Quanto mais popular for a identidade visual de uma marca, mais facilmente ela alcançará o reconhecimento do público. Parte desse trabalho depende, sem dúvidas, da escolha do logo, que é feito, no início do negócio, com o objetivo de representar os propósitos da marca.
Acontece que, com o passar do tempo, pode ser que a marca mude seu posicionamento ou o logo simplesmente não converse mais com seu público-alvo. Neste caso, é preciso revisar a identidade visual, revendo o logo, que pode receber alguns retoques ou ser totalmente refeito.
Como, afinal de contas, é possível identificar que seu logo precisa de uma renovação? A seguir, falamos sobre os 7 indícios de que você precisa de ajuda com o seu logo!
Quando é necessário pedir ajuda com o seu logo
Sabemos que todo empreendedor morre de medo de alterar o logo. Isso porque, depois de muita dedicação para fazer um negócio prosperar, ele não quer correr o risco de ter um logo que não represente os valores do negócio ou afaste os clientes, é claro.
Além disso, existe o apego à marca, que faz com que muitos fiquem relutantes em alterar o logo.
Entender quando é hora de mexer nele é fundamental para manter sua empresa sempre atualizada e se comunicando bem com o público-alvo. Veja, a seguir, os principais indícios de que é o momento exato de fazer isso.
1 . O logo não reflete o posicionamento da sua empresa
Será que o seu logo conversa com o seu consumidor, se comunica com seu público-alvo e reflete a visão e o posicionamento da empresa? Por vezes, é comum que os valores e objetivos da marca sejam alterados, mas o logo, não.
Uma boa deixa para mudar o logo pode ser a o momento da criação de uma linha de produtos, por exemplo, ou evoluções no portfólio, que requerem uma forma diferente de a empresa se comunicar com a audiência.
Quando o logo não reflete o posicionamento da empresa, é importante contar com ajuda especializada para entender que as mudanças estratégicas têm o objetivo de conquistar um novo público e fidelizá-lo. Com isso em mente, é possível combinar o que foi a marca e o que ela é agora.
Dá uma olhada nestes exemplos de marcas que mexeram em seus logos sem, no entanto, perderem a essência.
Dica: ao buscar um profissional ou agência para refazer o seu logo, evite pedir muitas opções. Isso porque, se a sua empresa tem foco específico, não faz sentido apresentar várias soluções diferentes. Ao fazer isso, você pode prejudicar sua tomada de decisão.
2. Você não recebeu o manual de aplicação dele
Quando a identidade visual de uma marca é criada, o profissional ou agência deve entregar, ao final do trabalho, um manual de aplicação do logo, que traz instruções de como ele deve ser utilizado e aplicado.
Desta forma, é possível fazer o uso correto do logo, suas cores, tamanhos e especificidades, em materiais diversos.
O logo é o coração do manual de identidade visual e, por isso, tem um capítulo especial só dele neste material. Quando se consulta o manual de identidade visual, evita-se, por exemplo, que o logo seja aplicado em um fundo inadequado ou de forma distorcida, que textos sejam escritos com fontes fora do escopo, ou que cores que não fazem parte da paleta sejam usadas.
Na hora de realizar campanhas promocionais, é fundamental que a empresa passe para a agência seu manual de identidade visual, para que ela seja desenvolvida seguindo o protocolo da marca. Ali, estão contidas todas as variações do logo, incluindo positivo/ negativo.
Se você não possui uma diretriz de como aplicar seu logo, provavelmente é hora de revê-lo.
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Você recebeu apenas uma imagem de logo e a utiliza pra todos os materiais, independentemente de qual for a cor de fundo ou espaço? Este é um indício de que você precisa de ajuda com o seu logo.
Como falamos acima, quando é feito um trabalho de identidade visual de uma marca, são confeccionados logos em diferentes versões e aplicações, como na horizontal, vertical, com fundo escuro, claro, entre outras variações.
Estas versões do logo e as diretrizes evitam alongamentos ou achatamentos da imagem, bem como uso de cores diferentes das instituídas.
Abaixo, trazemos um exemplo de como o manual traz as variações de logo. Olha só:
4. O logo é ilegível ou gera dupla interpretação na leitura
Sabe quando você bate o olho em um logo e não entende bem o nome que está escrito ali? Esse é um dos grandes erros quando o assunto é identidade visual e indica que sua empresa precisa de ajuda o quanto antes.
A identidade visual é um conjunto de elementos gráficos e símbolos que representam os valores e princípios de uma organização. Entretanto, para que ela funcione, é preciso que haja um bom diálogo entre as cores, o logo e a tipografia da marca estampada em produtos, cartões de visita, portfólio e material promocional.
Muitas vezes, o problema está na fonte escolhida, que não é clara e fácil de ler. Em outros casos, há poluição visual, com muitos elementos contrastantes.
Algumas ações que um profissional pode fazer diante deste problema são:
- Repensar a fonte;
- Remover elementos desnecessários;
- Escolher cores fundamentais para a identidade da empresa e que estejam próximas em uma paleta;
- Garantir que o logo se mantenha legível em preto, branco e cinza;
- Manter um tamanho adequado para escalas menores;
- Evitar fontes pouco profissionais, como Comic Sans e Calibri.
Garantir que o logo seja entendido pelo cliente é fundamental para criar uma relação da marca com o consumidor. Por isso, é fundamental investir nesse ponto.
5. O logo é muito parecido com o logo do concorrente
Empresas que atuam em um mesmo segmento podem até utilizar um esquema de cores parecido no logo, mas é preciso evitar que eles fiquem semelhantes demais.
Isso pode gerar confusão na mente dos consumidores e, certamente, não é algo bom para a sua empresa (ou o concorrente). Em alguns casos, você pode até ser acusado de plágio, o que pode gerar uma grande dor de cabeça.
Ao contrário do que se imagina, logos parecidos não são exclusividade de amadores. Marcas famosas também fazem isso, olha só!
6. Sua empresa se atualizou, está em outro momento e seu logo não
Se você mudou o modelo de negócio ou expandiu as operações da sua empresa, provavelmente é necessário inovar o logo.
Organizações passam por muitas fases e diversos momentos e com o logo não é diferente. Imagine, por exemplo, se a moda não evoluísse e as peças fossem sempre as mesmas?
Empresas evoluem e mudam seu posicionamento o tempo todo. Se a sua empresa passou por diversos momentos e fases e o logo ainda segue o mesmo por dez anos, por exemplo, tem algo de errado aí.
7. As cores não são apropriadas para o seu negócio ou segmento
A psicologia das cores desempenha um papel muito importante na identidade das marcas. Isso porque as cores influenciam a percepção dos clientes e desperta várias sensações.
No caso de combinações de cores para um logo, é fundamental combinar, no máximo, duas ou três cores. Um logotipo com uma única cor também é possível.
Se, ao investigar o seu logo e observar as cores utilizadas você perceber que elas se diferenciam muito das outras empresas do segmento, pode ser hora de buscar ajuda para refazê-lo.
Neste artigo, você confere dicas de como escolher a melhor combinação de cores para a sua marca. Vale a pena ver!
Especialista em identidade visual, a Agência LINA pode ajudar a sua marca a redefinir o logo de acordo com o seu momento, área em que a empresa atua e seus objetivos. Confira o nosso portfólio e saiba mais sobre o nosso trabalho!