Arquitetos são profissionais que lidam com imagens, percepções, sonhos e desejos. Por isso, para ter um bom perfil nas redes sociais, é essencial observar alguns pontos importantes. Diante de cada vez mais perfis nas redes e profissionais especializados em gerar conteúdo de qualidade, sair à frente no momento de se comunicar com seu público faz toda a diferença.
Ter uma identidade visual clara, com um posicionamento e público-alvo definidos são etapas primordiais para que arquitetos tenham um bom perfil nas redes sociais. Afinal de contas, nem todos os perfis de trabalho são ideais e, por isso, vale a pena entender seu foco e que tipo de projeto está alinhado às suas habilidades e objetivos.
As redes sociais de arquitetos precisam demonstrar, além de exemplos de trabalhos, o objetivo do escritório e o quê o cliente pode esperar se fechar negócio.
Quer dicas de como fazer um perfil forte de arquiteto nas redes sociais? Nós te ajudamos!
Por que um escritório de arquitetura precisa ter identidade visual?
O branding em arquitetura é uma ferramenta bastante valiosa no momento de vender qualquer tipo de serviço. Ele estabelece uma conexão entre o espaço corporativo e a identidade de uma empresa.
Assim, sua marca se posiciona exatamente como ela é e pode ser percebida pelo consumidor em relação a cultura, valores, perfil, etc.
É preciso criar um material que reflita o perfil do escritório ou do profissional de arquitetura (caso ele trabalhe sozinho). Ações como criação de logo, material de identidade visual e definição de quem a marca pretende atender são imprescindíveis para se posicionar bem nas redes.
Toda a linguagem e a comunicação com o cliente devem ser interligadas e focadas em chegar ao cliente.
Vamos supor que você seja um arquiteto que só trabalha com projetos de escritórios. Seu público-alvo, portanto, são executivos, gestores e líderes de empresas e não famílias, por exemplo.
Outros pontos a considerar no momento de posicionar a sua marca de arquitetura são:
- Renda média do cliente
- Tipo de projeto
- Objetivo comum de quem busca pelo serviço
- Capacitação dos profissionais e portfólio de trabalhos executados
- Tempo médio de execução das obras
Esses são alguns pontos que norteiam a criação da identidade visual e ajudam um arquiteto a melhorar seu perfil nas redes sociais. Outra dica é avaliar perfis concorrentes que você admira e entender como eles exploram suas características e pontos fortes.
Feito isso, é preciso considerar outros pontos fundamentais no momento de postar em um perfil de arquitetura. A seguir, falamos sobre eles.
5 dicas para arquitetos terem um perfil forte nas redes sociais
Criada a identidade visual do escritório de arquitetura ou profissional independente, é hora de trabalhar as postagens nas redes sociais. Algumas dicas importantes neste momento são:
1. Crie a sua personalidade no Instagram
O perfil precisa ter “a cara” do dono, seguindo o estilo de trabalho do escritório e seu objetivo. Nem toda foto pode ser postada e nem todos os textos são interessantes. Tudo deve estar alinhado à sua identidade visual, posicionando a empresa como moderna, contemporânea, flexível, refinada ou enfatizando outra característica importante.
É importante também ter um nome forte, fácil de memorizar e com um logo impactante, refletindo os valores da marca.
2. Use palavras e termos que traduzam a sua área de atuação
Arquitetos que ainda estão se consolidando no mercado ou escritórios que são pouco conhecidos precisam apostar em títulos e palavras-chaves condizentes com seu estilo e o que desejam vender em seus projetos.
Vale conversar com a equipe para ter ideias ou olhar perfis concorrentes para entender como essas palavras são exploradas e servem como gatilhos que atraem o cliente.
3. Faça uso das hashtags no Instagram
A hashtag é um link que reúne assuntos e identifica conteúdo que será compartilhado nas redes sociais.
Se você monta uma postagem em um perfil de arquitetura e insere o termo “#projetopiscina”, por exemplo, sempre que alguém buscar por ideias de piscinas, sua foto estará nas buscas.
Hashtags, se bem utilizadas, são poderosas aliadas para dar visibilidade a um escritório de arquitetura ou arquiteto independente. Vale sempre pensar no público que você deseja impactar e focar nisso.
Importante: evite usar muitas hashtags. Três a cinco é um bom número para atrair as pessoas certas para o seu perfil.
É fundamental monitorar o resultado das hashtags para verificar se elas estão convertendo fãs para a sua página de arquitetura. Ferramentas como Iconosquare e Buffer ajudam a mensurar esses resultados.
4. Crie (ou migre sua conta para) um perfil de empresa no Instagram
Com um perfil profissional, você consegue promover conteúdos e interagir com clientes de outra forma, além de ter acesso a métricas que o perfil pessoal não oferece.
Para criar um perfil de empresa no Instagram, basta mudar para Perfil Comercial nas Configurações e configurar o que for solicitado.
A partir daí, você terá mais ferramentas para explorar no momento de postar conteúdos de arquitetura, elevando as chances de conquistar clientes e impactar da melhor forma.
5. Explore filtros, legendas e boas fotos
O conteúdo de arquitetura precisa ser muito bem pensado para impactar nas redes sociais. Por isso, nada de postar fotos feias ou montagens malfeitas. A legenda deve ser em português informal e correto, estabelecendo uma conexão com a imagem.
Filtros também ajudam a melhorar a postagem e impactar mais pessoas. Aprenda a mexer em Estrutura, Cor, Transição, Sombras, Calor, Contraste, Brilho e Ajuste. Fotos devem ser simétricas e tiradas com um smartphone ou câmera de qualidade.
Atrair clientes para uma página de arquiteto nas redes sociais é uma tarefa que exige dedicação, empenho e conhecimento do negócio.
A Agência LINA é especializada em criação de marcas com análise de identidade visual e posicionamento para trazer os melhores resultados à sua empresa. Conheça o nosso trabalho e veja como podemos te ajudar!