No começo de uma empresa, é normal que os empreendedores se perguntem se é necessário ter um Manual de Identidade Visual. Isso porque, ainda hoje, este material é associado a grandes marcas, mas a verdade é que ele beneficia todos os tipos de negócios.
A identidade visual é um ponto fundamental para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho. Isso porque ela traduz quem a sua marca é, quais são seus valores, com que tipo de causa se identifica e, assim, cria uma conexão com seu consumidor.
Quer entender o que é e como identificar se a sua empresa necessita de um manual de identidade visual? A gente te ajuda com isso!
O que é o Manual de Identidade Visual e para que ele serve?
O Manual de Identidade Visual é um arquivo com todas as diretrizes da marca em relação à parte visual, estipulando sua correta aplicação e uso. Ele é feito com base em um estudo aprofundado sobre a empresa, seus objetivos, valores, público-alvo e causas que apoia.
Fazem parte do Manual de Identidade Visual diretrizes de como utilizar e aplicar elementos como:
- Tipografia;
- Cores;
- Logo.
O Manual de Identidade Visual (ou Manual de Marca) engloba tanto o uso de elementos no branding quanto em campanhas de marketing e publicidade.
Ele deve, obrigatoriamente, ser consultado no processo de criação de qualquer peça, layouts de design gráfico ou vídeos. Isso porque ele indica quais cores usar, como aplicar o logo, com qual tipografia trabalhar, entre outros detalhes.
Como é criado o Manual de Identidade Visual
Antes de criar o Manual de Identidade Visual, é preciso criar a identidade visual da marca. Isso significa dar uma “cara” à empresa, avaliando pontos como segmento da organização, o público com o qual ela se comunica, o que vende e quais são seus diferenciais.
A partir deste estudo, conduzido por uma agência ou profissional autônomo de design, desenvolve-se a identidade da empresa. O Manual da Marca consolida todos esses dados, sendo um documento mais técnico e que orienta a melhor forma de usar os elementos visuais que representam a marca.
É importante, ainda, considerar, no momento de criar o Manual de Identidade Visual, o que a empresa tem de especial e que pode ser utilizado para que ela se destaque no mercado, além de explicitar seus valores e missão. Com isso, no momento de criar uma estratégia de branding para trabalhar a imagem da marca, este material será consultado.
Se este manual não for seguido, uma das piores consequências é o estranhamento do público, que pode se afastar e deixar de consumir um produto ou serviço.
No desenvolvimento de uma campanha, o Manual de Marca precisa estar sempre à disposição – desde o planejamento até a execução.
Algumas das vantagens e facilidades trazidas pelo Manual de Identidade são:
Comunicação eficiente com o público-alvo
Uma boa relação com o público depende muito de como a marca se expõe visualmente. Outro ponto importante é o tom de voz da marca, que precisa estar alinhado ao consumidor.
O Manual dá o suporte necessário para que a marca fale da maneira certa com seu público e use os elementos visuais que geram um reconhecimento e associação instantâneos.
Aplicação padronizada dos elementos visuais da marca
Logo, paletas de cores e outros elementos gráficos precisam estar padronizados. O Manual de Identidade garante que isso aconteça e serve como orientação a profissionais que desenvolvam campanhas para a sua empresa.
Quando essas diretrizes não são respeitadas, pode haver sérios prejuízos à empresa. Por isso, vale a pena sempre disponibilizar e seguir à risca esse material.
Manter a padronização em qualquer campanha
Campanhas de marketing têm diferentes motivações. Natal, Dia das Mães, dos Pais e tantas outras exigem abordagens diferentes. Entretanto, os padrões da marca devem sempre prevalecer.
Isso vale, inclusive, para campanhas terceirizadas, feitas por agências ou equipes de marketing de fora. O fornecedor consegue, com o Manual de Identidade, acessar todas as informações da marca e seguir as diretrizes para manter a comunicação sempre alinhada aos valores da empresa.
Parcerias também são muito beneficiadas com o Manual de Identidade Visual. Quando uma empresa faz um co-marketing ou parceria com outra marca, com o manual em mãos, as duas partes garantem a integridade da comunicação da marca, mesmo que o material seja construído em conjunto. Isso também vale para a exposição da marca em eventos ou sites parceiros.
Como criar um Manual de Identidade Visual
O Manual de Marca precisa reunir todas as informações relevantes da empresa, definindo o tom de voz que será adotado em todas as suas iniciativas e campanhas. Por isso, ele deve, obrigatoriamente, conter alguns pontos, tais como:
Valores, história e brand voice
O início do manual precisa trazer as informações relacionadas à marca. Ali, estão contidos história, seus valores, o que motivou sua fundação e como ela se relaciona com o público.
Conceito do logo e suas aplicações
O logo também precisa ser explicado no Manual. É preciso explicar seu conceito e especificar seus elementos, apresentando instruções sobre sua aplicação, incluindo:
- Aplicação em negativo;
- Aplicação com variação de cores em diferentes fundos;
- Dimensionamento possível do logotipo;
- Aplicações em que são usadas apenas o logo ou só a tipografia.
Paleta de cores da marca
Toda marca também tem as suas cores principais, utilizadas em qualquer representação gráfica, produtos, embalagens e o que mais for relacionado à empresa.
É fundamental informar, no Manual de Identidade Visual, a paleta permitida, inclusive com os códigos CMYK e RGB de cada cor.
Elementos gráficos
Existem marcas que incorporam elementos gráficos à sua representação e que geralmente são aplicados em campanhas ou layouts. Isso também deve constar no manual, com as instruções relacionadas às variações que podem receber.
Tipografia
Este ponto aborda o padrão de fontes que devem ser usadas na comunicação das empresas. O Manual mostra quais são os estilos de letras e fontes, se há variações para o negrito, o tamanho de cada aplicação e quando usar cada uma.
Identidade fotográfica
Muitos layouts precisam fazer o uso de fotos, até produzindo imagens do zero. O Manual orienta seu uso quanto ao estilo e a abordagem das imagens.
Exemplos de Manual de Identidade Visual
Nós, da Agência Lina, desenvolvemos inúmeros manuais de identidade visual aos nossos clientes. Quer ver exemplos? Olha só!
Style Guide Fernando Torquatto
Manual de identidade visual Matrix
Há, ainda, exemplos de manuais de grandes marcas. Veja como foi confeccionado o manual delas!
O Manual de Identidade Visual é a base para a comunicação de qualquer empresa. Vale a pena entender a melhor forma de fazer o seu. Certamente, ele trará muitos benefícios à sua marca!