Branding, como você já deve ter visto em outros artigos deste blog, refere-se à marca de maneira abrangente, englobando sua criação, trabalho do conceito interno e percepção do público em relação a ela. Tudo isso é essencial e indispensável para conquistar mais clientes e fãs de um negócio, mas como saber se você está no caminho certo?
É preciso identificar metodologias e métricas para saber se sua estratégia de branding é correta. E, caso não sejam investir em mudanças para corrigir essa rota antes que haja perdas e gastos desnecessários.
Tanto quem adotou um trabalho de branding 360 quanto quem está mudando a cara do negócio aos poucos pode mensurar os resultados das ações de branding. E nós te ensinamos como fazer isso a seguir!
Metodologia See-Think-Do-Care
Uma das formas mais bem-sucedidas de saber se a estratégia de branding deu certo é a metodologia See-Think-Do-Care (Ver-Pensar-Fazer-Cuidar). Ela afirma que existem quatro nichos diferentes de audiência e é tarefa das empresas e seus setores de Marketing garantir que todos estão cobertos em suas necessidades.
Basicamente, os quatro diferentes nichos de audiência são:
See – Audiência qualificada
Think – Audiência qualificada com algum interesse comercial
Do – Audiência qualificada com muito interesse comercial
Care – Clientes atuais, com transações comerciais
Como usar a metodologia para mensurar os resultados da estratégia de branding
Esmiuçando melhor essa metodologia, é preciso dizer que o público englobado na fase “See” não tem intenção comercial, porém, é possível envolvê-lo e, aos poucos, torná-lo consumidor do seu negócio.
Já no nicho “Think”, que contém um público ligeiramente menor, existe intenção comercial fraca, ao passo que o cluster “Do” é aquele em que se concentra 97,2% da atividade de marketing atual: um público com forte intenção comercial, perto de fazer uma compra.
O grupo de intenções do público “Care” é o maior público qualificado endereçável, que forma clientes frequentes e defensores da marca. Eles são, provavelmente, os mais valiosos de um negócio e sempre devem ser o foco de uma estratégia de branding. Afinal de contas, eles são fiéis e sempre voltam.
Sabendo disso e dessas quatro categorias, é hora de entender como mensurar os resultados da sua estratégia de branding.
Primeiramente, é importante definir seu maior público-alvo qualificado, levando em consideração a intenção, em vez apenas de idade, renda, educação, etc. É importante ser bastante específico nesse momento.
Quer um exemplo de como fazer isso? Vamos tomar como exemplo a empresa fictícia XY, que comercializa produtos alimentícios saudáveis:
See – pessoas com hábitos saudáveis e que prezam por qualidade de vida
Think – pessoas com hábitos saudáveis e que prezam por qualidade de vida, que querem adotar as melhores escolhas nutricionais
Do – pessoas com hábitos saudáveis e que prezam por qualidade de vida, que querem adotar as melhores escolhas nutricionais e que estão no último estágio de compra
Care – pessoas que já compraram muitos produtos da marca
No momento de analisar o nicho “See”, por exemplo, que não estreita muito o perfil de consumidor, que tipo de ações seriam eficientes para conquistar esse cliente? Como oferecer o conteúdo que ele busca?
Na hora de responder a essas perguntas, tente ter uma visão não isolada do que é necessário para ter sucesso. Pode-se falar sobre Conteúdo, Marketing e Métricas de forma integrada.
A dica, aqui, é investir em dados. Com a análise correta dos resultados, percepção do público e ações, é possível priorizar investimentos nas áreas certas e corrigir eventuais falhas.
O segredo é criar um ótimo conteúdo, atendendo à intenção do público dividido nesses quatro nichos, depois investir em marketing para encontrar seu maior público qualificado e, ao longo do caminho, executar a estratégia de medição digital.
Basicamente, o framework para mensurar seus resultados em estratégias de branding para cada um dos nichos apresentados é este:
– See: porcentagem de interações em plataformas e propagandas, conversações, amplificações, aumento do reconhecimento da marca e porcentagem de novas visitas
– Think: taxa de cliques, valor agregado por visita
– Do: fidelidade do visitante, taxa de abandono, de conversão e relação entre gasto com propaganda e performance
– Care: compras repetidas, alta possibilidade de recomendar a marca e valor de ciclo de vida do consumidor
Com a estrutura de negócios See-Think-Do-Care, mais áreas dentro da sua empresa, não só o marketing, se integram para atingir os resultados esperados.
E seu branding, como está? A Agência LINA é especializada em branding e rebranding e pode te ajudar nesse processo. Fale conosco!