A relação entre empreendedores e profissionais de comunicação com designers nem sempre é fácil. Sabe aquela coisa de refazer uma arte trocentas vezes? Então… Muitas vezes, esse problema acontece por falta de clareza no briefing ou ausência de diretrizes mais claras sobre o conceito que deve ser seguido. Por isso mesmo, é essencial entender como dar feedbacks para designers.
Feedbacks produtivos facilitam – e muito – a rotina de trabalho. Eles ajudam a tornar os processos mais eficientes e trazem rapidez nas entregas, que ficam muito mais direcionadas e precisas. Quando você elimina os ruídos na comunicação com o designer, tudo fica mais fácil!
Então, que tal dar feedbacks melhores, facilitar o trabalho do designer e conseguir resultados incríveis, hein? Veja as nossas dicas!
Melhores formas de dar feedback para designers
Um bom feedback pode ser determinante para que o designer faça um trabalho sensacional. É preciso dizer o que agrada, o que não ficou legal e explicar como deve ser feito.
Alguns passos para garantir isso são:
1. Cuidado com a sua opinião pessoal
Um designer não escolhe elementos como a cor ou traços específicos de forma aleatória. Tudo é definido na estratégia e tem um porquê, então, se você não gostar de algo, é preciso explicar o que motivou isso e não apenas dizer que não gostou e pronto.
Explique o motivo por trás dessa opinião para que não pareça apenas um gosto pessoal com pouco fundamento lógico.
Se você fala melhor sobre os motivos pelos quais não gostou de algo, fica mais simples para o designer entender o que você busca e entregar uma alteração mais condizente com o que você espera.
“Quero que seja forte, refinado, feminino. Achei a cor bastante sofisticada”. Esses são alguns feedbacks que ajudam o designer a entender o que você deseja e como percebe alguns elementos.
2. Descreva como algo te faz sentir
“Esse botão vermelho me incomoda. Parece que estou cometendo um erro.”
Quando você explica isso ao designer, dá uma ideia de como aquilo te faz sentir e isso pode ajudá-lo a entender que aquilo pode ser um problema. Entretanto, é preciso considerar que você não é o usuário e, muitas vezes, o que você sente não é o mesmo que pessoas de fora sentirão.
3. Explique como um ponto pode ser um problema para outras pessoas
“Esse botão vermelho pode fazer com que alguns usuários pensem que essa página seja phishing, e que está tentando roubar alguma informação deles.”
Esse feedback está pensando no usuário e explicando claramente o risco que o design significa para a experiência e para os negócios. Com essas informações, o designer pode entender mais facilmente o problema e corrigi-lo.
4. Sugira algumas possíveis soluções
“Podemos olhar nossos padrões de marca para ver se alguma das nossas cores secundárias funciona melhor.”
Você explicou ao designer o problema, como ele pode prejudicar a experiência do usuário e onde podem ser encontradas as soluções.
Vale, ainda, deixar o designer livre para pensar em soluções alternativas para aquele mesmo problema.
5. Pense em formas de evitar que o problema aconteça uma segunda vez
Depois de dar esse feedback ao designer, vale considerar os motivos pelos quais o problema aconteceu. Podem ser melhoradas as diretrizes, o briefing ou até o guideline de cores para que todos entendam o que pode ou não ser utilizado nos materiais.
Com uma comunicação mais eficiente com o designer, tudo fica mais fácil e os resultados são muito melhores. Invista no aprimoramento dos feedbacks e veja como isso trará só vantagens ao seu dia a dia!
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