O design e a identidade visual de uma empresa são elementos estratégicos essenciais para fazer um bom posicionamento de marca e transmitir ao cliente as características do seu negócio, bem como valores e causas nas quais se engaja. No momento de conceber e melhorar o seu design, observar a concorrência pode te ensinar muita coisa, sabia?
O posicionamento de marca se reflete na proposta de valor da empresa, seus diferenciais e suas estratégias. O design reflete diretamente isso e pode influenciar – e muito – a competitividade da empresa.
Quando você observa a concorrência e extrai o que ela faz de melhor – adaptando as estratégias à sua marca e suas características, é claro – é possível conquistar mais autoridade para a marca e colher frutos muito positivos.
Dá uma olhada nos pontos a observar na concorrência e como eles podem te ajudar a melhorar seu design!
O que seus concorrentes podem ensinar sobre design
Selecionamos alguns pontos que precisam ser observados de perto quando o assunto é design de marca. Vamos a eles:
1. O que funciona e o que não funciona
Quando você faz uma análise dos seus concorrentes diretos, consegue entender melhor o design das marcas e as estratégias adotadas por trás das ações em site, redes sociais, comunicação com o público, entre outras coisas.
Como você acha que a concorrência se posiciona em termos de design? Ela consegue transmitir seus valores, posicionamento e se comunicar bem com o público-alvo?
Lembre-se de que para alguém escolher os produtos ou serviços de sua empresa, é necessário que ele veja alguma vantagem em sua oferta ou algo de superior em relação aos seus concorrentes.
O diferencial competitivo é o motivo pelo qual um cliente entra na loja, compra no seu e-commerce, ou liga para seus vendedores em vez de procurar os demais competidores.
Quando você estuda a concorrência, consegue enxergar o que está funcionando e onde a empresa poderia melhorar. Feito isso, é hora de aproveitar esse conhecimento para a sua marca, explorando o que a torna mais competitiva e seus diferenciais em relação às demais.
Isso deve ser explorado de alguma forma no design da sua empresa, que precisa indicar seu posicionamento de marca por meio de:
- Cores;
- Tipografias;
- Formas;
- Símbolos;
- Elementos adicionais que um bom designer saberá explorar.
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2. Erros a serem evitados
Sabe quando você entra no site do concorrente e não consegue entender bem o que ele faz? Ou quando o logo é confuso, com muitas cores e o nome da empresa não fica nítido?
Esses e muitos outros erros de design podem servir como inspiração para que você não replique as mesmas falhas no seu design de marca.
Quer um exemplo famoso? Suponhamos que você trabalhe com internet e faça uma busca para conhecer melhor o design dos concorrentes. Aí, você se depara com o logo da Aol.
A empresa é uma das mais antigas da internet e foi criada quase no mesmo período que Google, Yahoo! e outras gigantes do setor.
Aconteceu que a companhia, depois de alguns anos, decidiu inovar no design de marca, trocando a tipografia com cantos arredondados pela famosa fonte helvética. O nome também mudou de “AOL” para “Aol.”
A helvética é considerada a melhor fonte do século XX e bastante utilizada por muitas empresas. Entretanto, o uso da fonte acabou prejudicando a marca, neste caso, fazendo com que ela ficasse muito “comum”.
Além disso, olha o resultado da aplicação do logo sobre imagens:
A mudança radical não foi bem aceita pelo mercado e tampouco pelos clientes e acabou passando uma imagem de descuido da parte da marca. Consequentemente, gerou descrédito por parte dos consumidores.
Se o seu concorrente fez algo do tipo, você já pode tomar isso como aprendizado sobre o que não fazer em relação ao design de marca, né?
3. Acertos a serem replicados
Dá gosto ver que uma marca consegue transmitir seus valores e objetivos e se comunicar com o consumidor de maneira clara. Seus concorrentes também podem te dar bons exemplos do que fazer para tornar o design da sua marca ainda melhor.
Há muitos bons exemplos de design bem feito, com identidade visual acertada e que comunica com o consumidor de maneira eficiente.
Um exemplo famoso é a Pepsi. Em vez de bater de frente com sua principal rival, a Coca-Cola, a marca se inspirou no que deu certo na concorrente e até brincou com isso em campanhas.
Quem não se lembra da frase “Pode ser Pepsi?” A propaganda brincou com a situação da marca ser lembrada depois da Coca-Cola em bares e restaurantes.
A estratégia foi algo como “se não pode vencê-los, junte-se a eles” e o resultado foi bastante positivo! Tempos depois, a marca finalmente se distanciou da Coca-Cola e deixou de se posicionar como segunda opção, fortalecendo sua identidade.
4. Como compor informações para diferentes canais
Provavelmente, você já percebeu que diferentes canais exigem diferentes comunicações e abordagens com os clientes, certo?
Observando a concorrência, você percebe acertos ao se posicionar e interagir com os consumidores, engajando e tornando a marca mais forte. Por isso, vale a pena seguir seus principais concorrentes nas redes sociais, visitar o site, conhecer melhor o e-commerce (se existir) e identificar as melhores práticas.
Seu concorrente tem boa comunicação nas redes sociais? Responde rapidamente a perguntas, elogios e reclamações? É gentil e eficiente? Usa influenciadores ou embaixadores da marca para ajudar a divulgar o negócio?
Vale, ainda, analisar a forma de comunicar usada em diferentes plataformas e adaptá-la ao seu negócio, necessidades e características.
5. Do que o seu público mais gosta
Seu público-alvo provavelmente é o mesmo que o da sua concorrência. Pode ser que haja uma ou outra variação, mas, fundamentalmente, são aquelas pessoas que você pretende conquistar e fidelizar.
Quando você observa a concorrência e sua estratégia de design, entende melhor do que o seu público mais gosta. Pesquisar nas redes sociais e avaliar as interações dessas pessoas com a marca também ajuda a mapear as necessidades e dores do consumidor para que você crie estratégias para solucioná-las de maneira eficiente.
O cliente elogia a facilidade para comprar no site do concorrente? Acha a embalagem de entrega linda, com cheirinho da marca e cuidado no manuseio?
Tudo isso ajuda a entender o perfil do seu público e selecionar do que ele gosta. A partir daí, é hora de implantar características ainda melhores na sua marca, investindo em um design mais forte para atrair e fidelizar esses clientes.
6. O que você não pode deixar de fazer na sua marca
Design responsivo no site, manual de identidade visual, logotipo pensado de acordo com as características da sua marca e seus valores, boa comunicação nas redes sociais, padronização dos materiais de divulgação da empresa e tantas outras ações são necessárias para fortalecer a imagem de uma marca.
Entretanto, há outros pontos que podem passar despercebidos e que são tão importantes quanto os listados acima.
Quando você avalia seus concorrentes, descobre pontos imprescindíveis e que não podem ser deixados de lado na sua marca de forma alguma.
A dica, para se inspirar nas boas práticas da concorrência, é identificar o que eles têm de bom e que funciona com seu público-alvo e como isso pode ser implementado na sua marca, considerando suas características e objetivos.
Fotos bonitas, um site limpo e objetivo, comunicação eficiente com o cliente, e-commerce rápido e com boa acessibilidade e até os materiais de divulgação podem servir de inspiração para que você melhore o design da sua marca.
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