Você pode até ter trabalhado para fortalecer a sua marca neste ano, mas, como sempre é preciso evoluir, que tal já pensar nas estratégias para que ela se fortaleça ainda mais em 2021?
Conquistar a confiança do consumidor não é algo simples e envolve uma série de fatores, incluindo a comunicação visual e a forma como o seu negócio dialoga com o cliente (ou potencial cliente).
Se você pretende ter uma marca ainda mais forte no próximo ano e não sabe como fazer isso, nós te ajudamos! Veja, a seguir, o passo a passo para fortalecer o seu negócio e ser bem visto pelo consumidor.
Veja mais – Comunicação visual: 4 pontos para serem avaliados na sua empresa
Aspectos indispensáveis a uma marca forte
Existem alguns pontos fundamentais em uma marca forte. É preciso investir nelas e trabalhar seus desdobramentos para conquistar um público cada vez mais fiel e que advogue a favor do seu negócio.
São eles:
– Atributos: sucesso, confiança e credibilidade podem ser grandes pilares de fortalecimento de uma marca. Além da questão visual, o nome de uma empresa ou produto já podem remeter a qualidade, excelência, durabilidade e status;
– Benefícios: clientes desejam benefícios emocionais e racionais, envolvendo sentimentos como status ou credibilidade. Marcas confiáveis oferecem essa sensação;
– Personalidade: é nesse ponto que a empresa demonstra suas atitudes, indicando responsabilidade, agilidade e transparência, por exemplo;
– Cultura e Valores: marcas bem vistas pelo consumidor podem se engajar em causas específicas, aliando-se a valores arrojados, irreverentes, ecológicos, modernos, conservadores, entre outros.
4 pontos para ter uma marca mais forte em 2021
Conhecer sua empresa a fundo ajuda – e muito – a identificar seus diferenciais e posicioná-la da melhor forma no mercado. Veja o que fazer para que ela se fortaleça no próximo ano.
1. Descubra o que te diferencia
O que faz com que você seja melhor que os concorrentes? É preciso conhecer os diferenciais da sua empresa para explorar isso. Por que escolher a sua empresa e não outra?
Se estiver difícil de identificar esse ponto, pergunte aos seus clientes, fornecedores e funcionários como eles enxergam o seu negócio e o que pode melhorar. Uma boa pergunta para essa exploração é: como você descreveria a [nome da sua empresa] para um amigo? Ou ainda: por que você recomendaria a [nome da sua empresa] para alguém.
2. Padronize a sua imagem
Além de escolher um nome fácil para que o cliente o memorize, um passo muito importante é sempre passar a mesma imagem. Isso faz com que ela fique na mente dos consumidores e dá uma cara uniformizada ao seu negócio.
Propagandas, site ou cartão de visita: tudo deve ter uma padronização, utilizando a mesma identidade visual e seguindo paleta de cores, fontes e linguagem.
3. Reveja seu logo
O logo que identifica uma empresa deve expor seus valores e permitir que o consumidor o reconheça assim que bater os olhos nele.
Vale a pena contar com uma empresa especializada na criação de logos para estudar sua empresa e, se preciso, mudar o logo atual, fazendo com que ele transmita mais facilmente o objetivo e missão do seu negócio.
4. Tenha uma paleta de cores definida
Além do nome e do logo, as cores também transmitem muita informação sobre a sua empresa. Elas fazem parte da identidade visual do negócio e precisam estar relacionadas ao perfil da sua marca.
Seu público-alvo pode ser altamente influenciado por cores. Por isso, usar cores erradas nos seus materiais de divulgação ou nas redes sociais pode evitar que sua marca cresça em 2021.
Uma marca forte investe em branding, englobando site, redes sociais, embalagens e vários outros pontos que impactam diretamente o negócio.
Os principais benefícios de uma boa comunicação visual para empresas são:
- Impacto instantâneo no público;
- Maior engajamento e interesse no conteúdo;
- Psicologia das cores usada a favor da marca;
- Mais recursos visuais elevam as taxas de conversão;
- Fortalecimento de mensagem e imagem da marca;
- Mais credibilidade e autoridade;
- Transmissão de mensagens de forma mais eficiente;
- Maior facilidade para ser lembrado.
A comunicação visual também pode reforçar os valores de uma empresa, gerando uma imagem de maior profissionalismo e seriedade ao cliente.
A Agência LINA é especializada na criação e revisão de identidade visual para deixar marcas ainda mais fortes. Conheça o nosso trabalho e veja como podemos te ajudar!