Vamos começar explicando a diferença entre logo, logotipo, símbolo e logomarca. Muitas vezes esses termos são usados de maneira incorreta – inclusive entre os designers.
- Logo – É a união entre o logotipo e o símbolo.
- Logotipo– Representa graficamente o nome da empresa ou produto, através da escolha de uma tipografia.
- Símbolo– É a figura ou desenho. Geralmente, ele é o elemento mais forte da identidade visual.
- Logomarca– Esse é um termo redundante e, portanto, não utilizado pelos designers e agências de comunicação. A palavra “Logo” vem do grego e significa “significado”. “Marca” vem do germânico e também quer dizer “significado”. Logomarca, então, seria Significadosignificado.
Abaixo você vê alguns exemplos de logos desenvolvidos pela Lina com suas respectivas composições de símbolo e logotipo.
Os melhores logos são aqueles que conseguem reconhecimento imediato e que conseguem transmitir os principais aspectos da empresa de forma clara e objetiva.
Dessa maneira, um logo fácil de ser lembrado ajuda o seu consumidor a encontrar a empresa em meio a tantas outras e se identificar com ela. Em um mar de opções, ser reconhecido é o grande primeiro passo.
Para garantir um logo pensado estrategicamente, que traduz o posicionamento, os ideais e os objetivos da empresa, é importante compreender que ele será o seu grande cartão de visita – muitas vezes, o logo é o primeiro elemento visual com o qual o consumidor tem contato e, portanto, é ele o responsável por causar a primeira impressão e gerar algum impacto/emoção no seu potencial cliente.
Em meio a alta concorrência, um logo bem planejado e bem executado é capaz de transmitir profissionalismo e a sensação de confiança que o consumidor está sempre buscando. Em contrapartida, um logo de baixa qualidade, que não teve um processo de criação adequado e pensamento estratégico pode aparentar fragilidade, desorganização, amadorismo e com certeza acabará afastando novos clientes.
Como passar a mensagem certa para os clientes certos?
Agora que já falamos sobre a importância de um logo bem planejado, é importante dizermos que não basta só gerar reconhecimento se o seu logo estiver passando a mensagem errada. Se você é uma empresa alimentícia não pode ser reconhecida como uma empresa de limpeza. E mais: se você é uma empresa tradicional, não pode passar uma imagem de jovialidade e vice-versa.
É um trabalho complexo? Sim. Mas os resultados de um bom trabalho podem chegar em curto prazo e ser uma porta de entrada para novos clientes.
Vamos ver alguns exemplos:
Já notaram que essa seta da Amazon está aí por uma razão? É uma empresa que vende produtos diversos e tem um portfólio extenso – “de a até z”. Sem falar que a forma como ela foi desenhada nos remete também a um sorriso. Empresa feliz. Consumidor feliz.
Falando em seta, você encontrou a seta da Fedex?
Genial, né? O mesmo elemento gráfico usado com um significado completamente diferente – nesse caso, a seta simboliza direção e deslocamento. Tudo a ver com o que a empresa faz e representa!
Obs: se você ainda está procurando a tal seta, tente olhar entre as letras “E” e “x”.
Esse é um ótimo exemplo de que nada em um logo deve ser colocado ou desenhado sem motivo. Ele também tem seu símbolo feito a partir do elemento seta, mas, de novo aplicado em outro contexto e com outro significado completamente novo! Com as setas de cores diferentes e apontando para direções opostas, o logo mostra que naquele supermercado o consumidor será capaz de encontrar de tudo!
E esse logo também esconde uma surpresa: acharam o “C” de Carrefour escondido entre as duas setas?
Nesta página trazemos outro exemplo de logo que usou o elemento seta e que tem um significado diferente dos três que acabamos de ver! Consegue identificar e interpretar o significado?
O papel do logo e da mensagem certa no crescimento do seu negócio
Você pode estar se questionando: “ok, mas eu não fico reparando esses detalhes no dia a dia. O que isso significa na prática?”
E a resposta é simples: nosso cérebro faz todas essas conexões sem ao menos percebermos. Ele agrupa as formas, cores, ângulos, texturas, linhas e atribui um significado a tudo isso.
É verdade que você pode nunca ter pensado no que significa a seta da Amazon, mas pode ter certeza que ela passou exatamente a mensagem que deveria passar para o seu cérebro.
Isso explica por que em meio a tantas opções, nós tendemos a escolher um produto e não o outro. Se você nunca usou esse produto, como pode saber se é melhor ou pior? Não sabe. Mas a mensagem que o logo, o slogan ou um conjunto de coisas que compõem a identidade visual daquele produto te passa credibilidade, segurança ou te faz pensar que tem melhor qualidade e isso já basta pra te fazer tomar uma decisão.
Como você se destaca entre os concorrentes?
O mesmo acontece quando o seu potencial cliente está buscando por um produto ou serviço que a sua empresa oferece.
Por isso, na hora de criar um logo, o profissional de design deve estar atento sobre o significado das formas, cores e símbolos e usar isso a seu favor para desenvolver um logo único, memorável e que transmita exatamente o que a empresa é.
Para terminar, vamos propor um exercício de autorreflexão sobre o seu logo com algumas perguntas:
- O seu logo foi pensado a partir de um estudo da sua empresa ou foi feito a partir de elementos visuais genéricos?
- A pessoa que desenvolveu o seu logo foi um profissional?
- Antes de criar o seu logo, o profissional procurou saber mais sobre a sua empresa e seus produtos/serviços?
- As cores usadas condizem com a sua área de atuação e despertam a sensação que você gostaria nas pessoas?
- As formas, ângulos e linhas estão de acordo com a mensagem que sua empresa quer passar?
- O seu logo apresenta qualquer dificuldade de leitura ou interpretação (dupla interpretação ou dificuldade de entender perfeitamente o nome da empresa)?
- Ao olhar o seu logo você se reconhece como empresa?
- Como ele se posiciona diante dos concorrentes? Existe diferenciação?
E te propomos um desafio
Mostre o seu logo para 10 pessoas diferentes, se possível de núcleos e áreas de atuação diferentes e pergunte a elas no que elas pensam e qual é a sensação que elas têm sobre a marca quando veem o seu logo.
Se você precisar de ajuda para melhorar alguma coisa na sua marca, a LINA está aqui para te ajudar.