Hoje em dia, dependendo da sua área de atuação, ninguém pede um currículo quando você se candidata a uma vaga, percebeu? Especialmente se essa vaga envolver arte, fotografia, design ou algo do tipo. O portfólio é amplamente utilizado e serve como um cartão de visitas de um profissional, mas você sabe como montar um bom portfólio dos seus serviços?
Engana-se quem pensa que montar um portfólio é apenas reunir os principais trabalhos e experiência profissional. É preciso um trabalho mais visual, considerando a disposição das informações, a escolha do estilo da apresentação, cores, ordenação dos elementos, tipografia e recursos visuais.
Quando você aplica boas práticas de design, seu portfólio fica muito mais atraente, funcional e interessante. Assim, você tem mais chances de conquistar quem está vendo o material e se posiciona melhor.
Quer entender como montar um portfólio excelente? Acompanhe as nossas dicas!
Como montar um bom portfólio dos seus serviços
Existem alguns passos determinantes para montar um portfólio nota 10. Vamos a eles:
1. Defina o objetivo do Portfólio
O que você deseja com esse material? Catalogar produtos para venda? Mostrar seu trabalho para um cliente? Divulgar as ações de uma empresa?
Esse objetivo guiará o desenho, a organização e a informação que será selecionada e incluída no portfólio.
Saber com precisão o que você quer é o primeiro passo para montar o portfólio ideal.
2. Foque nos principais trabalhos desenvolvidos
Seu portfólio deve refletir o que você faz de melhor. Se você tem muito material produzido, é bom refletir e fazer uma curadoria deles.
Se, por outro lado, ainda tiver pouca coisa, vale usar materiais criados durante a faculdade, em projetos pessoais, e até mesmo trabalhos que tenha feito para outras pessoas sem cobrar nada.
Esta, inclusive, é uma boa oportunidade para colocar sua carreira em perspectiva e analisar quais são os trabalhos dos quais mais se orgulha.
3. Organize os trabalhos em ordem de importância
A ordem de como os seus trabalhos aparecem no portfólio é muito importante. Não é indicado, também, exagerar na quantidade de trabalhos apresentados (o ideal é, no máximo, 20 peças).
A ordem delas também falará muito sobre você e pode te colocar em posição de vantagem em relação a outras pessoas.
Por isso, comece com suas melhores peças. Aí, você encanta a pessoa que estiver vendo logo de cara. No meio, coloque as peças boas e, depois, coloque as muito boas e feche com as normais para firmar seu portfólio e dar a ideia de que a qualidade do seu trabalho é linear.
4. Facilite a leitura
Um bom portfólio precisa ser agradável de ver. Por isso, facilite a leitura das imagens e foque em textos simples e objetivos.
Sobre as imagens, a dica é deixar uma com maior destaque e outras ao redor para “conversarem” com ela.
Quanto ao texto presente em seu portfólio, cabe mais uma vez a regra de ser rápido e prático. Uma breve descrição sobre os trabalhos já basta. O que a pessoa que está avaliando o seu portfólio precisa saber sobre aquele trabalho? É isso que você vai escrever ali.
5. Use os espaços em branco
Analise bem a maneira de distribuir seu conteúdo pelo portfólio para não parecer que ficou faltando alguma coisa.
Por isso, utilize os espaços em branco, dando pausas para que o observador aprecie seu trabalho e não seja bombardeado por muito conteúdo.
Importante: use apenas imagens de alta qualidade, hein!
6. Avalie o alinhamento
Cada tipo de portfólio requer um formato especial para que o conteúdo seja valorizado.
A dica é escolher o que agrada mais o olhar, confiando no seu bom gosto. Vale, ainda, fazer uma boa capa para o portfólio, seguindo o mesmo padrão de cores e de fontes em todo o material.
Exemplos de bons portfólios para se inspirar
Há inúmeros portfólios incríveis pra te inspirar. Dá uma olhada nesses que selecionamos!
1. Adhemas Batista
Olha que bacana o portfólio do brasileiro Adhemas Batista. Ele deixa as informações mais importantes em destaque logo de cara e aposta na simplicidade.
Tudo fica bem visível ali no topo, com explicações sobre o seu trabalho e informações de contato.
O material está em inglês porque ele atua fora do Brasil também. Essa pode, inclusive, ser uma opção para o seu portfólio.
2. Robby Leonardi
Esse portfólio foge do tradicional e é interativo! Robby permite que você ande com o personagem para a direita, como em um videogame, navegando pelos trabalhos do artista.
Incrível, né?
3. Marc Thomas
Este designer digital e desenvolvedor fez um portfólio focado na divulgação de suas redes sociais.
Ele coloca poucas informações sobre carreira e trabalhos feitos e já direciona o possível cliente para o contato. Simples e eficiente!
Onde montar meu portfólio?
Como você viu, montar um portfólio online é muito importante para se cadastrar em plataformas de freelancers ou enviar um e-mail se candidatando a uma vaga de trabalho.
Alguns bons exemplos de sites para criar um portfólio online são:
Adobe Portfolio;
Behance;
Carbonmade;
Cargo Collective;
Contently;
Coroflot;
DeviantArt;
Flickr;
Kawek;
Krop;
Portfoliobox;
Wix.
Depois dessas inspirações, que tal montar o seu portfólio e conquistar clientes e recrutadores? A Agência LINA pode te ajudar com isso! Conheça o nosso trabalho aqui.