Blog

Hierarquia da Informação: boas práticas para não-designers

Você não é designer, mas sente que seu site ou materiais de comunicação estão confusos e pouco atraentes? É possível corrigir isso, mas para fazê-lo sem a ajuda de um profissional, é preciso entender algumas boas práticas sobre hierarquia da informação para não-designers!

Provavelmente, já aconteceu de você entrar em um site e não entender bem por onde começar a ler as informações, certo? Muita coisa junto, misturada, sem destaques, deixando a visão confusa é algo que certamente não traz vantagens a um negócio e espanta o cliente. 

Entender como funciona a hierarquia da informação te ajudará a não repetir esses erros e, mais do que isso, a tornar seu site mais agradável e convidativo a possíveis consumidores.

A seguir, trazemos boas práticas de hierarquia da informação para não-designers. Vale se inspirar!

O que é hierarquia da informação

Hierarquia da informação é a organização de elementos gráficos por ordem de importância. Ela compreende aspectos como tamanho, tipografia, cor e contraste e pode ser determinante para que um usuário opte ou não pelo seu serviço/ produto.

Designers aplicam muito bem a hierarquia da informação aos materiais criados, porém, quando você não tem um profissional desses para te orientar, vale a pena entender as boas práticas e o que não deve ser feito, né?

Uma coisa fundamental de saber é que a hierarquia da informação afeta diretamente para onde você olha – e isso vale para imagens, designs gráficos ou sites. Isso porque ela dita as regras de como a informação é organizada e exibida para facilitar a compreensão e navegação do potencial cliente, criando uma boa experiência a ele.

Se você não sabe bem se a hierarquia da informação dos seus materiais está boa, vale a pena se questionar sobre os seguintes pontos:

  •     Para onde eu desejo atrair a atenção das pessoas?
  •     Que tipo de ação eu quero que as pessoas tomem? 
  •     Para onde vão naturalmente os olhos das pessoas quando veem meu material?

 

Ao observar estas questões, você entende os princípios para criar uma hierarquia visual e, mais do que isso, deixar seus materiais, sejam eles impressos ou online, como sites, muito mais claros e diretos.

Hierarquia da informação: o que NÃO fazer

Quando o assunto é hierarquia da informação, é importante ter em mente o seguinte: quando todos os elementos parecem importantes, nenhum deles terá importância.

É importante ranquear os elementos de uma página para elencar a informação que as pessoas consomem. Se não existe diferença entre eles, então a hierarquia falhou. 

Uma hierarquia da informação pobre gera alguns problemas:

  • Confunde o usuário;
  • Não deixa claro para onde olhar primeiramente;
  • Cria um design pobre.

 

Para evitar que isso aconteça, é fundamental prestar atenção a alguns pontos, sobre os quais falaremos a seguir.

Pontos importantes na hierarquia da informação

Antes de mais nada, é essencial compreender o que são os padrões de leitura F e Z. Eles ajudam muito a nortear o conteúdo na página.

Padrão F: é mais utilizado para interfaces com mais texto, como uma página de um blog, por exemplo. Ele fala que o usuário tende a escanear o conteúdo de cima para baixo e, assim que identifica palavras ou termos de interesse, lê o conteúdo normalmente, da esquerda para a direita.

Se colocarmos padrão em um mapa de calor, é possível ver a forma de um F. Daí o nome do padrão.

Fonte: Nielsen Norman Group

 

Padrão Z: é mais utilizado ao visualizar páginas com mais elementos e menos texto, como um aplicativo ou site, por exemplo.

Esse padrão diz que o usuário percorre da esquerda para a direita a partir do topo da página. Em seguida, desce pela diagonal até a parte inferior esquerda da página e finaliza com a leitura novamente da direita para a esquerda.

Desta forma, encontramos a letra Z no padrão de visualização. Daí o nome do conceito.

1. Padrões de leitura

É preciso se colocar no lugar do cliente/usuário e identificar para onde a pessoa vai olhar assim que entrar em contato com o material da sua marca. 

De forma global, olhamos de cima para baixo. Entretanto, há variações nas formas como lemos na horizontal – algumas culturas leem da esquerda para a direita, ao passo que menos pessoas leem da direita para a esquerda.

Esses padrões ajudam a delimitar os conteúdos de acordo com cada parte da página, seja um material impresso ou site.

2. Tamanho dos elementos

O tamanho das letras e elementos em uma página têm importante papel na hierarquia da informação. Este, inclusive, é um recurso importante para ranquear os elementos do design. 

Veja este exemplo. Você bate o olho imediatamente nas letras maiores, não?

3. Cores e contrastes

A psicologia das cores diz que elas têm o poder de evocar diversas emoções e têm conotações culturais e sociais. Isso, inclusive, é uma das premissas utilizadas na criação de logos

Neste exemplo, veja como a cor amarela se destaca na comparação com os tons de cinza. Os olhos imediatamente vão para esses pontos, que são considerados os mais importantes da página e para onde você deseja atrair a atenção do usuário.

4. Espaços em branco

Espaços em branco dão um respiro ao leitor e fazem parte da hierarquia visual também, sabia? Não é preciso preencher uma página inteira com textos, fotos, imagens e outros elementos; como já dissemos acima, quando tudo parece importante, nada, de fato, parece relevante.

Veja um exemplo de espaço em branco bem utilizado. Poucas informações, uma foto expressiva e visual clean para não sobrecarregar o usuário.

5. Proximidade e repetição criam unidade

Quando você coloca vários elementos juntos, passa a ideia de que os conceitos estão relacionados. 

Neste exemplo abaixo, com todos esses boxes agrupados e alinhados, o visitante facilmente entende que pertencem à mesma categoria, facilitando a escolha e a compra.  

Exemplos de boa hierarquia da informação para não-designers

Mais do que entender o conceito, ver exemplos reais ajuda muito a compreender a aplicação da hierarquia da informação na prática.

A seguir, trazemos alguns exemplos para te inspirar!

Este design traz bom espaçamento entre os elementos, cores sóbrias que se sobrepõem umas às outras, boa tipografia e poucas – mas diretas – informações.

Cores harmônicas, elementos claramente dispostos para que o usuário escolha para onde quer navegar, fazendo com que se destaquem dos textos do restante do layout. 

A Agência LINA pode te ajudar na hierarquia de informação, bem como em processos de rebranding e identidade visual. Conheça o nosso trabalho e fale conosco!

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a crescer!

Política de Privacidade

Esta política de privacidade (“Política”) regula a coleta, o armazenamento, uso, compartilhamento e o tratamento/processamento (“Tratamento”) de registros, dados pessoais ou comunicações (“Dados Pessoais”) associados aos serviços oferecidos pela LINA ARTE & DESIGN LTDA., inscrita no CNPJ 24.672.306/0001-52 (“LINA” ou “Empresa”), em atividades online e offline – incluindo seu Web site www.agencialina.com.br, aplicativos e páginas oficiais em redes sociais ou mídias relacionadas (“Plataformas”), e-mails, campanhas online e offline e conversas ou correspondências internas / externas.

A LINA está empenhada em proteger a sua privacidade. Esta Política de Privacidade aplica-se a este Web Site e demais Plataformas utilizadas pela Empresa, e explica como a LINA coleta, usa, divulga e protege seus dados pessoais, bem como respeita seus direitos assegurados pela legislação aplicável.

O usuário dos Serviços ou Web site da LINA (“Usuário”) deve concordar com esta Política previamente à sua utilização por meios de campos “opt-in” disponibilizados nos diversos formulários e quando da contratação dos serviços da LINA. Ao utilizar os serviços e/ou Web site da Empresa, o Usuário declara que leu, compreendeu e concordou com todas as disposições desta Política.

A LINA recomenda que o Usuário leia com cuidado a integralidade deste e outros documentos aplicáveis antes de utilizar os Serviços. Caso haja discordância com uma das cláusulas previstas em qualquer documento, o Usuário não está autorizado e não deverá utilizar os Serviços.

Com o intuito de garantir o constante aperfeiçoamento desta Política e cumprimento da legislação e regulamentação aplicáveis, a Empresa se reserva o direito de, a seu exclusivo critério e a qualquer tempo, modificar esta Política e outras adjacentes, sem prévia notificação, observada a legislação e regulamentação vigentes.

Esta Política estará disponível online para a leitura a qualquer momento no Web site www.agencialina.com.br.

1. Dos Dados Coletados e da Autorização para Tratamento

1.1 A Empresa se reserva o direito de coletar os Dados Pessoais fornecidos pelo Usuário na utilização do Website e seus eventuais formulários, incluindo mas não se limitando aos dados fornecidos no momento de cadastro (“Cadastro”), comunicações, orçamento, contato e inscrição para Newsletter, ou ainda cadastro do Usuário em campanhas de redes sociais / mídias pagas – “Plataformas”). A LINA não é responsável pela veracidade e atualização das informações fornecidas pelo Usuário, de modo que o Tratamento pode ser realizado, sem qualquer responsabilidade da LINA, com base em informações fornecidas pelo Usuário que sejam inverídicas ou desatualizadas.

1.2 O Cadastro poderá ser realizado através de Dados Pessoais recolhidos do Web site ou aplicativo de outras plataformas / mídias sociais, ou pelo preenchimento do formulário cadastral em tais Plataformas (“Formulário”).

1.3 No Cadastro realizado nas plataformas, poderão ser exigidas informações complementares, incluindo mas não se limitando a nome, e-mail, endereço, CPF, telefone (celular ou fixo), nome da empresa, cargo, Web site da empresa.

1.4 A LINA se reserva o direito de coletar todas as informações e Dados Pessoais mantidos públicas nos perfis do Usuário em tais plataformas. Tal configuração de privacidade, caso pretendida pelo Usuário, deverá ser alterada diretamente na Plataforma caso pretendido pelo Usuário, respeitando as Políticas de cada Plataforma.

1.5 Ao realizar o Cadastro por meio do Formulários disponíveis no Web site da LINA ou em demais Plataformas, o Usuário deverá informar todos os dados necessários para prestação dos Serviços, se responsabilizando pela correção e veracidade dos dados, nos termos da lei, que incluem nome, sobrenome, data de nascimento, endereço, data de nascimento, CPF, RG, celular e e-mail. Todas essas informações poderão ser objeto de Tratamento de Dados Pessoais.

1.6 A Empresa poderá coletar e realizar o Tratamento de informações e Dados Pessoais automaticamente gerados pela utilização das Plataformas pelo Usuário, como por exemplo, o device ID e o endereço IP utilizado pelo Usuário, com data e hora, páginas acessadas, informações sobre cliques nas páginas das Plataformas, entre outros.

1.7 A fim de fornecer ao Usuário uma melhor experiência, a LINA poderá acessar dados de geolocalização do Usuário. Tal tecnologia poderá ser desativada a qualquer tempo pelo Usuário, por meio da alteração das configurações de seu dispositivo ou navegador. Entretanto, algumas funcionalidades das Plataformas poderão não funcionar adequadamente em razão desta desativação.

1.8 Ao usar os Serviços, o Usuário tem ciência de que as operações comerciais realizadas após o contato pelo Web site ou Plataformas poderão ser objetos de validação automatizada ou manual, bem como as informações poderão ser disponibilizadas para empresa especializada neste tipo de validação.

1.9 AUTORIZAÇÃO PARA TRATAMENTO: O Usuário concorda e autoriza o Tratamento de seus Dados Pessoais para os fins previstos nesta Política e nos Termos de Uso das Plataformas, nos termos da legislação e regulamentação aplicável.

2. Da Finalidade da Coleta de Dados

2.1 As informações fornecidas pelo Usuário possibilitam que a Empresa preste todos os Serviços solicitados pelo Usuário.

2.2 O Usuário concorda e consente que os Dados Pessoais objeto de Tratamento poderão ser utilizados para as seguintes finalidades:

  • identificação e autenticação;
  • atendimento às solicitações e dúvidas;
  • obtenção de informações de contato;
  • desenvolvimento de Serviços;
  • fornecimento de Serviços;
  • promoção dos Serviços da Empresa e de terceiros parceiros;
  • manutenção e aprimoramento dos Serviços;
  • fornecimento de Serviços, ofertas e promoções personalizadas, como conteúdos e anúncios;
  • análises sobre a utilização dos Serviços;
  • interação com o Usuário, através das informações de contato;
  • cumprimento de ordens judiciais;
  • proteção da LINA e do Usuário;
  • quaisquer outros fins estatísticos, analíticos ou financeiros;
  • e caso seja necessário para atender os interesses legítimos da LINA no fornecimento eficiente de informações, serviços e produtos aos consumidores e usuários, e para a operação eficiente e legal de nosso negócio, desde que os direitos e liberdades fundamentais dos titulares /consumidores não sejam violados.

 

2.3 Além disso, a Empresa poderá utilizar os Dados Pessoais coletados para contatar o Usuário em pesquisas relacionadas com opiniões a respeito dos Serviços e para notificação a respeito de alterações ou desenvolvimentos importantes nas Plataformas ou Serviços.

2.4 A Empresa se reserva o direito de contatar, conforme as finalidades indicadas acima, o Usuário, a qualquer tempo, por meio de e-mail, telefone ou outros meios de contato coletados. Caso o Usuário não queira receber tais contatos, deverá informar por e-mail ou na própria comunicação lhe enviada.

2.5 A LINA ainda reserva o direito de utilizar comentários e feedbacks nas Plataformas e em quaisquer materiais de marketing ou publicidade. Para tanto, o Usuário poderá ser eventualmente identificado através do primeiro nome e da cidade de residência.

3. Do Armazenamento de Dados

3.1 Os Dados Pessoais coletados dos Usuários poderão ser armazenados em ambiente seguro e controlado, em servidores próprios ou de terceiros contratados, no Brasil ou no exterior, nos termos da legislação e regulamentação aplicável.

3.2 Salvo na existência de dolo ou culpa, a LINA se exime de qualquer responsabilidade por eventuais danos ou prejuízos decorrentes de incidentes, falhas, vírus ou invasões externas em tais banco de dados.

3.3 A Empresa se reserva, para fins de eventuais auditorias e/ou preservação de direitos, o direito de permanecer com o histórico de registros dos dados do Usuário pelo período máximo de 5 (cinco) anos, contados a partir do término contratual, de acordo com nosso período interno de retenção e considerando a Legislação Brasileira do Código Civil.

4. Do Compartilhamento de Dados

4.1 Caso a LINA se envolva em processo de fusão, aquisição, venda de ativos ou qualquer operação societária que altere a pessoa jurídica controladora dos Dados Pessoais, o Usuário está ciente e concorda que os Dados Pessoais poderão ser objeto de Tratamento por terceiro, observadas medidas de controle e manutenção de segurança da informação.

4.2 A Empresa poderá compartilhar Dados Pessoais do Usuário com terceiros de confiança da LINA e prestadores de serviço para devido fornecimento dos Serviços, sobretudo aqueles responsáveis pela entrega de serviços subcontratados (exemplo: mídias pagas, criação de conteúdo orgânico – SEO e criação de novos Web sites), observadas medidas de controle e manutenção de segurança da informação, incluindo a previsão de cláusulas ou instrumentos de confidencialidade.

4.3 A LINA reserva o direito de utilizar as informações disponibilizadas pelo Usuário para o cumprimento com qualquer obrigação legal ou para proteção dos direitos da Empresa ou terceiros. Isso inclui a troca de informações com autoridades, outras empresas e organizações para os fins de investigação, proteção e prevenção de ilegalidades.

4.4 A LINA pode divulgar Dados Pessoais se, em boa fé, acreditar que tal divulgação é necessária ou prudente no âmbito das obrigações sobre a Lei aplicável (exemplo: investigações legais, ordens judiciais ou intimações, proteção de direitos em processos legais, auxílio na prevenção de potenciais violações da Lei ou das Políticas da Empresa – dentre outros).

5. Dos Cookies

5.1 Para facilitar a utilização do Web site e demais Plataformas, monitorar o tráfego e personalizar o conteúdo para o Usuário, os mesmos poderão emitir cookies. A Empresa não possui qualquer responsabilidade por cookies emitidos por terceiros, ainda que parceiros.

5.2 O Usuário poderá rejeitar os cookies ao ativar a configuração de bloqueio de cookies em seu navegador. Neste caso, algumas funcionalidades do Web site e/ou demais Plataformas poderão se tornar indisponíveis ou operar de forma limitada.

5.3 Outras informações, incluindo, mas sem se limitar a, idioma e endereço de IP, poderão ser utilizadas na coleta de dados de tráfego nas Plataformas.

5.4 A Empresa se reserva o direito de fazer a utilização de cookies e outras tecnologias assemelhadas para coletar, de forma automática, Dados Pessoais e informações sobre os hábitos de navegação e de compra do Usuário e suas preferências. 

6. Da Segurança dos Dados

6.1 A LINA se compromete a dispor os melhores esforços para proteger os Dados Pessoais objeto de Tratamento contra incidentes de segurança internos e externos, acessos não autorizados e tratamentos ilegais.

6.2 Com a finalidade de garantir a segurança dos dados, a Empresa emprega esforços em conformidade com a legislação e regulamentação aplicáveis, tais como, mas sem se limitar, às diretrizes sobre os padrões de segurança estabelecidas no Decreto nº 8.771/2016 – como por exemplo o controle estrito sobre o acesso aos dados, possibilitados somente às pessoas previamente autorizadas.

6.3 O Usuário é exclusivamente e unicamente responsável pela não divulgação de suas credenciais de acesso. A Empresa não se responsabiliza por quaisquer danos sofridos em razão da divulgação das credenciais a terceiros. Quando do fornecimento de dados pessoais em outras Plataformas, esta cláusula deve ser lida em conjunto com as disposições previstas nos Termos de Uso das Plataformas a respeito.

6.4 Sem prejuízo do comprometimento da LINA em utilizar padrões rígidos e configurações de segurança para impedir tratamentos ilegais de Dados Pessoais, a Empresa não garante que está isenta de incidentes ou ataques cibernéticos, isentando-se de responsabilidade por perdas e danos decorrentes de tais eventos.

6.5 Caso haja qualquer incidente que ofereça relevante risco aos Dados Pessoais do Usuário sob Tratamento, a Empresa se compromete a cumprir a legislação e regulamentação a respeito, incluindo a notificação do Usuário e os estabelecimentos de todas as medidas possíveis para mitigação de danos.

7. Do Acesso, da Atualização e da Exclusão dos Dados

7.1 O Usuário tem o direito de conhecer as informações armazenadas a seu respeito (“Pedido de Acesso”) e solicitar reavaliações, no caso de Tratamento automático, para garantir que estejam corretas e atualizadas.

7.2 Para realizar o Pedido de Acesso, o Usuário deverá entrar em contato com a Empresa através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.3 O Usuário poderá requerer a exclusão de todos os seus Dados Pessoais objeto de Tratamento pela Empresa, desde que baseado em uma das hipóteses legais aplicáveis. Tal exclusão deverá ser requerida através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.4 A empresa poderá se reservar o direito de manter os Dados Pessoais do Usuário em casos limitados baseados no consentimento explícito ou para cumprir uma obrigação legal ou, ainda, para atender interesses legítimos, incluindo dados sensíveis (tais como informações relacionadas com a imagem, dados biométricos ou reconhecimento facial coletados durante eventuais estudos/pesquisas;

A exclusão de Dados Pessoais poderá comprometer e até impossibilitar o fornecimento dos Serviços pela Empresa. A Empresa não se responsabiliza por perdas e danos decorrentes do fornecimento limitado ou não fornecimento dos Serviços ocorridos em função da exclusão de Dados Pessoais.

7.5 A Empresa se compromete a envidar os melhores esforços para atender os pedidos de exclusão no menor tempo possível, observado eventual prazo estabelecido pelas legislações aplicáveis.

8. Disposições Finais

8.1 Esta Política será regida, interpretada e aplicada exclusivamente em conformidade com as leis brasileiras.

8.2 Qualquer cláusula ou condição desta Política que, por qualquer razão, seja considerada inválida, nula ou ineficaz por jurisdição competente, não afetará a validade das demais cláusulas presentes na Política, a qual permanecerá plenamente válida e vinculante, com força e efeito legal.

8.3 Caso a Empresa deixe de exigir quaisquer direitos ou disposições desta Política, isso não constituirá renúncia, podendo exercê-los regularmente dentro dos prazos legais.

8.4 Fica eleito o Foro da Comarca do Município de São Paulo como competente para a resolução de quaisquer conflitos ou litígios decorrentes deste documento, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

LINA Arte & Design
Rua Minas de Prata, 30 – Conj. 172 – Sala B
contato@agencialina.com.br