No dia 29 de outubro é comemorado o Dia do Livro, que, assim como a música, o cinema ou o teatro, também é considerado uma arte. Inspirados por essa data, trouxemos aqui 5 dicas de livros que podem render bons insights a quem está tocando um negócio ou precisando se aprofundar um pouco mais em marketing e vendas.
Quem é empreendedor ou trabalha com marketing deve sempre estar atento a todas as novidades do mercado e se atualizar sempre. Por isso, vale a pena extrair o máximo de aprendizado de quem conseguiu ótimos resultados e entende do assunto.
Que tal aproveitar para colocar a leitura em dia e ainda capturar insights para o seu negócio? A seguir, listamos 5 dicas de livros que empreendedores e profissionais de marketing precisam ter na cabeceira!
1. Rápido e devagar: duas formas de pensar (Daniel Kahneman)
Eleito um dos melhores livros de 2011 pelo New York Times Book Review, Rápido e Devagar foi escrito por Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia por questionar a ideia de que a nossa tomada de decisões é essencialmente racional. Um dos mais importantes pensadores do século XXI, ele impactou profundamente muitas áreas com suas ideias, incluindo economia, psicologia, medicina e política.
Nesta obra, ele apresenta uma visão inovadora sobre como a mente funciona e as decisões são tomadas. Segundo ele, há a forma rápida e emocional e outra mais lenta e lógica. Daniel também explora os defeitos e vícios do pensamento rápido e dá dicas sobre como são tomadas as decisões nos negócios e na vida pessoal.
2. A lógica do Cisne Negro (Nassim Nicholas Taleb)
O autor mostra, neste livro, que estamos constantemente à mercê do inesperado. Esses acontecimentos imprevisíveis, chamados por ele de Cisne Negro, nada mais são do que um evento imprevisível, que gera resultados impactantes e, depois, exige de nós um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável.
Para Nicholas Taleb, os cisnes negros são a base de quase tudo o que acontece no mundo, da ascensão das religiões à vida pessoal de cada um.
Na obra, ele oferece ferramentas que nos permitem lidar com os cisnes negros e tirar proveito deles, utilizando análises que englobam a teoria das probabilidades, negócios, ciências cognitivas.
3. Criatividade S.A. (Ed Catmull)
Ed Catmull conta, nesta obra, a trajetória da Pixar, mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade. Co-fundador da empresa, ele mostra como se faz a cultura de criatividade, inspirando negócios de pessoas em todo o mundo.
O autor explora aspectos utilizados na criação de clássicos como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo. Para ele, a tecnologia nunca deve se sobrepor a uma boa história e sempre é necessário encontrar o lado positivo do fracasso.
Atual presidente da Pixar e da Walt Disney Animation Studios, Ed narra a trajetória da empresa que revolucionou a indústria de animação cinematográfica, abordando pontos como inovação, gestão de pessoas e conselhos de negócios.
4. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)
Embora tenha sido publicado em 1937, esse livro traz ensinamentos importantes até hoje sobre as relações humanas. O autor traz dicas de técnicas para ser bem sucedido nos relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais – algo essencial a qualquer empreendedor.
À primeira vista pode parecer apenas um livro de autoajuda, mas seu conteúdo certamente influenciará quem trabalha com marketing e está empreendendo. Afinal de contas, a base para qualquer negócio (grande ou pequeno) são as relações humanas, concorda?
5. A arte de fazer acontecer (GTD – Get Things Done – David Allen)
Quem pretende empreender e ter seu próprio negócio precisa saber como gerenciar informações e estabelecer prioridades. Neste livro, o autor dá algumas dicas sobre como ser mais produtivo e eficiente, gerenciando informações sem erros ou falhas – o que evita retrabalhos.
Considerado a principal autoridade no campo da produtividade, Allen trabalhou com os melhores e mais brilhantes talentos do mundo. Ele defende a teoria de manter “a mente clara como água”, equilibrando vida pessoal e profissional.
Essas são nossas 5 recomendações, mas é claro que existem outros muitos livros interessantes para quem empreende e trabalha com marketing. Todos os que indicamos aqui estão disponíveis na Amazon.
Se você já leu algum deles, conte pra nós o que achou e deixe suas dicas de obras aqui! E, se quiser se inspirar, confira a nossa seleção de filmes para empreendedores, designers e curiosos.