O branding é basicamente o que separa o valor de um café na cafeteria perto do trabalho do valor de um café no Starbucks. O que te faz escolher um produto ou outro na hora da compra. E também o que te faz gostar ou não de uma empresa. Fique com a gente nesse texto pra entender melhor como isso funciona.
Sabe quando você escolhe uma marca e não a outra porque ela demonstra se preocupar com uma causa com a qual você se identifica? Pode ser porque ela se preocupa com o meio ambiente, porque ela promove incentivos ao esporte ou simplesmente porque ela sempre transmite mensagens otimistas e positivas.
Agora pense nas vezes que você adquiriu um produto pela primeira vez: o que te fez escolher aquela marca? A indicação de alguém que você confia? A embalagem? Já ter visto a marca em outros lugares e confiar nela mesmo sem nunca ter consumido?
Isso tudo é resultado de uma boa estratégia de Branding.
O Branding (ou Gestão de Marca) é um conjunto de estratégias que ajuda a sua empresa a crescer de forma consistente e saudável, transmitindo aos seus potenciais consumidores a mensagem certa.
Você pode não ser um atleta, mas sabe que o energético que te dá asas é o Red Bull. E quando você pensa nessa marca, é bem provável que a primeira coisa que venha na sua cabeça tenha a ver com algum esporte radical.
Da mesma forma que os comerciais da Doriana marcaram tanto seu posicionamento do café da manhã em família como um momento positivo, leve e feliz que dali nasceu a expressão popular “família comercial de margarina” ou “família Doriana” para se referir à ideia de famílias “perfeitas”. Você pode não pensar numa família feliz quando vai comprar o produto, mas você sabe qual é a mensagem da marca.
Sou uma pequena ou média empresa, preciso me preocupar com branding?
Bem, como você pode imaginar, todas essas empresas que hoje a gente sabe o slogan, a música do comercial e até a forma como se posiciona no mundo, também começaram pequenas, com poucos ou nenhum cliente, e hoje ficam aí gravadas na sua mente sem que você nem se dê conta.
Dito isso, a resposta é sim, você que tem uma pequena ou média empresa também precisa se preocupar com branding para que a longo prazo o seu público saiba quem você é, o que você defende, como você se posiciona e o que esperar dos seus produtos ou serviços antes mesmo de ter uma experiência com a sua marca.
Como uma estratégia de branding pode ajudar a minha empresa a crescer?
Sabe quando você vê uma empresa se posicionando sobre temas como orgulho gay, feminismo, racismo, proteção ao meio ambiente, entre outros temas sociais? Isso faz parte da estratégia de branding dessas marcas e é uma forma de se conectar ainda mais com o público alvo defendendo valores com os quais eles se identificam.
Quando a Natura se preocupa em ter maquiagens para todos os tons de pele, a mensagem que ela passa aos seus consumidores é que este é um tema com o qual ela se importa, se posiciona e cria um laço ainda mais forte com quem também se importa com inclusão racial.
O mesmo se aplica na forma como uma empresa responde aos seus clientes nas redes sociais, afinal, quem nunca riu com os comentários da Netflix no Twitter ou no Instagram ou seguiu um perfil que fala sobre um tema que você se interessa numa linguagem que você entende e gosta? Você pode nunca ter consumido um produto, mas quando precisar, provavelmente vai considerar essa empresa como sua melhor opção.
Branding conquista reconhecimento para a sua marca
Esse é um dos principais motivos para investir numa estratégia de branding consistente. Uma boa estratégia de branding traz reconhecimento à sua marca por meio da forma como ela se comunica com seus potenciais clientes, quais produtos oferece e de que forma oferece (serviço personalizado, só online, só presencial, mais rápido do que os concorrentes), qual é o seu posicionamento (uma empresa descolada, tradicional, de nicho) e assim se torna conhecida entre os consumidores.
Aumenta seu Valor de Mercado
Uma empresa bem consolidada e bem estabelecida no setor consegue cobrar mais caro pelos seus produtos e serviços sem necessariamente perder clientes por isso. Pense nas vezes que você escolheu o produto de uma marca mais cara do que a outra. Pode ter sido um café, um caderno ou um item de decoração para a sua casa. Você provavelmente levou em conta a experiência que a marca te oferece ou a credibilidade que ela te passa simplesmente por ser uma referência no mercado. Quando você paga mais caro por um produto, não o faz só pela qualidade, mas por como você se sente quando adquire marca X versus como se sente adquirindo marca Y.
Traz novos clientes
Nós começamos este texto falando sobre quando você vai adquirir um produto pela primeira vez e te convidamos a voltar a essa reflexão: quando seu cliente adquirir o produto que você oferece pela primeira vez, ele levará em conta as referências que ele tem sobre a sua empresa. Se forem boas, você certamente estará entre as primeiras (ou única!) marcas consideradas. Mas se forem ruins ou nulas, seu concorrente acabou de ganhar mais um cliente.
Seus funcionários ficam satisfeitos e orgulhosos
Os colaboradores de uma empresa são potencialmente os maiores formadores de opinião sobre o seu produto ou serviço. Se eles acreditam nos valores da sua empresa e na qualidade dos produtos/serviços oferecidos, certamente serão excelentes promotores da sua marca. Além disso, funcionários felizes e satisfeitos se sentem mais motivados a trabalharem em prol do crescimento da empresa porque se sentem parte dela e acreditam no potencial da marca. É uma relação ganha-ganha. A empresa conquista reconhecimento de mercado, os funcionários conquistam reconhecimento pelo seu trabalho.
Garante a mensagem certa para o público certo
Não adianta fazer uma comunicação formal se o seu público alvo busca por uma empresa mais descontraída. E também não adianta querer ser descolado nas redes sociais se o seu público alvo busca por empresas sérias e tradicionais. Você pode ser uma empresa de contabilidade descolada – desde que você esteja tentando atingir um público que busca por isso, assim como o Nubank se posicionou como um cartão de crédito sem burocracias e taxas quando todo mundo achava que bancos e cartões seriam sempre temas difíceis de lidar.
Você está satisfeito com a forma como a sua empresa está sendo vista no mercado e pelos seus consumidores?