Você tem uma ideia para uma nova empresa e a desenvolve há algum tempo. Passa, então, a considerar a possibilidade de lançar um novo negócio no mercado e pode ser até que já tenha um nome pensado. Embora esse impulso seja positivo, lançar uma marca requer uma série de precauções e orientações para ter os melhores resultados.
O processo de criação de uma marca envolve uma série de etapas, que não podem ser puladas e precisam ser executadas por quem entende do assunto. Elas envolvem planejamento, definição de público-alvo, propósito da marca, criação de identidade visual, entre tantos outros pontos.
Quer começar um novo negócio da melhor forma? Acompanhe, a seguir, algumas perguntas essenciais a fazer!
1. O que é minha empresa? Que valor ela oferece ao cliente?
O processo de entendimento da marca e como ela deve se posicionar no mercado é fundamental para que o negócio tenha sucesso. Um estudo dedicado a isso, especialmente com a ajuda de profissionais, define e deixa claro o que a empresa faz, qual é seu público-alvo e o que ela tem de diferente em relação às demais.
Entender os atributos que qualificam uma empresa também é um passo importante no lançamento de uma marca. Quais são seus valores? Ela se engaja em alguma causa? Como se diferencia da concorrência? Qual é a proposta de valor que a empresa oferece ao cliente?
Você pode entender um pouco mais sobre isso no artigo: Por que a sua empresa precisa de um projeto de branding
Nessa fase de desenvolvimento do negócio, é preciso definir estratégias para entrar no mercado, incluindo a escolha de bons profissionais e parceiros que ajudem a alavancar o negócio.
2. Como atrair os clientes certos?
Respondidas todas as perguntas anteriores, é hora de traduzir tudo isso em uma linguagem rápida, de fácil assimilação e que represente a sua marca passando a exatamente a mensagem que você quer transmitir para o seu potencial público. Se você pensou em logo e identidade visual: acertou!
Marca e identidade visual andam juntas: elas resumem tudo o que a empresa representa, seus valores, causas e objetivos. Por isso, é fundamental contar com profissionais especializados no momento de conceber esse material – é ele que dará vida ao seu negócio!
O profissional especializado em marca e identidade visual saberá exatamente quais cores e elementos visuais utilizar para enviar a mensagem certa para o inconsciente do seu público potencial. Erros de comunicação visual podem ser fatais na hora de atrair os clientes certos para a sua marca.
Nós explicamos mais sobre como o processo de tomada de decisão acontece na cabeça dos consumidores aqui nesse artigo.
3. Como é o mercado em que pretendo entrar?
Uma análise de mercado ajuda a começar um novo negócio da melhor forma, adotando medidas para se diferenciar da concorrência e evitando repetir erros que afastam o consumidor.
A análise de mercado envolve pesquisa com potenciais clientes para entender o segmento de atuação da nova marca, bem como as dores do cliente e brechas ainda não preenchidas pelos concorrentes.
No início de um negócio, é imprescindível atingir o público certo (mesmo que ele seja pequeno) e, depois, expandir com qualidade. Lembre-se disso!
4. Qual é a melhor forma de divulgar a minha marca?
Seu produto ou serviço pode ter um potencial enorme, mas, se o mercado e as pessoas certas não o conhecerem, isso não terá valor.
Uma análise detalhada de seu público-alvo e dos canais mais utilizados por ele ajuda a definir onde as ações de marketing para divulgar a nova empresa serão feitas . Quais são os melhores canais? Vale a pena estar presente nas redes sociais? Em quais? Quais são os melhores horários de engajamento? Quais formatos de conteúdo são mais efetivos para o negócio? Essas e outras questões nortearão o posicionamento da marca.
Esse tipo de levantamento, análise e definição de estratégia é algo que deve ser feito com acesso a dados, pesquisas e adoção da melhor abordagem com base em um monitoramento constante. Especialistas entendem as melhores práticas e possuem conhecimento necessário para identificar o melhor caminho para divulgar uma nova empresa e quais ações precisam ser tomadas no meio desse processo. Por isso, eles são indispensáveis nesse momento de concepção da marca.
Essas quatro perguntas são apenas algumas das essenciais para lançar uma marca nova no mercado com sucesso. Elas norteiam a distribuição de produtos, serviços, divulgação, posicionamento do negócio e lançamento certeiro.
Nós, Agência LINA, somos especializados em lançamento de marca e podemos te ajudar a criar um negócio de sucesso e que cresça de forma saudável ao longo do tempo. Conheça melhor a nossa atuação e fale com nossos especialistas para entender melhor como podemos contribuir para a sua empresa.