Você repara no design das marcas e na mudança de logos decorrente de processos de rebranding? Se a resposta for sim, então você provavelmente notou uma maior adesão aos logos minimalistas. Sofisticados, modernos e simples, eles têm conquistado as marcas, mas por que isso está acontecendo?
Menos é mais. Essa é a premissa utilizada por muitas marcas no momento de fazer seu rebranding e confeccionar um novo logo. Por que não focar no básico em vez de criar um logo cheio de cores, formas e detalhes que podem confundir o consumidor?
Concentrar seus esforços em um logo simples, mas com grande impacto, parece ser a tendência para os próximos anos. Por isso, vale a pena entender o que é design minimalista e ver alguns exemplos de logo que seguem esse caminho!
O que é design minimalista
O design minimalista utiliza uma estética limpa, seguindo a ideia do “menos é mais”, que já citamos lá em cima. Ele remove os detalhes extravagantes, bem como os layouts complicados, aplicando composições limpas e simples, com apenas uma ou duas cores.
Fáceis de processar e de se lembrar, os logos minimalistas são os preferidos do nosso cérebro. Eles passam imediatamente a mensagem pensada na criação de identidade visual da marca e, por isso, comunicam mais facilmente.
Como o minimalismo é utilizado na criação de logos?
Há alguns anos, os logos costumavam ser bastante complexos. Cheios de nuances e significados ocultos, eles levavam um tempo para serem absorvidos. Um logo incrível continha vários elementos, cores, nuances e camadas.
Agora, é exatamente o contrário. Tudo aquilo que é complexo deve ser descartado. Isso porque estamos em uma era de bombardeio de informações, que já enchem a nossa mente de coisas. Portanto, quanto mais simples um logo for, mais agradável ele será.
Em vez de juntar muitos elementos, como várias fontes, cores e formas, os logos minimalistas incorporam um conceito de design fundamental único. Com isso, eles podem ser aplicados facilmente em diferentes fundos e mídias.
Logos planos são um bom exemplo de logos minimalistas. Agora, a maioria das marcas usa o minimalismo para transmitir sua visão de mundo e valores.
Para falarmos das marcas que recentemente investiram no minimalismo, dá uma olhada no antes e depois dos logos de Ponto, Kia, Pringles e Nubank!
Quando vale a pena usar um logo minimalista?
Atualmente, as tendências de design de logos são todas sobre minimalismo. Inclusive, a grande maioria das marcas está fazendo um processo de rebranding para deixar o logo mais simples.
Por que eles fizeram isto?
Porque eles sabem que logos minimalistas chamam a atenção e causam um impacto significativo em seu público. Eles também são fáceis de usar em telas menores, como nos dispositivos móveis.
Basicamente, um logo minimalista deve reunir os seguintes elementos:
- Ser simples o suficiente para ser reconhecido, memorizado e reproduzido com facilidade;
- Ser plano, sem formas ou efeitos 3D, além de gradientes de cor;
- Usar só uma cor de preferência (duas no máximo);
- Remover detalhes redundantes, como segundo ícone ou linhas extras;
- Usar uma fonte com personalidade e legível;
- Dar espaço aos elementos, usando todo o espaço disponível;
- Aproveitar espaços em branco.
Embora pareça uma tarefa simples, criar um logo minimalista não é nada fácil. Alguns designers de logos, inclusive, acham que, quanto mais minimalista, mais difícil é o processo de criação do logo, que precisa impressionar e passar uma mensagem com pouco.
Agora que você já sabe o que é um logo minimalista e como ele conquistou as marcas, que tal investir em um desses para a sua marca? A Agência LINA pode te ajudar com isso!