Como a sua empresa se diferencia no mercado? Ela tem uma “marca própria” e pode ser reconhecida em meio à concorrência? É possível ver uma imagem e logo associá-la ao seu negócio? Esses e outros atributos só podem ser conquistados com um posicionamento estratégico eficiente. Veja como é possível fazer isso!
Sabe quando você olha uma propaganda, escuta uma música ou vê determinada ação e imediatamente lembra de uma marca? Esse processo de conquistar uma posição no mercado e ganhar autoridade nas redes é fruto de um posicionamento estratégico, que direciona todas as decisões de um negócio.
Pode até parecer complicado à primeira vista, mas o posicionamento estratégico nada mais é do que uma série de ações tomadas para elevar a competitividade do negócio no mercado.
O que te vem à mente quando pensa em marcas como Red Bull, Disney, Amazon ou McDonald’s? Provavelmente, você ligará essas companhias a conceitos como inovação, excelente serviço e pioneirismo, certo?
A linguagem informal e totalmente alinhada às necessidades do consumidor é uma das marcas registradas do McDonald’s, que tem um público majoritariamente jovem. Basta ver seu logo que já sabemos que vem coisa boa por aí, né?
É claro que pequenas e médias empresas não têm a mesma realidade – e nem o orçamento – das gigantes citadas acima. Entretanto, o posicionamento estratégico é tão fundamental nessas marcas quanto nas maiores. Por isso, vale a pena entender o que é e como definir o melhor posicionamento estratégico para o seu negócio.
O que é posicionamento estratégico?
Posicionamento estratégico é o conjunto de ações tomadas por uma marca para diferenciá-la das demais. Isso compreende tanto seu valor agregado quanto a forma com que entrega soluções a seus clientes.
Essa estratégia depende muito de como a empresa se posiciona no mercado e, portanto, deve ser customizada de acordo com as prioridades da companhia.
Para tanto, é importante definir os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as necessidades de seus consumidores, do mercado e como anda a concorrência. Feito isso, ela pode concentrar seus esforços no que tem de melhor para oferecer.
Este artigo traz uma pesquisa interessante, que conclui o seguinte: os clientes confiam em companhias que os entendam. Além disso, respeitam empresas que acreditam respeitá-los.
Esse dado, por si só, faz um alerta para a necessidade de entender o seu cliente e investir em ações únicas e que estejam alinhadas às suas necessidades, desejos e objetivos.
Um exemplo bem-sucedido de posicionamento bem estratégico é a Nike. A marca norte-americana conseguiu criar uma aura mística ao redor de seus produtos adotando o famoso “Just do It” para simbolizar sua relação com o esporte e a superação.
Com o tempo, ela foi se adaptando aos diferentes estilos de vida e de corpo, incluindo também pessoas fora do conceito esportista ao seu público-alvo – e tudo sem entrar no universo fashion, mantendo-se fiel ao segmento esportivo.
Hoje em dia, ao pensarmos na marca Nike, imediatamente surgem conceitos como autenticidade, superioridade e poder, seja para atletas amadores ou profissionais. Ela conseguiu abraçar bem a diversidade sem perder sua identidade.
Como adotar o melhor posicionamento estratégico para a sua empresa
Antes de optar por um posicionamento estratégico, é preciso definir alguns pontos do seu negócio:
· Público-alvo: defina quem é seu consumidor e identifique o que é mais interessante para ele. Quais são seus desejos e necessidades?
· Situação atual: avalie como sua empresa se posiciona agora e identifique fraquezas, pontos fortes e oportunidades, bem como ameaças.
· Analise a concorrência: que marcas competem contra o seu negócio? Que estratégia elas utilizam?
· Descubra suas vantagens: identifique o que diferencia o seu negócio da concorrência. O que você pode fazer e os outros não?
· Defina uma proposta de valor: mostre por que os clientes devem escolher o seu negócio e não a concorrência.
Feito isso, é hora de aplicar os conceitos de posicionamento estratégico ao negócio. O foco no consumidor deve ser prioridade, além da atenção constante à concorrência e suas ações.
Algo muito importante e que deve ser feito de maneira regular é o reposicionamento da marca. Por isso, faça avaliações periódicas e se prepare para alterar o rumo da empresa, quando necessário.
Um exemplo de bom posicionamento estratégico é a Dove. A marca foi uma das primeiras a trazer o tema empoderamento feminino à pauta. A campanha “Real Beleza” foi totalmente revolucionária em seu lançamento e mostra sua preocupação com os diferentes tipos de mulher que utilizam seu produto.
A Dove é, atualmente, uma marca ligada à imagem da beleza sem padrões. Suas ações seguem a linha disruptiva, sempre atentas à necessidade das consumidoras, que não precisam seguir os padrões de “mulher ideal”.
A LINA é uma agência que estuda e identifica o melhor posicionamento estratégico para a sua empresa. Fale conosco e veja como é possível ter autoridade e ser reconhecido em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.
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