Você não sabe qual é a diferença entre Branding e Design e não entende bem o que significam esses dois conceitos? Não se preocupe! É comum que eles causem confusão e, por vezes, sua má interpretação gere uma demanda pelo serviço errado ou expectativas fora da realidade.
Entender a diferença entre Branding e Design é fundamental para entender do que uma empresa realmente precisa. Ainda: é preciso entender que não é porque uma empresa faz um trabalho incrível de design que está fazendo branding da melhor forma. O mesmo vale para o contrário.
Ambas as ações estão interligadas e, por isso, clientes podem se confundir com os conceitos. Veja, a seguir, a diferença entre elas e veja como identificar do que a sua empresa necessita neste momento.
O que é Branding e quando ele é necessário
Branding, como o nome diz, refere-se à marca (brand) de forma abrangente, ou seja: ele engloba a criação da marca, trabalhando seu conceito interno e percepção do público em relação a ela.
Um trabalho de branding garante que todas as suas ações sejam focadas na visão, missão e valores da marca. Isso vale para ponto de venda, site, cartões de visita, logo, assinaturas, etc. De forma resumida, ele garante que toda a comunicação, tanto verbal quanto visual, seja direcionada para um mesmo conceito.
Algumas empresas necessitam de um trabalho de branding 360. Essa estratégia engloba todas as manifestações da marca e é mais abrangente.
Quer um exemplo de Branding? A Melissa, marca de sapatos, tem uma comunicação visual que a diferencia de qualquer outro negócio e, além disso, tem um cheirinho inconfundível.
Você provavelmente já entrou em uma loja Melissa ou sentiu o cheiro de um calçado da marca, né? Imediatamente, você reconhece de onde ele vem.
Essa estratégia olfativa é uma extensão do processo de Branding, que também pode ser aplicado a texturas diferenciadas, músicas específicas, entre outros elementos.
Você pode ler mais sobre Branding no artigo: Por que a sua marca precisa de um projeto de branding?
O que é Design e para que ele serve?
O Design é a concepção visual da marca, produto ou conceito. O profissional que cuida dessa parte é o designer, que dá forma física e funcional a uma ideia ou conceito de marca.
Seu trabalho envolve a criação de logos, imagens de divulgação, diagramação de materiais e outras formas de expressar visualmente a identidade da empresa.
Um design bem feito comunica uma ideia ou conceito, por meio de um processo criativo e sistematizado. Além do aspecto visual, ele engloba planejamento, pesquisa, entendimento do problema e produção.
O design visual influencia diretamente na seleção dos produtos e serviços que as pessoas pretendem adquirir. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Missouri de Ciência e Tecnologia, uma pessoa leva apenas 2,6 segundos para se concentrar em um elemento específico de uma página web quando ela é carregada. A partir daí, ela rapidamente forma uma opinião com base no que viu.
Como falamos acima, Branding e Design são ações complementares e, por isso, confundem tanto. De forma resumida, podemos dizer que:
- A criação da marca (Branding) é um processo que envolve a criação do nome e do conceito, bem como a linguagem e a atuação no mercado.
- O Design representa a expressão visual de todas essas informações, dando forma, cor e tamanho a todos os conceitos estabelecidos pelo Branding.
Importante: um profissional de Design não cria uma marca sozinho, ao passo que o profissional de Branding precisa de um designer para transformar seu conceito em realidade.
Como integrar Branding e Design
Dado que ambos os conceitos se complementam, é fundamental integrar os dois para ter o melhor resultado para a marca, fazendo com que ela seja percebida e admirada pelo cliente.
Um exemplo de integração é a marca de calçados Havaianas.
Se antes seus chinelos eram considerados um item voltado às classes C e D, depois de um processo de rebranding, ela se tornou algo desejado também por pessoas com um poder aquisitivo mais elevado.
O trabalho das equipes de Design foi criar produtos com desenhos mais simplificados e elegantes, com detalhes nas tradicionais tiras de borracha, antes confeccionadas apenas na cor azul claro.
Com esse processo – que levou anos – a marca conseguiu se reposicionar e, atualmente, é a favorita de celebridades e das classes mais altas, com itens refinados, personalizados e que atendem aos mais variados gostos.
Embora se confundam, Branding e Design são estratégias que precisam ser bem avaliadas pelas marcas, afinal, são elas que aproximam o negócio do cliente e apresentam seu produto ou serviço a ele.
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