O processo de criação de uma marca confiável envolve uma série de variantes, mas talvez um dos pontos mais fortes desse processo seja a comunicação visual. Se bem planejada, ela faz toda a diferença no desempenho de um negócio, sabia?
Isso acontece porque ela traduz ao cliente, em imagens, frases ou sensações, o valor de seu produto e as experiências que ele terá ao adquiri-lo. Os estímulos visuais são amplamente notados pelas pessoas e rapidamente ficam na memória. Aproveitá-los, portanto, é fundamental!
Sabe aquele logo ou imagem em que você bate o olho e, na mesma hora, já sabe qual é a empresa? Ou, quando pensa na marca, já vêm à cabeça bons produtos, qualidade dos serviços e segurança? Esse é o objetivo de uma comunicação visual bem feita para criar uma marca confiável.
Entenda mais sobre esse assunto no artigo: Identidade Visual: o que é e por que é importante para a sua empresa
A comunicação visual vai além das imagens. Ela passa por todo o processo de branding, bem como o desenvolvimento do site de um negócio, redes sociais, embalagens, etc.
Quer um exemplo de como isso funciona? Vamos fazer um exercício, observando os logotipos abaixo:
Provavelmente, não é preciso te apresentar essas marcas ou dizer algo sobre elas. Você já deve ter reconhecido todos esses logos – ou pelo menos grande parte deles – e relacionado-os com classificações como “bom serviço”, “produtos inovadores”, “falha na entrega”, “qualidade no atendimento”, etc. – tudo baseado nas experiências que você teve com esses negócios.
Todas essas classificações que o cérebro faz automaticamente são o desejo de qualquer projeto de comunicação visual. Se elas forem positivas, você tem uma marca confiável.
O que uma marca confiável precisa ter
Muitas marcas confiáveis são reconhecidas apenas por meio de um logo, como você pôde ver acima. Entretanto, há outras tantas altamente confiáveis, mas que ainda não ganharam autoridade entre os consumidores. E é exatamente para reverter isso que existe o trabalho de comunicação visual.
Todas as ações envolvidas nesse processo consolidam uma marca no mercado e fazem com que ela seja cada vez mais admirada pelos consumidores (se tiver bons produtos, serviços e atendimento, claro).
Basicamente, uma marca forte deve ter:
· Atributos: aspectos como sucesso, confiança e credibilidade podem ser grandes pilares de fortalecimento de uma marca. Além da questão visual, apenas o nome de uma empresa ou produto já podem remeter a qualidade, excelência, durabilidade e status;
· Benefícios: clientes procuram benefícios emocionais e racionais, envolvendo sentimentos como status ou credibilidade. Marcas confiáveis passam essa sensação ao consumidor;
· Personalidade: ela expressa as atitudes da empresa, indicando responsabilidade, agilidade, transparência, etc.;
· Cultura e Valores: uma marca confiável pode levantar bandeiras específicas, aliando-se a valores arrojados, irreverentes, modernos, conservadores, entre tantos outros.
Todos esses componentes impactam diretamente na forma como o cliente enxerga a sua marca e na decisão de compra do consumidor. Por isso, é fundamental que o discurso esteja alinhado ao que a marca oferece.
Como a comunicação visual pode tornar uma marca confiável
A comunicação visual de uma marca compreende todos os elementos visuais utilizados por ela para sua divulgação. Ela pode utilizar fotografias, vídeos, desenhos, gráficos, infográficos, cartazes ou símbolos.
Esse recurso de apostar na percepção visual é, comprovadamente, a melhor forma de ganhar a confiança do cliente. Ela trabalha com habilidades cognitivas e de percepção, teorias das cores, estética, design e até mesmo física.
Os principais benefícios de uma boa comunicação visual são:
· Impacto instantâneo no público;
· Maior engajamento e interesse no conteúdo;
· Psicologia das cores usada a favor da marca;
· Mais recursos visuais elevam as taxas de conversão;
· Fortalecimento de branding e imagem da marca;
· Mais credibilidade e autoridade;
· Transmissão de mensagens de forma mais eficiente;
· Maior facilidade para se lembrar.
A comunicação visual também pode reforçar os valores de uma empresa. Assim, quem demonstra responsabilidade social, por exemplo, consegue se identificar com esse público que busca um consumo mais consciente, saudável e comprometido com diversas causas.
Uma empresa que seja parceira de causas como a proteção à natureza, por exemplo, pode logo ser reconhecida quando se relaciona ao logotipo abaixo. É ou não é?
Assim que o cliente olha para esse logo, já sabe que sua empresa possui valores similares ao dessa instituição. E isso vale para tantas outras marcas e organizações, para o bem e para o mal.
Símbolos podem gerar sentimentos de empatia, identificação e, principalmente: confiabilidade.
Quando sua marca é confiável, o consumidor percebe profissionalismo e seriedade. Por isso, é importante investir em uma comunicação visual coerente, que posicione sua empresa como autoridade no mercado. Com o tempo, o esforço se transformará em prestígio.
Apostar na criação de uma marca confiável ajuda a estreitar laços com o consumidor e fazer com que seu produto ou serviço ganhe autoridade. Inúmeros aspectos devem ser considerados antes de iniciar esse processo e, por isso, é recomendável obter a ajuda de especialistas para desenvolver uma marca forte.
A Agência LINA é especializada em comunicação visual para marcas. Conheça melhor o nosso trabalho e veja como podemos ajudar o seu negócio a ganhar autoridade e reconhecimento!