Que a sua empresa precisa estar na internet já não é mais segredo, afinal, é só observar o seu próprio comportamento enquanto consumidor: pense nas suas últimas 5 compras – quantas delas foram feitas pela internet ou foram de produtos/empresas que você viu em alguma rede social? Ou ainda, quantas delas foram de produtos ou empresas que alguém te recomendou e a primeira coisa que você fez foi procurar no Google?
O grande ponto é como fazer com que a sua empresa esteja na internet – e como fazer isso de forma que a sua marca conquiste reconhecimento no mercado e aumente suas vendas.
1) Crie um site
Por mais simples que ele seja, tenha um site onde as pessoas possam saber quais são os seus produtos ou serviços, entrar em contato, saber o seu endereço (caso tenha um local físico de atendimento) e cadastrar um e-mail para receber notícias e novidades sobre a sua empresa – como lançamento de novos produtos, eventos, campanhas sazonais, mudança de telefone de contato ou endereço, entre outras coisas que você queira comunicar.
Lembre-se: manter a boa comunicação com o seu cliente e com seus potenciais clientes é uma das chaves para manter a sua credibilidade.
Existem muitas ferramentas onde você pode construir um site sem necessariamente ser um programador, mas esteja ciente de que você pode limitar os seus recursos e atrapalhar o crescimento das suas vendas se não estiver com as ferramentas certas.
É importante que ele esteja vinculado a uma ferramenta de coleta e análise de dados, como o Google Analytics, e faça integração com uma plataforma de gestão e automação de marketing, como Mailchimp, RD Station, ActiveCampaign, entre outras, para que você possa enviar os e-mails certos para as pessoas certas, segmentando-as por interesse – isso aumenta a sua retenção e as suas vendas.
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2) Comunique-se com os seus clientes e prospects
Como mencionamos acima, manter a comunicação com as pessoas que confiaram em deixar um cadastro no seu site aumenta o engajamento delas com a sua marca e mantém a sua credibilidade.
Você pode começar com comunicações básicas, como e-mails automáticos de confirmação de cadastro na Newsletter, confirmação de recebimento do contato e confirmação de compra e pagamento, caso o seu site tenha um e-commerce.
Pense nas vezes em que você deixou o seu contato em um site ou fez uma compra e não recebeu nenhum e-mail de confirmação, uma mensagem ou qualquer coisa que te desse a segurança de que aquela transação havia dado certo.
É bem melhor quando depois de se cadastrar em um site, você recebe uma confirmação de que está tudo certo com o seu cadastro, não é mesmo? Nada pior do que enviar uma mensagem pelo formulário de contato e não ter nenhuma ideia se alguém vai te responder ou não. Ou se cadastrar para receber uma newsletter porque você se interessa pelo assunto e nunca receber nenhum e-mail, ou pior: receber um SPAM!
Com o tempo, você pode aprimorar a sua estratégia e começar a enviar e-mails com conteúdos do seu site e fazer ativações de venda para listas segmentadas.
Sabe quando você deixa um produto no carrinho e depois recebe um e-mail com esses produtos? Ou quando você entra em um site e depois recebe ofertas dos produtos que você clicou? Existe uma estratégia de marketing por trás que, quando bem executada, gera grandes resultados de venda!
3) Tome cuidado com SPAM
Quando você está começando um negócio ou colocando a sua empresa na internet, podem parecer tentadoras as ofertas para comprar listas de e-mails, se vincular a alguma empresa que divulga a sua marca para uma base de clientes ou ainda, comprar anúncios em sites com alto tráfego e baixo custo. Mas cuidado.
Comprar listas de e-mail ou pagar para se vincular a empresas que fazem ofertas para bases gigantes e que você nem sabe de onde vieram podem te colocar direto na caixa de SPAM dessas pessoas ou fazer com que elas te marquem como SPAM!
Isso baixa a sua reputação não só com seus possíveis clientes, como faz com que os algoritmos do Google que verificam a confiabilidade e autoridade do seu site fiquem atentos ao seu domínio e diminuam as chances de você aparecer na primeira página de busca, por exemplo.
Desconfie também de anúncios em sites que você não conhece. O melhor jeito de construir uma boa reputação na internet é ter conteúdo de qualidade, consistência, frequência e fazer parcerias sérias, com marcas reconhecidas e que também produzem conteúdo de qualidade.
4) Esteja nas Redes Sociais
Basta pensar nas contas que você segue no Instagram ou as páginas que acompanha no Facebook – aposto que tem aquele perfil que sempre posta uma dica de decoração que você gosta, aquele outro que fala de um tema que você acompanha, a empresa de vinhos ou de qualquer outro produto que você compra (ou pretende comprar um dia).
O fato é que as redes sociais viraram o grande cartão de visita de uma marca. Quando alguém fala de um produto ou serviço que você ainda não conhece, a primeira coisa que você faz é buscar a empresa no Google para ver se tem fotos no site ou procurar o perfil em alguma rede social.
Quando você gosta muito de uma marca, provavelmente segue no Instagram para acompanhar as novidades, dicas e qualquer outro conteúdo que ela compartilhe por lá.
Esse é o espaço que você tem para mostrar os seus produtos e serviços (algumas redes sociais disponibilizam a categoria de loja para que você possa cadastrar os seus produtos e vender pela plataforma), divulgar os seus conteúdos, compartilhar novidades, gerar engajamento com os seus clientes e potenciais clientes e levar tráfego para o seu site. Também é um espaço onde as pessoas podem entrar em contato com você para tirar dúvidas.
5) Analise os seus resultados e melhore a sua estratégia
Esse é um trabalho contínuo. De nada adianta você fazer o seu site, divulgar os seus produtos e serviços por e-mail, tomar todos os cuidados para não cair no SPAM e ter um perfil nas redes sociais se você não acompanha os seus resultados para saber o que está funcionando e o que não está para aprimorar cada vez mais.
Quantas pessoas visitam o seu site por dia? Quantas pessoas visitaram o seu site este mês? Em relação ao mês anterior, o número de visitas aumentou ou caiu? O que pode ter ocasionado esse resultado?
E os seus e-mails: as pessoas estão abrindo? Estão clicando nos links? Quais foram os e-mails que mais geraram abertura e clique? Quais foram os produtos mais vendidos? Os serviços mais contratados?
Nas suas redes sociais, quais são os posts que mais geram engajamento? Quais são os que mais levam pessoas para o seu site? Em qual horário do dia os seus posts performam melhor?
Essas são algumas perguntas que você deve se fazer para acompanhar as métricas do seu negócio a fim de sempre aprimorar a sua estratégia e conquistar mais reputação e vendas.
Parece muita coisa e é mesmo! Mas com dedicação, estudo, paciência e consistência, os seus resultados vão chegar.
Se você tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda em qualquer um dos pontos acima, a Lina está aqui para te atender! Será um prazer conhecer o seu projeto.