É consenso universal o fato de que uma empresa precisa se diferenciar para ter sucesso. Seu produto, a forma de se comunicar com o cliente, serviços oferecidos e posicionamento precisam encantar o cliente, fazendo com que ele prefira sempre aquela marca a qualquer outra. Como, então, o marketing de diferenciação pode ajudar a chegar nesse patamar?
Durante o ciclo de existência de uma marca, é comum que ela se depare com diferentes cenários. Os serviços mudam, assim como as necessidades dos clientes. A concorrência também sofre alterações, exigindo que a empresa se diferencie constantemente para manter uma vantagem competitiva.
De forma resumida, o marketing de diferenciação representa essa vantagem – o que faz sua marca ser melhor que as outras. Trata-se de um processo contínuo, então, é preciso seguir algumas dicas para garantir que ele seja bem feito.
Quer entender melhor como o marketing de diferenciação afeta o seu negócio? Acompanhe!
Entenda a diferença entre Branding e Design.
Por que o marketing de diferenciação é importante?
Pesquisas mostram que empresas reconhecidas por crescerem bastante têm cerca de três vezes mais chances de possuírem um grande fator de diferenciação. Além disso, obtêm melhores resultados em suas estratégias de marketing, acertando em cheio seu público-alvo.
Marcas que não têm esse diferencial acabam recorrendo ao preço – algo que provavelmente não levará a empresa ao topo. É essencial saber se posicionar.
Sabemos que entender o que transforma o seu negócio em algo único não é fácil. É preciso conhecer muito bem a empresa e sua equipe para determinar seus pontos fortes e que a fazem tão especial. Entretanto, esses são os diferenciais que devem ser explorados na sua marca.
Basicamente, há três qualidades que empresas candidatas a terem um bom marketing de diferenciação devem ter:
- Veracidade: seus indicadores precisam ser baseados na realidade;
- Relevância: essa diferenciação deve beneficiar o cliente. Se isso não acontecer, então não tem valor;
- Comprovação: não basta dizer que você possui uma qualidade; é preciso prová-la.
Sabe quando uma marca diz que oferece excelentes serviços de atendimento ao consumidor, melhor operação de e-commerce, atendimento agilizado, entre outros quesitos e, quando o cliente testa algum desses pontos, a realidade não é exatamente a mesma coisa?
Certos pontos, como bom atendimento ao cliente ou cuidado com um produto, que são básicos em um negócio que pretende se diferenciar. É preciso mais.
Como identificar pontos de marketing de diferenciação
Diferenciar-se da concorrência não é tarefa fácil e exige conhecimento profundo da empresa e do que seu cliente deseja. Encontrar fatores que elevem o seu negócio a um outro patamar é o desafio.
Existem duas formas de fazer isso: identificando um aspecto que já existe na empresa e explorando-o ao máximo ou criando um novo fator de diferenciação.
Alguns exemplos de pontos de diferenciação:
Especialização em um segmento: esse é um poderoso diferenciador e prova que sua marca é relevante. Mesmo que o seu produto atenda a diferentes públicos, focar em um nicho com mais mercado ou se especializar em um público que representa maior parte do seu lucro, por exemplo, pode te trazer grandes resultados
Modelo de negócios diferente: se você realmente faz coisas de forma diferente da concorrência, então essa característica deve ser explorada.
Existem outros tantos aspectos que podem levar uma marca à diferenciação. O importante, aqui, é se certificar de que a sua empresa realmente possua essa capacidade e possa oferecê-la como valor agregado ao cliente.
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