A criatividade é um processo tão importante e fundamental para o bom desempenho nas atividades de um profissional como o designer que até ganhou um dia, sabia? 17 de novembro é o Dia da Criatividade, mas nem sempre quem trabalha com isso está num dia inspirado, não é mesmo?
Destravar a criatividade, praticando exercícios e investindo em truques e gatilhos para estimulá-la são ações fundamentais para muitos profissionais, incluindo designers, que nem sempre têm ideias brilhantes assim que precisam. Além de terem boas ideias, eles precisam investir sempre em pesquisa, técnica, estudo e tantos outros pontos importantes.
Quer algumas dicas de como estimular sua criatividade e produzir conteúdos melhores? Nós te ajudamos!
1. Invista em um diário
Criatividade não surge do nada. Ela precisa ser estimulada diariamente. Então, uma dica básica é comprar um caderno e uma caneta. Feito isso, comece a reparar em tudo ao seu redor, assimilando cada informação. A janela, o pássaro, as pessoas, a cortina, o café….
Feito isso, escreva ou desenhe no caderno o que vier à cabeça. Podem ser cores, formas, sentimentos, fotos, lembranças ou o que você quiser.
Não tenha medo de errar ou não dar certo. Neste exercício não há regras.
2. Fuja da sua zona de conforto
Uma boa forma de estimular sua criatividade é se sentindo desconfortável. Isso ajuda a expandir pensamentos e ideias e é uma boa forma de estimular a criatividade.
Para fazer esse exercício, basta se imaginar em lugar onde nunca esteve antes (que pode ou não existir). Pode ser fundo do mar, em uma solitária, num submarino ou em qualquer outro lugar que te faça sentir desconfortável por algum motivo.
Depois de escrever o lugar, descreva como se sente vivendo ali e por que ele não faz com que você se sinta bem. Ao exercitar a fuga da zona de conforto, você estimula a criatividade.
3. Durma e sonhe
Essa dica parece estranha, mas os sonhos têm um grande poder sobre a criatividade, sabia?
Um exercício legal e bastante recomendado por especialistas é, logo antes de dormir, pensar no problema que você pretende resolver. Pense em seus desafios, objetivos e experiências.
Deixe de lado celular, redes sociais e eletrônicos nos últimos 30 minutos antes de dormir. Assim que acordar, pense por cerca de cinco minutos nos seus sonhos, pegue seu caderno e anote palavras, frases, desenhos, ritmos ou ideias. Se puder, faça isso todos os dias, ou o máximo que puder.
Como ser mais criativo pode trazer inovação aos negócios
Pessoas inovadoras e criativas são essenciais para os mais variados segmentos, não apenas design. A criatividade se relaciona com conceitos aparentemente desconectados, mas a inovação presume encorajar os outros a pensarem de forma diferente, agregando valor ao negócio.
Um time curioso e com boa base de conhecimento traz mais ideias e combinações criativas. A produtividade resultante pode até ser medida em Indicadores de Desempenho (KPI).
Veja como, na prática, é possível elevar a criatividade das equipes, especialmente nas pequenas e médias empresas!
1. Aposte no espaço físico
Vale a pena criar espaços confortáveis, coloridos e que permitam a interação entre grupos, bem como o descanso e a diversão. Empresas como Google e Facebook podem servir de inspiração, porém com as adaptações necessárias de acordo com cada orçamento, é claro.
Reuniões ao ar livre também ajudam a estimular a criatividade dos times e podem ajudar a tirar o foco das tarefas mais burocráticas e estressantes do dia a dia.
2. Ofereça abertura aos profissionais
É comum que alguns profissionais não se sintam à vontade e seguros para sugerir ideias. Isso pode acontecer devido ao fato de a cultura da empresa ser muito rígida ou, ainda, pela falta de feedbacks do porquê uma ideia não foi aceita.
O ideal é permitir que o profissional sugira mudanças e tenha liberdade para expor suas ideias. E, mais do que isso, elas devem ser ouvidas e consideradas, mesmo que não sejam implantadas.
3. Aposte em treinamentos
O pensamento criativo da equipe pode ser estimulado por meio de treinamentos com técnicas como brainstorming para solucionar problemas ou para desenvolver pensamentos divergentes.
Quando recebe o treinamento ideal, o profissional consegue elevar sua capacidade de combinar as técnicas de criatividade com os conhecimentos de cada profissão.
4. Cuide sempre do feedback
A equipe precisa saber se está no caminho certo e, se não estiver, o que deve melhorar. O feedback ajuda a posicionar um profissional e entender seus pontos de melhoria.
A frequência com que o feedback pode ser dado varia de acordo com a empresa, mas deve acontecer pelo menos uma vez por semana. É preciso prover os funcionários com dados e fatos que os ajudem a evoluir e aprimorar sempre seu trabalho, desenvolvendo sempre a criatividade para melhorar os resultados.
Criatividade é fundamental para desenvolver várias atividades dentro de uma empresa. Ela precisa estar sempre presente na realidade dos profissionais e, por isso, vale a pena investir no desenvolvimento dessa habilidade.
Feliz Dia da Criatividade para todos nós! A Agência LINA investe constantemente no estímulo à criatividade de seus designers e certamente vamos celebrar essa data com muita animação!