Para garantir que a mensagem da sua empresa está chegando da melhor maneira aos seus clientes, colaboradores, parceiros e sócios, é necessário uma boa estratégia de comunicação empresarial – também conhecida como comunicação corporativa. Saiba o que é e como implementar na sua empresa.
A comunicação empresarial é um conjunto de práticas que visa comunicar da melhor maneira possível o posicionamento, ações e decisões da sua empresa aos seus stakeholders – as pessoas que formam e influenciam opiniões a respeito do seu negócio.
Além de fortalecer (e muito!) a sua estratégia de branding, a comunicação corporativa tem por objetivo alinhar as comunicações da sua empresa (interna e externa) de forma que tudo esteja conectado, com mensagens sem ruído e que contribuem com os objetivos e metas da companhia.
É através dela que os seus públicos são informados sobre as decisões, posicionamento, resultados, novidades e mudanças na empresa. Uma estratégia de comunicação corporativa bem alinhada garante clareza, confiabilidade e segurança para a sua marca.
Comunicação Empresarial Interna
Sabe aquele e-mail que você já recebeu de algum RH informando sobre o novo sistema de ponto ou aquele cartão no final do ano desejando Feliz Natal a você e à sua família? Isso faz parte da comunicação empresarial. Embora muitas empresas façam esse tipo de comunicado sem muita estratégia, nós garantimos, com bons resultados dos nossos clientes para comprovar, que um comunicado atrelado a um planejamento bem definido tem muito mais efetividade.
É muito comum vermos empresas que adotam uma estratégia de comunicação externa super bem alinhavada, se relacionam bem com clientes e prospects, mas os colaboradores são os últimos a saberem sobre as novidades e resultados da empresa.
Esse tipo de comportamento, além de enfraquecer a relação da sua empresa com os seus colaboradores – que por sua vez são um dos seus principais stakeholders -, ainda pode gerar ruídos na sua comunicação e esses ruídos podem comprometer significativamente os seus resultados, além, é claro, do clima organizacional.
Imagina que um produto ou serviço da sua empresa sofrerá alguma alteração, mas o time de vendas só fica sabendo de última hora e o time de marketing sequer participou dessa decisão. Existem limitações operacionais ou até difculdades de posicionamento que esses times, que estão no dia a dia do processo de comunicação e venda, poderiam prever e detalhar muito bem. Mas agora a decisão já está tomada e esse é um dos caminhos para o insucesso – ou atraso do resultado.
Experimente, no próximo aniversário da sua empresa, comunicar aos seus colaboradores e prestadores de serviço o que foi realizado ao longo desses anos, quais são as perspectivas para os próximos, onde foram os erros, onde foram os acertos, quais são as novas apostas da companhia e como a empresa pretende alcançar as metas propostas.
É claro que um comunicado interno com um cartão bonito comunicando sobre o aniversário e convidando para uma comemoração empresarial é bem visto, mas para criar fidelidade com as pessoas que mais podem influenciar opiniões sobre o seu negócio, é preciso que esse comunicado esteja atrelado a uma estratégia.
O mesmo acontece com os seus sócios. Quanto mais transparência e proximidade nesse relacionamento, mais confiança você consquistará. Traga-os para perto do dia a dia da sua empresa, mesmo que eles não trabalhem nela.
Reuniões, e-mails, boletins semanais e ferramentas específicas para comunicação interna são algumas das maneiras de comunicar ao seu público interno as novidades da empresa, os novos contratados, programas de apoio, promover engajamento, coletar e conceder feedbaks e comunicar (e reforçar) o posicionamento da sua empresa em relação ao mercado e em relação a questões sociais – lembre-se: pessoas conectam-se com valores. É importante que a sua empresa deixe claro quais são os dela.
A sua empresa precisa apoiar todas as causas sociais do mundo? Não. As causas que a sua empresa apoia são as mesmas que você apoia? Não necessariamente. Estude bem a sua estratégia de branding, o seu posicionamento e construa uma marca coerente.
Comunicação Empresarial Externa
Aqui é hora de contar com o seu time de marketing para produzir bons conteúdos e promover boa divulgação através de Relações Públicas, mídia, redes sociais, campanhas de e-mail, entre outros.
Assim como o seu público interno, seus clientes, prospects e parceiros – que são caracterizados como público externo – também precisam saber como a sua empresa se posiciona, como se comunica, o que promove.
Se você tem uma novidade sobre algum produto ou serviço, selecione as personas que podem se interessar por esse assunto e comunique. Uma boa estratégia de comunicação empresarial inclui identificar as personas, definir um tom de voz que seja condizente com a sua marca e ao mesmo tempo converse com esses grupos e garantir que a mensagem da sua empresa está chegando às pessoas interessadas da melhor maneira possível.
Aqui também é o lugar para gerar interesse e engajamento no seu público. Produza conteúdo de qualidade para o seu blog e para suas redes sociais, promova webinars, grave vídeos para o YouTube, garanta que a sua marca está nas redes que são relevantes para o seu negócio, comunique o seu posicionamento, os seus valores, quem são os seus parceiros, quem são os clientes que confiam na sua empresa.
Conteúdo de qualidade e estratégico é a fonte para atrair e fidelizar os seus potenciais consumidores.
Em contrapartida, toda essa transparência também é necessária quando a sua empresa está enfrentando problemas.
Alguma coisa ocasionou um problema na logística e alguns clientes serão prejudicados? Entre em contato com eles. Comunique-os (no tom de voz de acordo com o posicionamento que foi definido na sua estratégia de comunicação empresarial) sobre o problema e como pretende resolvê-los.
A forma como você se comunica com os seus públicos (interno e externo) sobre coisas positivas e coisas não tão positivas assim a respeito da sua empresa, influencia muito na forma como ela é vista, além de ser uma ferramenta potente para construir uma marca forte, com bons stakeholders, colaboradores e clientes fieis.
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