Pode parecer até óbvio à primeira vista, mas ainda há muitas pessoas que não sabem exatamente o que faz uma agência de design e quando é preciso contratá-la. Hoje em dia, há tantos tipos de agências que é fácil confundir a atuação de cada uma e até quando é preciso mesclar o trabalho de duas ou mais.
Quer entender a fundo o que é e como trabalha uma agência de design? A gente te explica!
É super comum misturar os conceitos de Estúdios de Design, Agências de Publicidade e Marketing e até Gráficas. Para evitar essas confusões e ter a certeza de que você está buscando o serviço certo, vale a pena entender as diferenças entre cada um e como escolher a melhor agência de design, se essa for a sua necessidade.
O que é uma agência de design
Uma agência de design é focada na criação de identidade visual das empresas, estratégias de branding, posicionamento de marca, criação de logos (para a marca e para os seus produtos e serviços), materiais e tom de voz da comunicação interna e externa. Enfim, tudo que está relacionado à marca (como ela vai ser vista, como ela vai se comunicar, o que ela quer transmitir ao consumidor) é trabalho da agência de design.
Já uma agência de publicidade e marketing basicamente oferece os serviços de planejamento e execução de campanhas publicitárias, criando estratégias para que uma empresa seja reconhecida e apareça mais. Isso pode envolver ações em mídias como internet, TV, rádio, ponto de venda, canais proprietários, etc.
Para se formar na área, um designer precisa entender e explorar aspectos como teoria da cor, gestalt, matemática, tipografia, composição, sintaxe visual bi-dimensional, entre outros temas. O publicitário, por outro lado, tem maior foco em redação, canais de divulgação, estudo de comportamento do cliente e pesquisa de mercado.
No momento de contratar uma agência de design, é preciso identificar a sua demanda. Se a necessidade for desenvolver identidade visual (logo, manual de identidade, papelaria), peças gráficas (folders, flyers, folhetos, envelopes, cartões de visita, convites, pastas, apresentações) ou comunicação visual (banners, placas ou sinalizações) e web design (sites, hot sites, banners de internet, e-mails marketing), então você realmente precisa de um designer!
Tudo que você precisa saber sobre identidade visual
É comum que alguns clientes busquem uma agência de design quando, na verdade, precisam de uma agência de marketing ou vice-versa. Ou, ainda, busquem uma gráfica antes de fazerem o material com o designer.
Entender o momento de buscar cada um é fundamental para não gastar dinheiro à toa ou perder tempo.
Quando é hora de procurar uma agência de design
Existem alguns requisitos básicos para avaliar se você precisa do trabalho de uma agência de design. Se você se identificar com boa parte dessas afirmações abaixo, então é hora de investir nisso!
- Está abrindo sua empresa e precisa criar a identidade visual (logo, papelaria, cartões de visita e site);
- Tem demanda por peças pontuais de comunicação (folhetos, flyers, cartões de visita, e-mails marketing, convites ou pastas);
- Necessita do desenvolvimento de um site, ou reformulação do já existente’
- Está no momento de passar por um rebranding (reformulação de marca) ou lançar uma nova linha de produtos e/ou serviços;
- Quer melhorar a forma como a empresa é percebida pelos consumidores;
- Precisa de arte de peças gráficas (folhetos, flyers, posters, pastas ou envelopes).
De forma geral, o design é fundamental para uma comunicação de qualidade e ajuda a traduzir os valores e objetivos da sua marca. É quase impossível ter um negócio bem posicionado sem estudar sua identidade visual e alinhar esses materiais às causas defendidas pela empresa, bem como identificar quem é seu público-alvo, do que ele gosta, o que busca e como deveria perceber a sua empresa.
Ok, agora você entendeu o que uma agência de design faz, mas como escolher a melhor? O que deve ser considerado neste momento? A gente te conta a seguir!
Como escolher uma agência de design
Dois fatores básicos devem ser considerados no momento de escolher uma agência de design: demanda e portfólio.
Assim como alguém que faz uma tatuagem e escolhe o profissional que tem um traço mais parecido com o seu gosto, você também pode contratar os serviços de uma agência de design que esteja alinhada às necessidades e características do seu negócio.
Vale a pena conhecer o estilo de arte e desenvolvimento de uma agência e ver se eles se enquadram ao perfil do seu negócio. Além disso, é importante deixar claras as suas demandas, objetivos, carências e limitações.
Dica importante: deixe as expectativas de lado ao escolher uma agência de design. Trabalhe com um orçamento dentro da sua realidade e que faça sentido para você. Assim, você encontrará uma equipe mais acostumada à realidade da sua empresa e que, provavelmente, entregará resultados mais específicos.
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Outro ponto fundamental no momento de escolher uma agência de design é o portfólio. Assim, você consegue fazer uma projeção de resultados analisando o que já foi feito pela agência e se está de acordo com as suas expectativas.
Vale a pena, ainda, pesquisar a reputação dessa agência. O que os clientes dizem sobre ela? Há reclamações na internet? Checar não custa nada!
Quando agências de design e marketing podem trabalhar juntas
Quando uma empresa decide criar ou reformular sua identidade visual, além de prospectar novos clientes, é o momento de contar com o trabalho de agências de design e de marketing, que precisam atuar em conjunto.
Isso porque a agência de design ficará responsável pelo estudo de marca, criação de logo, materiais, análise de paleta de cores, produção do manual de identidade da marca e das peças de divulgação.
Já a agência de marketing cuidará de aspectos como conteúdo, otimização de SEO, produção de vídeos, gerenciamento de mídias sociais, campanhas de mídia paga e divulgação de ações em diferentes plataformas.
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A sintonia entre as duas agências é fundamental para que os resultados sejam cada vez melhores para a empresa. Uma pode se aproveitar das funcionalidades e benefícios entregues pela outra e, por isso, é importante que elas estejam bem alinhadas em relação às expectativas e possibilidades da marca.
Precisa de uma agência de design? Conheça o trabalho da LINA, veja nosso portfólio e entenda melhor como trabalhamos. Se precisar de orientações ou tiver dúvidas, é só entrar em contato com a nossa equipe!