui qualquer responsabilidade por cookies emitidos por terceiros, ainda que parceiros.

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5.4 A Empresa se reserva o direito de fazer a utilização de cookies e outras tecnologias assemelhadas para coletar, de forma automática, Dados Pessoais e informações sobre os hábitos de navegação e de compra do Usuário e suas preferências. 

6. Da Segurança dos Dados

6.1 A LINA se compromete a dispor os melhores esforços para proteger os Dados Pessoais objeto de Tratamento contra incidentes de segurança internos e externos, acessos não autorizados e tratamentos ilegais.

6.2 Com a finalidade de garantir a segurança dos dados, a Empresa emprega esforços em conformidade com a legislação e regulamentação aplicáveis, tais como, mas sem se limitar, às diretrizes sobre os padrões de segurança estabelecidas no Decreto nº 8.771/2016 – como por exemplo o controle estrito sobre o acesso aos dados, possibilitados somente às pessoas previamente autorizadas.

6.3 O Usuário é exclusivamente e unicamente responsável pela não divulgação de suas credenciais de acesso. A Empresa não se responsabiliza por quaisquer danos sofridos em razão da divulgação das credenciais a terceiros. Quando do fornecimento de dados pessoais em outras Plataformas, esta cláusula deve ser lida em conjunto com as disposições previstas nos Termos de Uso das Plataformas a respeito.

6.4 Sem prejuízo do comprometimento da LINA em utilizar padrões rígidos e configurações de segurança para impedir tratamentos ilegais de Dados Pessoais, a Empresa não garante que está isenta de incidentes ou ataques cibernéticos, isentando-se de responsabilidade por perdas e danos decorrentes de tais eventos.

6.5 Caso haja qualquer incidente que ofereça relevante risco aos Dados Pessoais do Usuário sob Tratamento, a Empresa se compromete a cumprir a legislação e regulamentação a respeito, incluindo a notificação do Usuário e os estabelecimentos de todas as medidas possíveis para mitigação de danos.

7. Do Acesso, da Atualização e da Exclusão dos Dados

7.1 O Usuário tem o direito de conhecer as informações armazenadas a seu respeito (“Pedido de Acesso”) e solicitar reavaliações, no caso de Tratamento automático, para garantir que estejam corretas e atualizadas.

7.2 Para realizar o Pedido de Acesso, o Usuário deverá entrar em contato com a Empresa através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.3 O Usuário poderá requerer a exclusão de todos os seus Dados Pessoais objeto de Tratamento pela Empresa, desde que baseado em uma das hipóteses legais aplicáveis. Tal exclusão deverá ser requerida através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.4 A empresa poderá se reservar o direito de manter os Dados Pessoais do Usuário em casos limitados baseados no consentimento explícito ou para cumprir uma obrigação legal ou, ainda, para atender interesses legítimos, incluindo dados sensíveis (tais como informações relacionadas com a imagem, dados biométricos ou reconhecimento facial coletados durante eventuais estudos/pesquisas;

A exclusão de Dados Pessoais poderá comprometer e até impossibilitar o fornecimento dos Serviços pela Empresa. A Empresa não se responsabiliza por perdas e danos decorrentes do fornecimento limitado ou não fornecimento dos Serviços ocorridos em função da exclusão de Dados Pessoais.

7.5 A Empresa se compromete a envidar os melhores esforços para atender os pedidos de exclusão no menor tempo possível, observado eventual prazo estabelecido pelas legislações aplicáveis.

8. Disposições Finais

8.1 Esta Política será regida, interpretada e aplicada exclusivamente em conformidade com as leis brasileiras.

8.2 Qualquer cláusula ou condição desta Política que, por qualquer razão, seja considerada inválida, nula ou ineficaz por jurisdição competente, não afetará a validade das demais cláusulas presentes na Política, a qual permanecerá plenamente válida e vinculante, com força e efeito legal.

8.3 Caso a Empresa deixe de exigir quaisquer direitos ou disposições desta Política, isso não constituirá renúncia, podendo exercê-los regularmente dentro dos prazos legais.

8.4 Fica eleito o Foro da Comarca do Município de São Paulo como competente para a resolução de quaisquer conflitos ou litígios decorrentes deste documento, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

LINA Arte & Design
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