A tipografia conta muito para o sucesso de uma página, sabia? Como já falamos em outro artigo aqui do blog, escolher as fontes adequadas para o seu site é uma ação super importante, que influencia muito na experiência do usuário, tanto em relação à navegação, quanto em relação ao entendimento das informações. Arial, Helvetica ou Verdana? Montserrat ou Calibri? Qual será a fonte ideal para o meu site? Se essa for a sua dúvida, então vale a pena ler as nossas dicas!
Você provavelmente já visitou algum site que gerou desconforto na leitura, né? Isso, provavelmente, tem a ver com a escolha da fonte, que não foi boa. Isso, além de depor contra a marca, mostrando descuido com o usuário, pode fazer com que os potenciais clientes abandonem o site e acessem o concorrente.
Lembre-se de que a experiência do consumidor deve ser completa e positiva. Todos os detalhes contam. Por isso, veja, a seguir, qual fonte escolher para o seu site, de acordo com as nossas melhores práticas!
Como escolher uma fonte para o meu site?
Se você não conhece bem o universo das fontes, é importante saber, antes de mais nada, que existem dois tipos de famílias bem conhecidas: Serif e Sans Serif.
Sabe aquelas pequenas marcas de decoração no fim das letras? Elas recebem o nome de serifas e são muito comuns em materiais impressos. Dois exemplos são as fontes Times New Roman e Georgia.
Por sua vez, as fontes da família Sans Serif não possuem essas marcas de decoração. Helvetica, Arial e Verdana são as mais conhecidas desse tipo de tipografia e funcionam bem para páginas web, inclusive em telas pequenas, como as de smartphones.
Existem, ainda, as fontes Script ou cursiva, que imitam o estilo de escrita à mão. Apesar da facilidade de compreensão, essas fontes são indicadas mais para trabalhos de cunho artísticos.
Alguns exemplos de fontes Script são:
Monotype Corsiva
Brusher Font
Master of Break
A principal regra antes de escolher uma fonte para o seu site ou e-commerce é identificar o perfil da sua marca, do seu público e dos produtos. Fizemos uma lista dos principais negócios e fontes mais compatíveis. Olha só:
Arial: fonte contemporânea e segura, é indicada para sites de muitas empresas em todo o mundo;
Verdana: é ótima para ser lida em telas pequenas e com resoluções menores;
Calibri: fonte padrão do Microsoft Office, então é segura na hora de colocar o site no ar e fazer um carregamento rápido;
Lucida Grande: fonte parecida com a do Facebook, ela pode ser usada em sites de varejo. Essa, inclusive, é uma das fontes “queridinhas” da Apple;
Helvética: uma fonte bem tradicional e de que todo mundo gosta, ela é bem usada em sites e em portfólios.
Em geral, são consideradas fontes seguras as que são padrão na maior parte dos sistemas operacionais e já vêm instaladas no computador. Em alguns casos, fontes diferentes podem atrapalhar o carregamento do site.
Importante: serifas não são indicadas para textos da internet. Ao contrário do que acontece com textos impressos, as serifas tendem a criar mais esforço na hora da leitura de textos mais longos em telas.
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Para sites institucionais, é recomendável usar apenas dois tipos de fonte ou cores. Uma fonte básica para compor todos os conteúdos das páginas e uma mais marcante e forte para os títulos.
Olha que legal este exemplo: o Professional Machines é um template dedicado à venda e aluguel de máquinas. Nele, foram usadas as fontes Oswald (fonte básica) e a minimalista Nunito (fonte complementar), refletindo a natureza da indústria e trazendo mais confiança na empresa.
Uma recomendação para verificar se você escolheu a melhor fonte para o seu site é fazer testes antes de colocá-lo no ar. Peça a amigos e colaboradores para visualizarem o site e darem sua opinião sobre o quão amigável é o conteúdo. Vale testar a leitura em computadores e dispositivos móveis também.
De forma geral, um passo a passo para escolher a melhor fonte para o site inclui essas etapas:
- Defina o caráter de sua marca (séria, elegante, descolada, etc.);
- Defina os objetivos dos textos em seu site;
- Certifique-se de que a fonte tem os caracteres corretos, que ficam bem em outras línguas e com acentos também;
- Verifique a licença da fonte;
- Escolha a fonte primária e a secundária (para ser usada em detalhes).
Veja este exemplo! Aqui, foram usadas variações de fonte e cores para transmitir claramente a hierarquia da informação. Fica bem simples de entender o conteúdo, né?
Neste outro exemplo, temos a fonte sem serifa Glacial Indifference tanto no título, quanto em sua variação Light no endereço do site, junto com a fonte serifada Libre Baskerville.
Uma boa dica para escolher a melhor fonte para o seu site é mesclar fontes de uma mesma família, alternando também os tamanhos e apostando em fontes que evocam as mesmas emoções.
Quando se fala em fontes para e-commerces, a mais comum é a fonte sem serifa, devido à sua facilidade de leitura em telas de diferentes tamanhos e configurações de brilho. Elas são menos cansativas ao olhar, diferente de livros e revistas, por exemplo, nos quais a serifa gera um efeito de continuidade entre uma palavra e outra e torna a leitura mais fácil no papel.
Precisa de ajuda para escolher e aplicar as melhores fontes para o seu site? Fale com a LINA e veja como podemos te ajudar a montar um portfólio, site ou e-commerce que reflita seus valores e objetivos!