Tipografia nada mais é do que o estudo, a criação e a aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras – e faz parte da criação da Identidade Visual de uma marca.
A aplicação da tipografia na criação de um logo e de todo o material de comunicação de uma marca utiliza fontes ou tipos de letra na composição de textos. O bom uso da tipografia pode garantir o alto desempenho de uma estratégia, então, que tal conhecer melhor essa área e aprender a usá-la a seu favor?
O que é tipografia e como utilizá-la
Tipografia significa “impressão dos tipos”, ou seja, das fontes. Ela abrange todo o estudo, a criação e a aplicação dos estilos, formatos, caracteres e arranjos das palavras.
Para que uma marca consiga transmitir a mensagem correta, é essencial investir na criação de uma boa tipografia, que seja legível e convidativa. Ela deve ser combinada com outros elementos gráficos e ter boa legibilidade.
Para fazer isso, o designer gráfico precisa avaliar alguns pontos, com base nos seguintes conhecimentos:
1. Classificação de fontes
Há quatro classificações primárias de estilo, nas quais grande parte das fontes se encaixam: Sem serifa, Serif (com serifa), Script (que simula a escrita à mão) e Dingbat (composta por símbolos diversos no lugar das letras do alfabeto).
As fontes com serifa são as mais utilizadas em livros e em volumes de texto impresso. Isso porque elas facilitam a leitura e geram menor cansaço visual.
Já as fontes sem serifa são mais utilizadas em títulos, chamadas e nos textos digitais. Blogs, e-books e sites geralmente contam com essas fontes.
Dentro dessas famílias, há variações, sendo elas: Thin, Light, Regular, Medium ou Semi Bold, Bold e Black ou Extra Bold. Todas elas têm a opção Itálico também.
Para acertar na escolha da tipografia, é importante prestar atenção às linhas de referência que delimitam o espaço que os caracteres podem atingir. Essas linhas são conhecidas como ascendente, linha de caixa alta, linha de base e descendente.
Outras medidas avaliadas pelo designer são leading, tracking e kerning, que são, respectivamente, distância entre linhas, distância entre palavras e distância entre caracteres.
Hierarquizar o texto é uma das formas utilizadas para passar uma determinada mensagem. Para isso, é possível usar diferentes tamanhos, famílias, distâncias e variações da mesma fonte, mudando totalmente a leitura do texto.
Em geral, as frases escritas com fonte maior ou bold são lidas primeiro. Isso porque elas chamam mais a atenção do leitor.
Como aplicar os conceitos de tipografia à sua marca
A escolha das variáveis e das opções dentre as variantes que citamos acima dependerá da mensagem que a sua marca pretende passar. No momento de conceber a identidade visual e a tipografia, o designer avaliará o tipo de fonte adequado ao seu negócio e que tipo de emoção ela despertará no consumidor.
Quer ver alguns exemplos de tipografias bem aplicadas? Olha só!
O Google, em 2015, apresentou sua nova marca seguindo a tendência do flat design. Ele manteve as cores, que já são tradicionais da empresa, porém seu logo ficou mais leve e simples, com tipografia sem serifa e mais arredondada.
Houve, ainda, retirada de sombras e volumes, que melhoram a leitura e permitem que a marca seja aplicada em diversos tamanhos.
Netflix
A Netflix é outro bom exemplo de boa tipografia no logo. Mais simples, a marca ficou mais legível e leve. O traço e a sombra que faziam parte da marca antiga prejudicavam a leitura, especialmente em casos de redução da marca.
A marca, inclusive, criou sua própria fonte, a “Netflix Sans”, que é utilizada em todo o seu branding.
Para escolher a melhor fonte para a sua marca, é importante considerar alguns aspectos. Antes de mais nada, é importante verificar se essa fonte é utilizável na internet, garantindo que os usuários tenham uma boa visualização.
A melhor forma de verificar as fontes disponíveis é no Google Fonts. Ali, você pode copiar o código para implementar no seu html.
Além disso, é importante conhecer bem sua persona e ter um plano de conteúdo definido para identificar o melhor tipo de fonte para representar o público e seu conteúdo.
Cuidados com contraste, destaque de pontos-chaves no texto e ordem de leitura são fundamentais. É preciso trabalhar bem o tamanho da fonte, considerando o dispositivo em que a pessoa vai ler o seu conteúdo.
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