Uma nova empresa, por menor que seja, precisa de uma estratégia de marketing e comunicação para crescer e se manter no mercado. Quando ela está dando seus primeiros passos, mais do que nunca é importante compreender quem é seu público-alvo, seus diferenciais e trabalhar isso. Sabemos que nem sempre esse processo é fácil, então, te ajudamos a entender por onde começar.
Avaliar cuidadosamente os aspectos de marketing e comunicação de um negócio que acabou de ganhar vida pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de uma marca. Mesmo que você não tenha verba para fazer grandes investimentos, é fundamental entender o que deve ser feito nesse momento e – mais importante do que isso – o que não fazer!
Acompanhe, a seguir, pode onde começar uma pequena empresa e fazê-la crescer!
Minha empresa deve ter presença online?
Essa é a dúvida de muitos empreendedores no início do negócio. Você sabia que o Brasil já foi considerado o quarto país do mundo com mais pessoas conectadas à internet?
Só esse dado já indica a importância de uma nova empresa estar presente online, mas, além disso, é importante entender que o marketing digital é uma estratégia de divulgação que utiliza várias ferramentas disponíveis no ambiente digital. Assim, é mais fácil divulgar o seu negócio e fazer com que ele seja disseminado entre clientes e parceiros.
Atualmente, o consumidor usa a internet para quase tudo. É ali que ele faz pesquisas, busca referências, opiniões de outros clientes e tira dúvidas sobre um produto ou serviço. Se você não estiver ali, as chances de crescer e ganhar visibilidade diminuem consideravelmente.
Tudo bem, você entendeu a importância de estar na internet, mas como fazer isso – e ainda atrair clientes para a sua marca?
A seguir, mostramos o passo a passo para começar a divulgar um novo negócio:
1. Crie um site que traduza os valores e objetivos da marca
Seu site deve ser construído de forma profissional, com conteúdo pensado em “conversar” com seu público-alvo. Ele deve ser capaz de atrair e reter usuários, gerando conversões e fazendo com que o cliente se encante pelo seu negócio.
No momento de construir o site, é preciso identificar a sua persona, definindo também o que é o seu negócio e por que ele existe. Neste texto, explicamos melhor esse processo de como lançar um novo negócio.
2. Pense na identidade visual
Essa ação caminha em conjunto com o desenvolvimento do site. Isso porque uma nova empresa precisa ter identidade visual bem definida, unificada e integrada. Esse processo inclui a criação de logo, avaliação de cores e posicionamento da marca. Vale sempre lembrar que, com uma marca esteticamente atualizada e bem posicionada, você atrai mais confiança nos canais de comunicação e tem mais chances de fidelizar clientes.
3. Apure os canais de comunicação
Em quais canais sua empresa estará presente? Como ela se posicionará? Essas respostas determinarão como a sua marca falará com o cliente.
Algumas ações possíveis nessa fase são:
- Estudo de personas para entender onde está o seu público e como ele se comunica;
- Criação do blog da empresa e constante atualização com conteúdo especializado;
- Anúncios e impulsionamento de postagens em redes sociais;
- Criação de landing pages para converter potenciais clientes;
- Automações de marketing para nutrir leads com conteúdo.
Nesse momento, a empresa também precisa definir o tom de voz que será utilizado na comunicação com os clientes ou potenciais consumidores. Isso é feito com base no estudo de personas e deve acompanhar uma análise dos temas abordados em cada canal e a frequência de publicação.
4. Operacionalize e mensure resultados
Com o planejamento estruturado e canais bem definidos, é hora de colocar as estratégias em prática. Nessas horas, uma agência ou profissional especializado podem ajudar muito a manter a frequência, o timing e a qualidade das ações.
Mais do que isso, essa pessoa medirá os resultados, sugerindo mudanças para alavancar as vendas do negócio e atender às demandas do mercado.
Importante: sua empresa precisa definir claramente seu preço com base em um estudo de mercado, concorrência, personas e em seus próprios atributos. Se esse valor estiver fora da realidade (muito acima ou muito abaixo), de nada adiantará uma boa comunicação e estratégias de marketing, já que você dificilmente conseguirá atingir seu público-alvo.
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