O logo é parte fundamental da identidade visual de uma marca. Ele traduz pontos importantes da empresa, como seus valores, objetivos e público-alvo.
E justamente por isso, é recomendável que seja construído após uma análise precisa das características da empresa e do posicionamento desejado por ela, mas como escolher o profissional ou empresa ideal para fazer isso?
Um logo precisa traduzir a personalidade do negócio e reproduzi-la em diversos aspectos. Ela se traduz nas formas, cores e estilo da identidade visual, que é composta, basicamente, pelas cores e logo da marca.
Se você precisa confeccionar o logo da sua empresa e está em dúvida, nós te ajudamos a identificar a melhor parceria para fazer isso!
Antes de mais nada, porém, é importante entender o que é logo e o que ele representa.
O que é logo e qual é sua importância
O logo representa graficamente uma empresa. Ele é feito com base em uma série de habilidades de design, aplicações inteligentes e teoria criativa – algo estudado e aplicado por designers.
Há quem ainda acredite que apenas inserir o nome da empresa dentro de um círculo ou quadrado e aplicar a cor de sua preferência configura um logo. Infelizmente, essa não é a abordagem ideal, pois as formas, cores e elementos visuais carregam significados para o nosso inconsciente que influenciam a forma como a sua marca é percebida.
Então, se você escolhe uma forma ou um elemento visual aleatório para o seu logo, ele pode gerar percepções que não condizem com o que a sua marca representa. Um exemplo é passar a impressão de marca tradicional e clássica, quando, na verdade, sua empresa é despojada.
Acha que isso não é possível? Propomos um exercício: repare no logo de 5 coisas que estão perto de você e pense no que você espera da empresa quando vê esse logo. As identidades visuais bem pensadas, traduzirão exatamente o que a empresa é. Enquanto outras, nem tanto – ou nem perto.
Para que seja considerado um logo de qualidade e adequado à identidade visual de uma empresa, ele precisa ter alguns elementos.
Aqui neste artigo, produzido pela Head de Design da agência, Celina Coelho, você pode aprender um pouco mais sobre como o seu logo influencia na forma como a sua empresa é percebida e quais são os elementos que determinam um logo de qualidade.
Entendidos esses pontos e a importância do logo para uma empresa, é hora de escolher o profissional ou agência ideal para o seu negócio!
5 pontos a considerar antes de escolher um profissional ou agência para fazer o seu logo
Existem algumas características que são essenciais para serem avaliadas no momento de contratar. Lembre-se de que o logo é apenas uma pequena parte de toda uma ação de branding que deve ser criada para posicionar e definir a identidade visual de um negócio.
Os 5 pontos primordiais a serem considerados no momento de criar um logo são:
1. A experiência do profissional
Antes de contratar uma empresa ou profissional independente, é preciso checar sua experiência com design de logo. Vale a pena olhar projetos anteriores para ter uma ideia do seu nível de habilidade.
Observe se os trabalhos são de empresas reais e veja se já houve algum trabalho feito para empresas do mesmo setor (isso é desejável, mas não obrigatório).
Tenha em mente que um designer ou agência com profissionais talentosos podem executar qualquer projeto, adaptando seu estilo para atender às suas necessidades da melhor forma. Entretanto, é interessante ter uma ideia antes do trabalho para ver se te agrada.
2. Opiniões e depoimentos
Para saber se alguém é bom, é preciso ouvir a opinião de quem já trabalhou com a empresa ou o designer. Vale pesquisar o que acham antigos clientes ou colegas de trabalho, se for possível.
Vale a pena saber se os prazos são respeitados, se sabem fazer uma boa defesa dos logos e se o resultado atingiu a expectativa.
3. Conheça o processo de criação
Fuja das “fábricas de logos”. Para que seja bem feito, um logo precisa ser estudado e concebido com base em diversos aspectos, então, não é recomendável fechar negócio com alguém que prometa um logo em um dia, por exemplo.
Não existe um prazo padrão para completar o serviço. Isso varia de acordo com a agência ou profissional, mas não se faz um estudo completo da empresa e a criação da linguagem visual do dia pra noite.
Esse tempo é necessário porque o designer de logo precisa fazer uma longa pesquisa antes de começar a desenhar. Ele avalia as informações passadas por você e utiliza pesquisas para obter o máximo de informações sobre seu público.
4. Avalie o preço
O valor cobrado por um designer ou agência para criar um logotipo deve se encaixar no seu orçamento, mas também precisa considerar o trabalho de um profissional experiente e que estudou muito para conceber logos de qualidade.
Uma boa forma de calcular quanto gastar nisso é destinando uma verba específica para o design, considerando que ele corresponde por aproximadamente ⅓ do trabalho de identidade visual de uma marca. Por isso, é importante equilibrar seus recursos e entender a importância dessa parte para o sucesso do negócio.
Avaliados esses pontos e escolhida a empresa ou designer, o próximo passo é coletar informações para iniciar a construção do conceito. Vale a pena reunir dados sobre o histórico da sua empresa, do público-alvo, de competidores, objetivos, etc.
Depois, é hora de confiar no profissional e nas suas recomendações. Lembre-se sempre de que o resultado não deve agradar apenas a você, mas a seus clientes, criando uma conexão entre eles e a companhia.
A Agência LINA é especializada na criação de logotipos e identidade visual de empresas. Conheça o nosso portfólio e veja como podemos ajudar o seu negócio a se posicionar no mercado!