Há quem ainda acredite que o design está atrelado apenas à estética de um site e não influencie sua performance. Lamentamos dizer, mas, sem um design atraente, criado especificamente para o seu negócio e que orienta o usuário ao clique, certamente você está perdendo clientes.
Com a infinidade de sites encontrados na internet, um bom design de site é fundamental para atrair visitantes e transformá-los em clientes. No momento de conceber esses pontos, é fundamental atentar a alguns pontos, sobre os quais falaremos a seguir!
Relação entre design e taxa de conversão do seu site
Quando um negócio deseja vender mais e melhor, é preciso investir em marketing digital, certo? Nesse momento, a empresa deve avaliar a taxa de conversão para entender se o dinheiro está sendo bem gasto e gerando o retorno esperado.
A taxa de conversão diz respeito aos visitantes que acessam o site e efetuam uma compra, tornando-se clientes. Para conseguir isso, é importante causar uma excelente impressão logo nos primeiros segundos de acesso, com boa navegabilidade e design intuitivo.
O design é um aliado no momento de tornar a experiência do cliente inesquecível, somando pontos para a marca em seu primeiro contato com o consumidor.
Quer um exemplo de site feito com design impecável? Veja a loja da marca alemã de bicicletas My Own Bike. Seu design clean, com elementos bem posicionados e informações relevantes logo no primeiro acesso causam uma boa impressão, né? Dá até vontade de comprar uma magrela!
Outro exemplo bem-sucedido é a loja online do The New York Times. Sua organização e tipografia representam perfeitamente a marca e convidam o leitor a navegar pelo site. Nele, as diferentes opções de produtos são dispostas em uma grade limpa, facilitando a navegação e as compras.
Etapas para criar um bom design de site
É claro que o processo de desenvolvimento de um site varia de acordo com as necessidades da marca. Entretanto, alguns requisitos são básicos e indispensáveis para o sucesso de um projeto.
Vamos a eles:
1. Entenda o seu negócio
Conhecer o seu negócio em profundidade é muito importante para conceber um bom design de site. Há vários fatores que impactam na estrutura do site e apresentação das informações. Alguns exemplos são:
· Segmento de atuação;
· Vendas online ou não;
· Público da empresa;
· Tipo de produto ou serviço comercializado;
· Tendências entre os concorrentes.
Com base nesses dados, a equipe responsável pelo projeto já consegue trabalhar no melhor design para o site.
2. Cuide da arquitetura da informação
A arquitetura da informação influencia o posicionamento do site em mecanismos de busca e também melhora a experiência do cliente.
Ela engloba, basicamente:
· Disposição dos conteúdos no site;
· Páginas principais e secundárias;
· Tópicos do menu;
· Elementos da página inicial.
Nesta etapa, o “esqueleto” do site é concebido.
3. Criação do conteúdo
Depois de estruturar o site, é hora de criar os conteúdos de acordo com a arquitetura definida para a marca.
Esses conteúdos precisam ser originais, inéditos e relevantes. Precisam, ainda, seguir boas práticas de SEO e utilizar palavras-chaves. É importante, ainda, dizer que os conteúdos nunca devem parar de ser produzidos e, por isso, um blog pode ajudar muito a atrair e fidelizar clientes.
4. Criação de layout e design
O layout do site une a arquitetura da informação ao conteúdo de forma visual. Nesse momento, é importante considerar aspectos como:
· Posição de dados relevantes, como o de formulário de contato;
· Uso de imagens, gráficos e vídeos;
· Organização dos conteúdos de texto;
· Espaçamentos;
· Fontes, cores e outros elementos visuais.
Feito isso, outras etapas importantes como desenvolvimento front-end, testes e publicação do site são indispensáveis. É importante, ainda, cuidar da manutenção e aprimoramento constante do site, sempre com foco em melhorar a experiência do usuário.
Sempre tenha em mente que o design é fundamental para o usuário identificar o site a partir da identidade da marca. Quando ele é obsoleto ou não favorece a navegação do usuário, as chances de reduzir a taxa de conversão ficam muito maiores.
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