Sua empresa tem um logo? Como as cores foram definidas? Houve uma pesquisa detalhada e estudo de cores ou você simplesmente optou pelas tonalidades de que mais gosta?
Escolher as cores ideais para a sua marca é muito mais importante do que pode parecer, sabia? Pesquisas indicam que 85% dos consumidores baseiam suas decisões de compra em cores!
Pense no McDonald’s, por exemplo. A combinação do vermelho e amarelo no logotipo já diz tudo: aguça a fome e estimula o cliente a buscar algo rápido, gostoso e de qualidade. Já o estímulo visual da Apple passa credibilidade, inovação e dá a vontade de ter um produto da marca.
“Mas o logo é uma maçã!”, você pode estar pensando. Sim, é uma maçã pensada nos mínimos detalhes e com uma combinação de cores de efeito. Nesse universo, nada é por acaso.
Entenda mais no artigo: O que o seu logo diz sobre a sua empresa
E a sua marca? Qual é a sua cor? Avaliar o objetivo do negócio, seu público-alvo, característica da empresa e valores são fatores determinantes para chegar às cores ideais.
Quer entender melhor esse assunto? Nós te ajudamos a seguir!
Identidade de marca: por que é importante ter uma
Uma identidade de marca sólida é bastante importante. Ela é fundamental para gerar confiança e atrair mais clientes defensores da marca.
O logo é muito valioso no processo de criação de identidade de marca. Isso porque o esquema de cores escolhido para representar uma empresa se relaciona diretamente com seus valores, objetivos e público-alvo. Ele ficará sempre ligado ao seu negócio, elevando seu reconhecimento.
Todas as marcas de peso conduzem grandes estudos sobre as cores aplicadas ao seu logo e a todos os materiais de divulgação. Pode parecer maluco, mas, se as cores de uma marca forem alteradas, tudo muda! O cliente passa a enxergá-la de outra forma.
Um exemplo é a Coca-Cola, com seu logo vermelho e branco tradicionais. Se essas cores forem alteradas, os clientes sentirão o impacto inconscientemente e, sem dúvida, haverá variações na popularidade e percepção da marca.
Como criar uma paleta de cores para a sua marca
A tarefa de criar uma paleta de cores para uma marca exige diversas análises de um especialista em identidade visual. Isso porque é fundamental avaliar a psicologia das cores e adaptá-la aos valores e objetivos do negócio.
Para que você entenda a importância do esquema de cores para uma marca, é importante pensar no seguinte:
Inconscientemente, as pessoas julgam um ambiente ou produto nos primeiros 90 segundos de visualização. Essa é a chance de uma marca “pescar” o cliente e o logotipo, bem como seu esquema de cores, faz parte desse processo.
Quando você investe na escolha das cores ideais para a sua marca, o profissional de identidade visual avalia os seguintes aspectos:
1. Avaliação do esquema de cores com base na emoção
É preciso entender que as cores afetam as pessoas emocionalmente. Por isso, vale a pena conhecer bem o público-alvo (homem, mulher, jovem, onde mora, etc.). Tudo isso conta na análise!
Existe até um guia emocional das cores. Nele, você consegue entender melhor como cada tonalidade impacta o cliente. Entretanto, questões como gênero e localização geográfica também afetam a percepção final.
2. Entender o público-alvo da marca
Com quem você deseja falar? Para quem pretende vender? Que tipo de sentimento quer despertar no cliente?
É fundamental se fazer essas perguntas para, com base no significado de cada cor, aplicar as tonalidades certas no logo.
Empresas de alimentação, por exemplo, têm bons resultados com vermelho. Já marcas de orgânicos podem investir em detalhes na cor verde e assim por diante.
Se sua marca for voltada a mulheres, é importante saber que cores elas preferem. Em geral, as mais apreciadas são azul e roxo. Marrom e laranja têm baixa popularidade. Já os homens preferem azul e não gostam de marrom e roxo.
3. Conhecer a faixa etária
As preferências de uma pessoa variam bastante de acordo com a idade. Dá uma olhada nas cores que mais estimulam os clientes em diferentes etapas da vida, segundo uma pesquisa do famoso designer Joe Hallock.
Se você pretende vender para uma faixa etária específica, é primordial avaliar esse detalhe.
4. Deixar de lado preconceitos e aspectos pessoais
Muitos empresários torcem o nariz para logos porque simplesmente não gostam de determinada cor. É importante saber que há aspectos psicológicos nessa análise e, por isso, as preferências de alguém nem sempre refletem o que é melhor para a empresa.
Você pode até amar a cor verde, mas, se ela não for a melhor para o seu negócio, é recomendável deixá-la de lado.
Insistir na manutenção de uma cor que não condiz com a imagem que sua marca deseja passar pode ser um grande tiro no pé e impactar nos seus resultados.
5. Escolher quantas cores serão usadas
Depois de escolher uma cor primária para iniciar a criação do logo, é importante definir quantas cores serão utilizadas no total.
O especialista em identidade visual fará a sugestão de cores que podem ser empregadas no logo e nas cores de divulgação da marca.
Em média, um logo é composto por três cores, mas há exceções que funcionam muito bem, como o Google, que se destaca exatamente por seu colorido.
Nesse processo de criação das cores ideais, é importante, ainda, avaliar como a concorrência se posiciona e como são seus materiais. Considere pelo menos três concorrentes diretos e veja como eles combinam as cores.
Se você quiser se estabelecer como uma marca diferente, inovadora e que toma um caminho melhor, aposte em uma combinação de cores que fuja da concorrência. Claro que nem sempre é indicado radicalizar, mas, com a análise adequada, é possível ousar e sair do comum.
A Agência LINA trabalha com criação de identidade visual e pode te ajudar a escolher a melhor combinação de cores para a sua marca. Fale com nossos especialistas e conheça melhor o nosso trabalho!