Se você pretende iniciar um processo de posicionamento de marca, branding e comunicação digital, provavelmente já ouviu falar de persona. Esse termo é utilizado para designar o cliente ideal de uma empresa e é em torno dele que se cria toda a estratégia de marketing digital e produção de conteúdo.
Persona é diferente de público-alvo. Isso porque ela define, de maneira específica, quem é o consumidor com o qual a marca deve se comunicar. Quando você conhece a sua persona, consegue elaborar conteúdos muito mais direcionados e com maiores chances de conversão.
Existem muitas dúvidas em relação ao processo de identificação de persona:
- Como encontrar a persona ideal?
- Por que ela é importante para o meu negócio?
- Pode haver mais de uma persona?
- Como desenvolver conteúdos com base nessa persona?
Para te ajudar na compreensão desse aspecto fundamental na criação e posicionamento (ou reposicionamento) de uma marca, preparamos algumas dicas e orientações sobre personas. Dá uma olhada!
O que são personas e como elas ajudam a desenvolver uma marca
Persona nada mais é do que um personagem criado com base em dados reais, que representa o cliente ideal de uma marca. Conhecido também como buyer persona ou avatar, ele sintetiza as principais características dos clientes. Assim, a marca pode criar de maneira mais certeira estratégias alinhadas ao seu público.
O processo de identificação e criação de uma persona envolve o levantamento de alguns dados:
- Quem são seus clientes?
- Com o que eles trabalham?
- O que fazem em seus dias?
- Que canais utilizam para se informar?
- Quais são suas maiores necessidades?
Ao ter acesso a essas informações, é possível criar estratégias específicas para esse cliente, com base em seus hábitos, objetivos, dores e necessidades.
Para entender melhor como funciona a criação de uma persona, a seguir, listamos um exemplo:
Eduardo, dono de uma escola infantil em São Paulo. Precisa convencer os pais dos alunos, que são os tomadores de decisão.
Ao fazer um levantamento dos seus clientes, ele descobriu que a grande maioria dos pais tinha o seguinte perfil:
- Idade entre 30 e 40 anos;
- Trabalham em horário comercial;
- Normalmente, a matrícula é feita pela mãe;
- Têm renda mensal média de R$ 5 mil;
- Têm mais de um filho;
- Chegaram à escola por meio de indicação de amigos.
Levantadas essas informações, ele criou sua persona:
- Roberta;
- 37 anos de idade;
- Mora em São Paulo;
- Renda mensal de R$5000,00;
- Dois filhos;
- Trabalha em tempo integral;
- Busca um local seguro e confiável para educar seus filhos;
- Confia mais em recomendações diretas.
Com essa persona criada, ele pode investir em ações específicas como oferecer descontos na mensalidade para irmãos ou criar eventos na escola convidando pais que já tem filhos matriculados para conversarem com pais que estão prospectando o colégio, além de tantas outras iniciativas que são direcionadas exatamente para o perfil traçado.
Por que é preciso ter uma persona para alavancar seus negócios
As personas, como dissemos anteriormente, norteiam as ações de marketing de uma empresa. Entre seus principais benefícios, estão:
Aprofunda o conhecimento sobre o público
Não basta conhecer seu público-alvo. É preciso entender do que ele gosta, quais são seus hábitos, objetivos e do que precisa. A buyer persona vai a fundo no perfil do público para entender sua complexidade.
Mensura o valor do seu produto para o público
Uma persona ajuda a marca a identificar como ela pode ser útil ao público. No exemplo que citamos acima, por exemplo, a necessidade dos pais é uma escola confiável, que funcione em período integral e ofereça descontos a quem possui mais de um filho na instituição. Com base nisso, é possível criar ações específicas a essa pessoa.
Define os melhores canais de comunicação com o público
Quando você conhece bem o seu cliente, identifica os canais que o público mais utiliza para se informar, falar com os amigos e interagir com as marcas. A empresa deve, portanto, estar presente nesses canais e fazer ações específicas para atingir seu público.
Define o tom de campanhas e da linguagem
As personas têm papel fundamental no design de um site, sabia? Por isso, é importante saber como o usuário utilizaria o site (de onde ele vem, como navega, qual é o conteúdo mais buscado, etc.)
Tom de campanhas, linguagem e materiais utilizados também são feitos com base nas características do cliente. Desde navegação até layout e funcionalidades são pensados para oferecer a melhor experiência.
As personas são indispensáveis em um trabalho de criação de identidade visual, posicionamento ou reposicionamento de marca. Conheça melhor a Agência LINA e veja como podemos ajudar a melhorar a conversão da sua marca!