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Cringe: como a palavra da moda influencia as estratégias das marcas

Você provavelmente já ouviu comentários em alguma rede social sobre o termo “cringe”. Muitas pessoas ficaram se perguntando o que é isso e por que ganhou tanta relevância, mas, basicamente, trata-se da diferença entre as gerações Y (Millennial) e Z (Centennials). 

Mas como será que a palavra da moda influencia as estratégias de marcas e até seu design?

Hoje em dia, a galera da geração Z (nascidos a partir da segunda metade da década de 1990), acha tudo cringe. Tomar café da manhã é cringe, ir à Disney é cringe e mais um monte de coisas aparentemente está ultrapassada. Esse perfil de consumidor, que tem gostos e necessidades específicos, precisa ser trabalhado, mas qual é a melhor forma de se fazer isso?

O que é cringe e como o termo afeta as marcas?

A origem do termo “cringe” é o verbo em inglês “to cringe”, que, em português equivale ao sentimento de embaraço ou “vergonha alheia”. Sabe aquele famoso “mico”? É tipo isso…

O surgimento da palavra cringe no vocabulário dos jovens brasileiros mostra o distanciamento entre os hábitos, costumes e gostos da Geração Y (nascida a partir dos anos 1980) e Z.

Enquanto as pessoas da geração Z negam alguns hábitos dos Millennials, é preciso que as marcas respeitem essas diferenças para estabelecerem conexões reais com seus potenciais clientes.

No momento de pensar na abordagem com a geração Z, é importante considerar que eles são recém-chegados ao mercado de trabalho. Além disso, eles nasceram em um contexto em que a internet já estava presente em boa parte dos lares brasileiros. Seu desafio principal, hoje, é a formação profissional e a busca por oportunidades de trabalho, principalmente após a pandemia da Covid-19. 

Para entender como a turma que acha tudo cringe pode ser abordada pelas marcas, com seus materiais e design, é importante conhecer os cenários que estes jovens enfrentam.

Olha só a relação deles com a sociedade: 

Mercado de trabalho: a Geração Z procura flexibilidade no trabalho. Por isso, é conquistada por marcas que saibam como alinhar as expectativas pessoais com as profissionais. 

A geração Z incorpora o famoso Propósito, trazido pela Y. Portanto, para conquistar esse grupo de jovens, uma marca deve ter um propósito claro, verdadeiro e que esteja alinhado aos seus valores.

Redes Sociais: nota-se uma fuga desses jovens de redes como Facebook. Sua presença maior está no Twitter, no Instagram ou no TikTok. Eles são mais atraídos por vídeos curtos e conteúdo dinâmico.

Um exemplo de marca que vem procurando se adequar a esse novo contexto da “Era Cringe” é a Nescau, que mira o público mais jovem. Prova disso foi seu último processo seletivo para Gerente de Marketing, realizado via TikTok. 

Causas: os nativos da Geração Z são engajados em causas sociais diversas, incluindo questões de gênero, trabalho, equidade e meio ambiente. Eles fogem de padrões inatingíveis de comportamento ou estética.

Uma pesquisa conduzida pelo Spotify, em 2020, indica que 68% dos jovens esperavam que as marcas se engajassem genuinamente em uma causa maior e tomassem mais responsabilidade social. Três a cada quatro pesquisados disseram que as causas sociais são importantes para suas vidas.

Relacionamento com as marcas: os centennials querem se relacionar com marcas que tenham um propósito e um discurso muito claro. Por isso, quem pretende atingir essa geração que utiliza o termo “cringe” precisa usar o humor, além de uma abordagem mais humanizada.

A geração Z também quer ter controle sobre as mensagens que são oferecidas a ela, o que representa um grande desafio para as marcas. Caso isso não aconteça, esses jovens podem reagir com bloqueios, encerramentos ou até mesmo boicotes às marcas e seus produtos.

Varejo: os ambientes devem ser instrangramáveis. Eles precisam servir de cenários para fotos, permitindo que os jovens da Geração Z se divirtam e postem nas redes sociais. Investir em decorações diferenciadas é uma forma de atrair esse público.

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Exemplos de como as marcas usam o termo “cringe” em suas estratégias

A Coca-Cola e a Apple são dois nomes bastante relacionados a esse público jovem. Eles se identificam claramente com a geração e um exemplo é o patrocínio a eventos, especialmente os de música – cada vez mais buscado por esse público.

Exemplos reais de como as marcas usaram o termo cringe em suas estratégias de marketing são: 

Ponto Frio

 

Globoplay

Americanas

Entender o comportamento desses jovens e como o termo cringe afeta o posicionamento das marcas é essencial para atingir o seu público-alvo e conquistar clientes fiéis. 

A Agência LINA pode te ajudar a adaptar sua identidade visual a essa nova realidade, com foco na geração Z (se esse for o seu público). Conheça melhor o nosso trabalho!

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6. Da Segurança dos Dados

6.1 A LINA se compromete a dispor os melhores esforços para proteger os Dados Pessoais objeto de Tratamento contra incidentes de segurança internos e externos, acessos não autorizados e tratamentos ilegais.

6.2 Com a finalidade de garantir a segurança dos dados, a Empresa emprega esforços em conformidade com a legislação e regulamentação aplicáveis, tais como, mas sem se limitar, às diretrizes sobre os padrões de segurança estabelecidas no Decreto nº 8.771/2016 – como por exemplo o controle estrito sobre o acesso aos dados, possibilitados somente às pessoas previamente autorizadas.

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6.4 Sem prejuízo do comprometimento da LINA em utilizar padrões rígidos e configurações de segurança para impedir tratamentos ilegais de Dados Pessoais, a Empresa não garante que está isenta de incidentes ou ataques cibernéticos, isentando-se de responsabilidade por perdas e danos decorrentes de tais eventos.

6.5 Caso haja qualquer incidente que ofereça relevante risco aos Dados Pessoais do Usuário sob Tratamento, a Empresa se compromete a cumprir a legislação e regulamentação a respeito, incluindo a notificação do Usuário e os estabelecimentos de todas as medidas possíveis para mitigação de danos.

7. Do Acesso, da Atualização e da Exclusão dos Dados

7.1 O Usuário tem o direito de conhecer as informações armazenadas a seu respeito (“Pedido de Acesso”) e solicitar reavaliações, no caso de Tratamento automático, para garantir que estejam corretas e atualizadas.

7.2 Para realizar o Pedido de Acesso, o Usuário deverá entrar em contato com a Empresa através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.3 O Usuário poderá requerer a exclusão de todos os seus Dados Pessoais objeto de Tratamento pela Empresa, desde que baseado em uma das hipóteses legais aplicáveis. Tal exclusão deverá ser requerida através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.4 A empresa poderá se reservar o direito de manter os Dados Pessoais do Usuário em casos limitados baseados no consentimento explícito ou para cumprir uma obrigação legal ou, ainda, para atender interesses legítimos, incluindo dados sensíveis (tais como informações relacionadas com a imagem, dados biométricos ou reconhecimento facial coletados durante eventuais estudos/pesquisas;

A exclusão de Dados Pessoais poderá comprometer e até impossibilitar o fornecimento dos Serviços pela Empresa. A Empresa não se responsabiliza por perdas e danos decorrentes do fornecimento limitado ou não fornecimento dos Serviços ocorridos em função da exclusão de Dados Pessoais.

7.5 A Empresa se compromete a envidar os melhores esforços para atender os pedidos de exclusão no menor tempo possível, observado eventual prazo estabelecido pelas legislações aplicáveis.

8. Disposições Finais

8.1 Esta Política será regida, interpretada e aplicada exclusivamente em conformidade com as leis brasileiras.

8.2 Qualquer cláusula ou condição desta Política que, por qualquer razão, seja considerada inválida, nula ou ineficaz por jurisdição competente, não afetará a validade das demais cláusulas presentes na Política, a qual permanecerá plenamente válida e vinculante, com força e efeito legal.

8.3 Caso a Empresa deixe de exigir quaisquer direitos ou disposições desta Política, isso não constituirá renúncia, podendo exercê-los regularmente dentro dos prazos legais.

8.4 Fica eleito o Foro da Comarca do Município de São Paulo como competente para a resolução de quaisquer conflitos ou litígios decorrentes deste documento, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

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