O logo é a representação gráfica de uma empresa. Ele traduz seus valores, cultura, objetivos e deve ser bem pensado para que, assim que bater os olhos nele, o consumidor imediatamente se lembre da sua marca e das sensações e experiências que ela traz.
O processo de criar o logo ideal de uma empresa é bastante complexo e deve ser preferencialmente feito por um designer. Entretanto, se você estiver no início do seu negócio e tiver verba restrita para essa finalidade, é importante saber o passo a passo para criar o melhor logo para o seu negócio.
Além de avaliar bem as cores, tipografia e formato do seu logo, como já explicamos neste artigo, é essencial cuidar de pontos como tamanho, aplicações em diferentes tipos de fundo e tantos outros aspectos que garantirão sua legibilidade.
A seguir, falamos sobre como construir o logo ideal para a sua empresa. Veja pontos fundamentais que devem ser observados!
O que não pode faltar no momento de criar um logo
É imprescindível que o logo tenha sempre uma versão PB positiva e negativa para impressões em preto e branco. No momento de criá-lo, é preciso conceber o logo para ser aplicado em diferentes fundos sem perder visibilidade e contraste.
Geralmente, a solução para isso é aplicar alguma variação, implementando, por exemplo, versões chapadas de cor, como no exemplo abaixo:
Uma dica, aqui, é testar seu logo em fundo branco e no preto. Se for necessário, faça a inversão das cores do logo. Na sequência, teste em fundos coloridos e, depois, aplique o logo sobre fotos.
Se houver algum caso em que o logo fique totalmente ilegível, especifique essa situação no manual da marca.
Outro ponto fundamental é a legibilidade do logo. Ele precisa ter uma tipografia legível, sem que haja qualquer tipo de confusão quanto ao nome da empresa. A leitura da marca deve ser imediata.
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é preciso ter elementos demais ou explícitos em um logo. Não é porque uma empresa vende pizza que ele precisa ter pizzas no logo, por exemplo. É preciso trabalhar com sensações e significados.
Veja, por exemplo, o logo da Mercedes-Benz. Não é preciso ter um carro ali para imediatamente sabermos que trata-se de uma fabricante alemã de automóveis. A estrela de três pontas fala por si.
Lembre-se sempre de que elementos demais no logo podem prejudicar a leitura e limitar a redução máxima (explicada no manual de identidade, que determina o máximo que o logo pode ser reduzido em uma peça).
O objetivo, ao criar um logo, é ter algo forte e que não precise ser mudado o tempo todo. Por isso, vale a pena investir em profissionais qualificados para fazerem esse trabalho de análise do público, do perfil da marca e dos valores e objetivos que ela pretende transmitir.
Vale atentar para as cores e símbolos, que podem ter significados diferentes dependendo da cultura de uma pessoa. Se esse ponto não for bem trabalhado, é possível que um logo ofenda determinado público e afaste o consumidor – algo desastroso para um negócio.
Como garantir o logo ideal para a sua empresa
É essencial acompanhar todo o processo de confecção de um logo para empresas. O recomendável é que, se você contratar uma agência ou profissional independente para fazer esse trabalho, mantenha-se engajado em todo o processo.
Você pode ler mais sobre como selecionar um profissional para desenvolver o seu logo aqui neste artigo.
O trabalho do designer é construir o logo com as ferramentas certas, mas, para identificar o melhor logo, é muito importante que sejam entregues o maior número de informações possíveis por parte do dono da empresa. Dessa forma, o logo consegue transmitir a essência do negócio e comunicar a mensagem certa.
Lembre-se de que o logo é o cartão de visita de um negócio. Portanto, vale a pena investir dinheiro e tempo nele.
O mais importante, nessa hora, é se engajar para passar ao designer o máximo de informações possíveis sobre o seu negócio e pedir variações do logo para facilitar seu processo de aplicação depois.
Esse momento, aliás, requer a análise de um manual de marca, produzido pelo designer. Ele garante que os códigos de cor estejam certos e estipula regras de redução máxima, área de proteção, entre outros pontos importantes.
O processo de criar um logo eficiente é complexo e deve considerar diversos aspectos de uma marca. A Agência LINA trabalha especificamente com a criação ou reformulação de uma identidade visual. Conheça melhor o nosso trabalho e veja como podemos ajudar o seu negócio!