Blog

Guia da Comunicação Corporativa

A comunicação corporativa é uma estratégia pensada em todas as áreas de uma organização e seus diversos tipos de público. Com ela, uma marca se posiciona bem no mercado e cria uma relação de confiança com parceiros, stakeholders e consumidores. Por isso, ela é mais do que essencial.

Fortalecer a comunicação empresarial é uma ação indispensável atualmente. Com o auxílio do marketing, as companhias conseguem se comunicar melhor com clientes, funcionários, fornecedores e todo o mercado, posicionando a marca da melhor forma e atraindo mais interessados no negócio. Para isso é que existe a comunicação corporativa. 

Quer entender como a comunicação corporativa pode te ajudar a melhorar o posicionamento do seu negócio? A gente te ajuda!

O que é comunicação corporativa e por que investir nela? 

A comunicação corporativa é muito importante para fortalecer um trabalho de branding. Quando você investe nela, garante que mensagens internas e externas estejam conectadas e a comunicação esteja alinhada aos objetivos e metas da empresa.

De forma geral, a comunicação corporativa engloba um conjunto de ações e práticas para impactar diferentes públicos de uma empresa. Ela comunica os stakeholders, mas também fala com clientes, profissionais da própria companhia, parceiros de negócios e investidores.

O posicionamento de uma empresa é uma importante etapa do marketing empresarial. É preciso saber como e o que comunicar para ser bem compreendido e chegar ao público desejado.

A comunicação empresarial trata de assuntos como:

  •     Desempenho;
  •     Ações;
  •     Lançamentos;
  •     Produtos e serviços de uma empresa.

Com esse trabalho, feito em diferentes canais e plataformas, é possível aumentar a visibilidade de uma empresa e fortalecer a marca para os stakeholders. Além disso, a empresa consegue se posicionar de maneira eficiente e direta na hora de transmitir mensagens aos clientes e colaboradores.

Alguns benefícios de investir na comunicação corporativa são:

1. Melhorar o clima da organização 

O clima organizacional é muito importante para o sucesso de uma companhia. Se ele for ruim, os profissionais se sentirão desvalorizados e desmotivados, resultando em maus resultados.

Quando a comunicação é direta e bem feita, todos se sentem parte do time e rumores são evitados, garantindo um ambiente mais saudável e produtivo.

2. Destacar a cultura organizacional 

A cultura organizacional precisa ser sólida e bem integrada na empresa para que os resultados sejam cada vez mais positivos e as equipes se mantenham engajadas. Com valores claros, é mais fácil uma empresa comunicar bem sua cultura e integrá-la ao dia a dia das pessoas.

Quando a cultura organizacional é forte e bem comunicada, todos sabem os valores da empresa, sua visão e posicionamento.

3. Eliminar falhas na comunicação 

A comunicação corporativa evita ruídos na relação com os stakeholders. Dessa forma, qualquer tipo de rumor ou mal-entendido é deixado de lado e a postura da empresa fica clara, bem definida.

Com isso, investidores, clientes, funcionários e parceiros ficam mais seguros e tranquilos.

4. Fortalecer a marca 

O posicionamento de uma empresa estará presente nos principais veículos de comunicação e, por isso, deve ser bem pesado e analisado seguindo os valores e objetivos da companhia.

Quando isso acontece, a tendência é de que a marca seja vista de uma maneira diferente. Esse diferencial competitivo é valioso e ajuda a superar a concorrência e fidelizar clientes. 

LEIA MAIS:

Tudo o que você precisa saber sobre branding

Como se planejar para ter uma marca forte em 2021

Tendências da comunicação corporativa 

As mudanças no comportamento do consumidor e nos canais de informação são constantes e exigem uma adaptação rápida a essas tendências. Por isso, para que a comunicação corporativa seja bem feita, é preciso oferecer o que seu público (incluindo funcionários, clientes e investidores) deseja. 

Para entender a atual fase da comunicação corporativa no Brasil, vale a pena analisar alguns dados:

Marketing de influência tem grande importância 

É cada vez maior o número de influenciadores na internet. Eles são responsáveis por levar consigo milhões de seguidores, que passam a gostar de uma marca e consumir seus produtos e serviços com base nas dicas e avaliações dessas pessoas. 

O marketing de influência ou produção de conteúdo feito pelos influenciadores permite uma maior interação com o público, especialmente com os millennials, e aumenta o poder de incentivar decisões de consumo com públicos de interesse.

Dados da Nielsen revelam que 84% dos consumidores tomam decisões baseadas nas opiniões de outras pessoas. Por isso, os influenciadores podem ser usados pelas empresas como embaixadores das marcas em campanhas de relacionamento.

Redes sociais precisam ser entendidas e exploradas 

As redes sociais são importantes para as empresas porque oferecem uma comunicação horizontal, bem mais direta entre os consumidores e a marca. É preciso falar a mesma linguagem do público e ser ágil para responder às demandas para conquistar o cliente e atrair novos consumidores.

Hoje em dia, a competência de usar as mídias e redes sociais como parte do modelo de negócio é fundamental para o futuro de uma empresa. Este artigo do The Marketing Insiders traz informações relevantes sobre as tendências das redes sociais para 2021.

Segundo o paper, o Facebook enfrenta desafios, com uma grande evasão dos jovens. O Instagram também deve oferecer menor alcance orgânico, exigindo que as marcas paguem cada vez mais para chegarem ao público de seu interesse. 

O Twitter continuará oferecendo às marcas a oportunidade mais econômica de alcançar muitas pessoas e os podcasts têm se mostrado uma forma cada vez mais interessante para que as empresas cheguem aos usuários e potenciais clientes. 

Lives continuam, mas só com conteúdo útil

De acordo com uma pesquisa do YouTube/Ipsos, em 2020, 83% dos usuários do YouTube usaram a plataforma para assistir a lives, sendo que 56% delas acham que livestreams são tão bons quanto acompanhar eventos ao vivo.

Seguindo essa tendência, as empresas precisarão investir em conteúdos de mais qualidade, com inovação no entretenimento e mostrando cenários do setor em que atuam, informações com curadoria de especialistas e conteúdos educacionais.

As plataformas para comunicação com clientes e funcionários também devem ser mudadas. Uma das novidades é a plataforma de venda por live, conhecida como shop streaming. Um exemplo é o aplicativo Taobao, do Alibaba, que é sucesso na China. O Twitch Brasil, plataforma de conteúdo da Amazon, teve um total de 5,5 milhões de horas vistas pela audiência em 2020.

Comunicação corporativa cada vez mais estratégica

A comunicação corporativa se torna uma ação fundamental para saber como a marca deve se posicionar com base em dados, usando adequadamente as ferramentas e tendências do mercado. Ela resulta de um estudo de branding e posicionamento levado às audiências internas e externas da empresa.

Entender as tendências da comunicação em diversos níveis é algo imprescindível para tomar as melhores decisões em relação à comunicação da empresa. O que já se observa agora e as tendências para o futuro são:

C-Level 

Todas as marcas precisam se posicionar em relação aos seus valores ou demonstrarem responsabilidade com os órgãos reguladores de suas atividades. Por isso, as áreas de comunicação corporativa terão de trabalhar lado a lado com os principais executivos para garantir uma conversa com o público, mostrando boas práticas de ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), além de mapear riscos e possíveis problemas que podem ser enfrentados em qualquer setor da organização.

Lideranças também devem ser trazidas para uma conversa mais próxima dos públicos da empresa. Toda a organização deve, também, entender o papel de cada um na comunicação da marca, como um representante e responsável pelos resultados. 

RH 

Com o trabalho remoto e as mudanças rápidas relacionadas à inovação, a comunicação corporativa deve trabalhar cada vez mais próxima ao RH para envolver e engajar os funcionários. Neste canal, podem ser oferecidas dicas de bem-estar e saúde mental, disseminando também a cultura da empresa. Para isso, talvez seja necessário aderir a novas tecnologias, treinamento e um plano de comunicação interna que pode ser alinhado junto ao marketing da empresa ou área responsável pelo branding.

Customer Experience 

O crescimento do uso dos grupos de Facebook, WhatsApp e Close Friends do Instagram indica que as pessoas buscam uma comunicação cada vez mais estreita e direta. Com as marcas, o caminho é o mesmo e, por isso, a área de CX precisa trocar informações constantemente com a comunicação para entender melhor o que os clientes desejam em cada ponto da jornada.

Dessa forma, é possível oferecer experiências mais íntimas, criando micro-comunidades mais efetivas. Um exemplo é a marca coreana de cosméticos Glow Recipe, que lançou uma conta privada no Instagram (@RealGlowGang) para que seus clientes possam falar diretamente com a marca e outras clientes.

TikTok no radar nas empresas

A pesquisa Panorama Mobile Time aponta que o TikTok ficou com a 13ª posição entre as redes sociais que mais ganharam espaço nos smartphones dos brasileiros em 2020, sendo que, em 2019, ele nem fazia parte desse ranking.

O aplicativo alcançou diversas faixas etárias, e não apenas os mais jovens, com o investimento da empresa em parcerias com influenciadores e patrocínio de programas populares como o Big Brother Brasil.

A influência do TikTok tem mudado a cultura, os influenciadores e a maneira como é pensado e distribuído um conteúdo nas redes sociais. Por isso, vale a pena pensar se faz sentido para a sua empresa (considerando o branding e as personas) estar presente na rede. Será que tem algum conteúdo sobre a sua marca que poderia ser propagado na rede? .

Quer exemplos de empresas que estão surfando na onda do TikTok e conseguindo excelentes resultados? Olha só:

Disney

A marca aproveitou as #HashtagChallenges, que são ações divulgadas pelo uso de hashtags em que os participantes devem gravar algum vídeo respondendo a um desafio, para fazer a divulgação do filme Aladdin.

Para esta ação, a Disney lançou a hashtag #UmMundoIdeal e contratou diversos influenciadores para publicar conteúdos e falarem sobre o tema de uma forma lúdica. Dessa forma, o conteúdo atingiu diversos nichos e fez um grande barulho.

Nestlé

Mesmo sem estar no TikTok, a Nestlé faz uso do Tik Tok em fases do seu processo seletivo. Seus candidatos usarão o Tik Tok para  se descreverem com ajuda e músicas, de forma divertida.

Outra ação foi um desafio interno para selecionar 30 de seus colaboradores que vão criar conteúdo para 30 marcas do portfólio da empresa no TikTok. Os funcionários deviam publicar vídeos criativos com produtos Nestlé em suas contas pessoais com a hashtag #InsidersNestlé. 

Os usuários com maior engajamento foram selecionados e treinados junto com o time do TikTok, recebendo equipamentos e tendo acesso a novos produtos em primeira mão para testá-los. 

Tipos de comunicação corporativa 

Nos níveis mais básicos, a comunicação corporativa se divide em duas categorias: interna e externa. Ambas são muito importantes para uma estratégia de comunicação, já que o trabalho interno engaja os colaboradores e promove um ambiente de colaboração.

As comunicações interna e externa podem coincidir em seus objetivos, que são sempre o aumento do engajamento dos colaboradores, conquista de embaixadores da marca e crescimento nas mídias sociais.

Já a comunicação externa reflete a maneira como você divulga a sua marca fora da companhia. Aqui, entram em cena os clientes e potenciais consumidores, bem como sua relação com a imprensa e o público em geral. 

Aqui, é imprescindível entender bem o seu público-alvo e criar estratégias pensadas exatamente nele e em suas necessidades, dando personalidade à marca e fazendo com que seus serviços e produtos conversem com o cliente e gerem identificação.

 

Dicas de como fazer uma boa comunicação corporativa 

Montar uma boa estratégia de comunicação corporativa é uma tarefa que exige dedicação e alguns passos fundamentais. Um profissional de branding será de suma importância para garantir um direcionamento eficaz na sua comunicação. Vamos a eles!

1. Defina as personas que serão trabalhadas 

Um bom trabalho de comunicação corporativa tem início com a definição das personas que serão impactadas. É fundamental segmentar as comunicações, já que elas serão diferentes com cada um dos seus stakeholders.

Vale pensar no cliente ideal, no colaborador e até nos fornecedores, que precisam de uma abordagem específica na comunicação.

2. Identifique os melhores canais de comunicação 

A definição dos canais de comunicação é outro ponto crucial no momento de criar uma boa comunicação empresarial. Depois de definir as personas e as mensagens, é importante avaliar onde elas serão distribuídas.

Redes sociais podem ser muito boas para se aproximar dos clientes, mas o envio de comunicados por e-mail aos investidores talvez seja mais eficiente. Pense nisso!

3. Defina um tom de voz da marca 

Sua marca pode – e deve – se comunicar com diferentes públicos. Entretanto, ela precisa escolher o tom de voz que será adotado em toda a comunicação da empresa.

Que postura você terá nas redes sociais ou no momento de se comunicar com fornecedores, por exemplo? Será algo mais descontraído ou formal? Como o seu público em geral se comunica? Vale analisar esse ponto.

4. Use métricas para monitorar os resultados 

O monitoramento dos resultados das ações de comunicação corporativa ajuda a descobrir o que deu certo e o que precisa ser melhorado ou adaptado.

O ideal é sempre pedir a opinião dos públicos e considerar os feedbacks para entender o que pode ser aprimorado. Assim, você se antecipa a falhas e garante mensagens cada vez mais claras e eficientes.

Como medir o sucesso da comunicação corporativa 

Com o crescimento das mídias digitais, é fundamental identificar as métricas digitais e medir os engajamentos online para avaliar o sucesso de uma estratégia de comunicação corporativa.

Impressões, interações e conversões em seu site e plataformas digitais podem ser um bom indicador de que suas comunicações estão se conectando com seu público. Para ajudar a levantar os índices mais importantes e identificar o que pode ser aprendido com eles, existe uma fórmula bem útil:


A Agência LINA é parceira de várias empresas na melhora da comunicação e no aprimoramento do branding. Conheça o nosso trabalho e veja como ajudamos muitas marcas a se posicionarem de forma mais clara e direta!

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a crescer!

Política de Privacidade

Esta política de privacidade (“Política”) regula a coleta, o armazenamento, uso, compartilhamento e o tratamento/processamento (“Tratamento”) de registros, dados pessoais ou comunicações (“Dados Pessoais”) associados aos serviços oferecidos pela LINA ARTE & DESIGN LTDA., inscrita no CNPJ 24.672.306/0001-52 (“LINA” ou “Empresa”), em atividades online e offline – incluindo seu Web site www.agencialina.com.br, aplicativos e páginas oficiais em redes sociais ou mídias relacionadas (“Plataformas”), e-mails, campanhas online e offline e conversas ou correspondências internas / externas.

A LINA está empenhada em proteger a sua privacidade. Esta Política de Privacidade aplica-se a este Web Site e demais Plataformas utilizadas pela Empresa, e explica como a LINA coleta, usa, divulga e protege seus dados pessoais, bem como respeita seus direitos assegurados pela legislação aplicável.

O usuário dos Serviços ou Web site da LINA (“Usuário”) deve concordar com esta Política previamente à sua utilização por meios de campos “opt-in” disponibilizados nos diversos formulários e quando da contratação dos serviços da LINA. Ao utilizar os serviços e/ou Web site da Empresa, o Usuário declara que leu, compreendeu e concordou com todas as disposições desta Política.

A LINA recomenda que o Usuário leia com cuidado a integralidade deste e outros documentos aplicáveis antes de utilizar os Serviços. Caso haja discordância com uma das cláusulas previstas em qualquer documento, o Usuário não está autorizado e não deverá utilizar os Serviços.

Com o intuito de garantir o constante aperfeiçoamento desta Política e cumprimento da legislação e regulamentação aplicáveis, a Empresa se reserva o direito de, a seu exclusivo critério e a qualquer tempo, modificar esta Política e outras adjacentes, sem prévia notificação, observada a legislação e regulamentação vigentes.

Esta Política estará disponível online para a leitura a qualquer momento no Web site www.agencialina.com.br.

1. Dos Dados Coletados e da Autorização para Tratamento

1.1 A Empresa se reserva o direito de coletar os Dados Pessoais fornecidos pelo Usuário na utilização do Website e seus eventuais formulários, incluindo mas não se limitando aos dados fornecidos no momento de cadastro (“Cadastro”), comunicações, orçamento, contato e inscrição para Newsletter, ou ainda cadastro do Usuário em campanhas de redes sociais / mídias pagas – “Plataformas”). A LINA não é responsável pela veracidade e atualização das informações fornecidas pelo Usuário, de modo que o Tratamento pode ser realizado, sem qualquer responsabilidade da LINA, com base em informações fornecidas pelo Usuário que sejam inverídicas ou desatualizadas.

1.2 O Cadastro poderá ser realizado através de Dados Pessoais recolhidos do Web site ou aplicativo de outras plataformas / mídias sociais, ou pelo preenchimento do formulário cadastral em tais Plataformas (“Formulário”).

1.3 No Cadastro realizado nas plataformas, poderão ser exigidas informações complementares, incluindo mas não se limitando a nome, e-mail, endereço, CPF, telefone (celular ou fixo), nome da empresa, cargo, Web site da empresa.

1.4 A LINA se reserva o direito de coletar todas as informações e Dados Pessoais mantidos públicas nos perfis do Usuário em tais plataformas. Tal configuração de privacidade, caso pretendida pelo Usuário, deverá ser alterada diretamente na Plataforma caso pretendido pelo Usuário, respeitando as Políticas de cada Plataforma.

1.5 Ao realizar o Cadastro por meio do Formulários disponíveis no Web site da LINA ou em demais Plataformas, o Usuário deverá informar todos os dados necessários para prestação dos Serviços, se responsabilizando pela correção e veracidade dos dados, nos termos da lei, que incluem nome, sobrenome, data de nascimento, endereço, data de nascimento, CPF, RG, celular e e-mail. Todas essas informações poderão ser objeto de Tratamento de Dados Pessoais.

1.6 A Empresa poderá coletar e realizar o Tratamento de informações e Dados Pessoais automaticamente gerados pela utilização das Plataformas pelo Usuário, como por exemplo, o device ID e o endereço IP utilizado pelo Usuário, com data e hora, páginas acessadas, informações sobre cliques nas páginas das Plataformas, entre outros.

1.7 A fim de fornecer ao Usuário uma melhor experiência, a LINA poderá acessar dados de geolocalização do Usuário. Tal tecnologia poderá ser desativada a qualquer tempo pelo Usuário, por meio da alteração das configurações de seu dispositivo ou navegador. Entretanto, algumas funcionalidades das Plataformas poderão não funcionar adequadamente em razão desta desativação.

1.8 Ao usar os Serviços, o Usuário tem ciência de que as operações comerciais realizadas após o contato pelo Web site ou Plataformas poderão ser objetos de validação automatizada ou manual, bem como as informações poderão ser disponibilizadas para empresa especializada neste tipo de validação.

1.9 AUTORIZAÇÃO PARA TRATAMENTO: O Usuário concorda e autoriza o Tratamento de seus Dados Pessoais para os fins previstos nesta Política e nos Termos de Uso das Plataformas, nos termos da legislação e regulamentação aplicável.

2. Da Finalidade da Coleta de Dados

2.1 As informações fornecidas pelo Usuário possibilitam que a Empresa preste todos os Serviços solicitados pelo Usuário.

2.2 O Usuário concorda e consente que os Dados Pessoais objeto de Tratamento poderão ser utilizados para as seguintes finalidades:

  • identificação e autenticação;
  • atendimento às solicitações e dúvidas;
  • obtenção de informações de contato;
  • desenvolvimento de Serviços;
  • fornecimento de Serviços;
  • promoção dos Serviços da Empresa e de terceiros parceiros;
  • manutenção e aprimoramento dos Serviços;
  • fornecimento de Serviços, ofertas e promoções personalizadas, como conteúdos e anúncios;
  • análises sobre a utilização dos Serviços;
  • interação com o Usuário, através das informações de contato;
  • cumprimento de ordens judiciais;
  • proteção da LINA e do Usuário;
  • quaisquer outros fins estatísticos, analíticos ou financeiros;
  • e caso seja necessário para atender os interesses legítimos da LINA no fornecimento eficiente de informações, serviços e produtos aos consumidores e usuários, e para a operação eficiente e legal de nosso negócio, desde que os direitos e liberdades fundamentais dos titulares /consumidores não sejam violados.

 

2.3 Além disso, a Empresa poderá utilizar os Dados Pessoais coletados para contatar o Usuário em pesquisas relacionadas com opiniões a respeito dos Serviços e para notificação a respeito de alterações ou desenvolvimentos importantes nas Plataformas ou Serviços.

2.4 A Empresa se reserva o direito de contatar, conforme as finalidades indicadas acima, o Usuário, a qualquer tempo, por meio de e-mail, telefone ou outros meios de contato coletados. Caso o Usuário não queira receber tais contatos, deverá informar por e-mail ou na própria comunicação lhe enviada.

2.5 A LINA ainda reserva o direito de utilizar comentários e feedbacks nas Plataformas e em quaisquer materiais de marketing ou publicidade. Para tanto, o Usuário poderá ser eventualmente identificado através do primeiro nome e da cidade de residência.

3. Do Armazenamento de Dados

3.1 Os Dados Pessoais coletados dos Usuários poderão ser armazenados em ambiente seguro e controlado, em servidores próprios ou de terceiros contratados, no Brasil ou no exterior, nos termos da legislação e regulamentação aplicável.

3.2 Salvo na existência de dolo ou culpa, a LINA se exime de qualquer responsabilidade por eventuais danos ou prejuízos decorrentes de incidentes, falhas, vírus ou invasões externas em tais banco de dados.

3.3 A Empresa se reserva, para fins de eventuais auditorias e/ou preservação de direitos, o direito de permanecer com o histórico de registros dos dados do Usuário pelo período máximo de 5 (cinco) anos, contados a partir do término contratual, de acordo com nosso período interno de retenção e considerando a Legislação Brasileira do Código Civil.

4. Do Compartilhamento de Dados

4.1 Caso a LINA se envolva em processo de fusão, aquisição, venda de ativos ou qualquer operação societária que altere a pessoa jurídica controladora dos Dados Pessoais, o Usuário está ciente e concorda que os Dados Pessoais poderão ser objeto de Tratamento por terceiro, observadas medidas de controle e manutenção de segurança da informação.

4.2 A Empresa poderá compartilhar Dados Pessoais do Usuário com terceiros de confiança da LINA e prestadores de serviço para devido fornecimento dos Serviços, sobretudo aqueles responsáveis pela entrega de serviços subcontratados (exemplo: mídias pagas, criação de conteúdo orgânico – SEO e criação de novos Web sites), observadas medidas de controle e manutenção de segurança da informação, incluindo a previsão de cláusulas ou instrumentos de confidencialidade.

4.3 A LINA reserva o direito de utilizar as informações disponibilizadas pelo Usuário para o cumprimento com qualquer obrigação legal ou para proteção dos direitos da Empresa ou terceiros. Isso inclui a troca de informações com autoridades, outras empresas e organizações para os fins de investigação, proteção e prevenção de ilegalidades.

4.4 A LINA pode divulgar Dados Pessoais se, em boa fé, acreditar que tal divulgação é necessária ou prudente no âmbito das obrigações sobre a Lei aplicável (exemplo: investigações legais, ordens judiciais ou intimações, proteção de direitos em processos legais, auxílio na prevenção de potenciais violações da Lei ou das Políticas da Empresa – dentre outros).

5. Dos Cookies

5.1 Para facilitar a utilização do Web site e demais Plataformas, monitorar o tráfego e personalizar o conteúdo para o Usuário, os mesmos poderão emitir cookies. A Empresa não possui qualquer responsabilidade por cookies emitidos por terceiros, ainda que parceiros.

5.2 O Usuário poderá rejeitar os cookies ao ativar a configuração de bloqueio de cookies em seu navegador. Neste caso, algumas funcionalidades do Web site e/ou demais Plataformas poderão se tornar indisponíveis ou operar de forma limitada.

5.3 Outras informações, incluindo, mas sem se limitar a, idioma e endereço de IP, poderão ser utilizadas na coleta de dados de tráfego nas Plataformas.

5.4 A Empresa se reserva o direito de fazer a utilização de cookies e outras tecnologias assemelhadas para coletar, de forma automática, Dados Pessoais e informações sobre os hábitos de navegação e de compra do Usuário e suas preferências. 

6. Da Segurança dos Dados

6.1 A LINA se compromete a dispor os melhores esforços para proteger os Dados Pessoais objeto de Tratamento contra incidentes de segurança internos e externos, acessos não autorizados e tratamentos ilegais.

6.2 Com a finalidade de garantir a segurança dos dados, a Empresa emprega esforços em conformidade com a legislação e regulamentação aplicáveis, tais como, mas sem se limitar, às diretrizes sobre os padrões de segurança estabelecidas no Decreto nº 8.771/2016 – como por exemplo o controle estrito sobre o acesso aos dados, possibilitados somente às pessoas previamente autorizadas.

6.3 O Usuário é exclusivamente e unicamente responsável pela não divulgação de suas credenciais de acesso. A Empresa não se responsabiliza por quaisquer danos sofridos em razão da divulgação das credenciais a terceiros. Quando do fornecimento de dados pessoais em outras Plataformas, esta cláusula deve ser lida em conjunto com as disposições previstas nos Termos de Uso das Plataformas a respeito.

6.4 Sem prejuízo do comprometimento da LINA em utilizar padrões rígidos e configurações de segurança para impedir tratamentos ilegais de Dados Pessoais, a Empresa não garante que está isenta de incidentes ou ataques cibernéticos, isentando-se de responsabilidade por perdas e danos decorrentes de tais eventos.

6.5 Caso haja qualquer incidente que ofereça relevante risco aos Dados Pessoais do Usuário sob Tratamento, a Empresa se compromete a cumprir a legislação e regulamentação a respeito, incluindo a notificação do Usuário e os estabelecimentos de todas as medidas possíveis para mitigação de danos.

7. Do Acesso, da Atualização e da Exclusão dos Dados

7.1 O Usuário tem o direito de conhecer as informações armazenadas a seu respeito (“Pedido de Acesso”) e solicitar reavaliações, no caso de Tratamento automático, para garantir que estejam corretas e atualizadas.

7.2 Para realizar o Pedido de Acesso, o Usuário deverá entrar em contato com a Empresa através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.3 O Usuário poderá requerer a exclusão de todos os seus Dados Pessoais objeto de Tratamento pela Empresa, desde que baseado em uma das hipóteses legais aplicáveis. Tal exclusão deverá ser requerida através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.4 A empresa poderá se reservar o direito de manter os Dados Pessoais do Usuário em casos limitados baseados no consentimento explícito ou para cumprir uma obrigação legal ou, ainda, para atender interesses legítimos, incluindo dados sensíveis (tais como informações relacionadas com a imagem, dados biométricos ou reconhecimento facial coletados durante eventuais estudos/pesquisas;

A exclusão de Dados Pessoais poderá comprometer e até impossibilitar o fornecimento dos Serviços pela Empresa. A Empresa não se responsabiliza por perdas e danos decorrentes do fornecimento limitado ou não fornecimento dos Serviços ocorridos em função da exclusão de Dados Pessoais.

7.5 A Empresa se compromete a envidar os melhores esforços para atender os pedidos de exclusão no menor tempo possível, observado eventual prazo estabelecido pelas legislações aplicáveis.

8. Disposições Finais

8.1 Esta Política será regida, interpretada e aplicada exclusivamente em conformidade com as leis brasileiras.

8.2 Qualquer cláusula ou condição desta Política que, por qualquer razão, seja considerada inválida, nula ou ineficaz por jurisdição competente, não afetará a validade das demais cláusulas presentes na Política, a qual permanecerá plenamente válida e vinculante, com força e efeito legal.

8.3 Caso a Empresa deixe de exigir quaisquer direitos ou disposições desta Política, isso não constituirá renúncia, podendo exercê-los regularmente dentro dos prazos legais.

8.4 Fica eleito o Foro da Comarca do Município de São Paulo como competente para a resolução de quaisquer conflitos ou litígios decorrentes deste documento, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

LINA Arte & Design
Rua Minas de Prata, 30 – Conj. 172 – Sala B
contato@agencialina.com.br