Você criou um site, desenvolveu identidade visual para a sua marca e, aparentemente, tudo está perfeito. Entretanto, os resultados não aparecem e você não consegue engajar os clientes ou retê-los? Provavelmente, há algum problema com o design do seu site.
É muito comum, ainda nos dias de hoje, que os negócios invistam em um design com boa aparência em vez de um que aumente suas taxas de conversão. Embora pareçam sutis, esses erros podem comprometer seriamente a saúde do seu negócio.
Um design de site que não funciona torna a ação de comprar mais difícil, apresentando dificuldades e problemas que afastam o consumidor. Se isso acontece com a sua marca, é hora de corrigir problemas no design para elevar tráfego, leads e vendas geradas.
Veja, a seguir, quais são as três principais razões pelas quais um design de sites não funciona e como corrigi-las!
Por que o design da sua marca não está funcionando
Antes de mais nada, é fundamental dizer que, ao pensar no design de uma marca, é recomendável ter um planejamento completo sobre seus valores, objetivos, público-alvo e onde pretende chegar.
Depois, é hora de criar materiais alinhados a esse posicionamento, passando por tipografia adotada, logo, cores utilizadas, estratégia de comunicação nas redes sociais e site, que é o cartão de visitas da sua marca online.
Independentemente de qual seja a área de atuação da sua empresa, é importante saber que, embora cada empresa tenha sua identidade, existem alguns pontos que servem para a construção de um bom layout (funcional e atraente). Há, ainda, erros que precisam ser evitados a todo custo. São eles:
1. O site é bonito, mas não é funcional
Você pode criar um site lindo, impecável, com belas imagens e tudo o mais. Entretanto, se ele não favorecer a experiência do seu usuário, provavelmente este trabalho será em vão.
Sabe quando você entra em um site pra fazer uma compra, mas a página não carrega direito, você não encontra os produtos que deseja, é difícil comprar pelo celular ou há várias mensagens de erro?
O que você faz quando isso acontece? Provavelmente, desiste da compra, né?
Então… quando um usuário se depara com um site pouco funcional, a tendência é abandoná-lo e, consequentemente, você perde vendas e um possível advogado da marca.
Quer exemplos de alguns pontos que estragam a funcionalidade de um site?
Falta de design responsivo
Esse é um dos pontos-chaves no design de qualquer site. Por meio do design responsivo, o usuário poderá acessar seu site através de qualquer dispositivo, seja ele um smartphone, tablet ou computador. É preciso garantir que a visualização dos itens e barra de menus seja perfeita em qualquer equipamento.
Navegação ruim
O usuário precisa de uma boa usabilidade para navegar sem problemas pelo seu layout. É importante criar menus de fácil acesso, simples e apenas com a informação necessária, evitando excessos de páginas.
Falta de calls-to-actions
Se você deseja vender um produto ou serviço, precisa deixar isso claro e o caminho bem fácil para os clientes. Vale usar títulos persuasivos e impactantes, seguidos por um link com a página de vendas ou banners bem posicionados nas áreas nobres da sua página.
Imagens ruins
Todo mundo gosta de abrir um site e ver imagens bonitas, com boa resolução, bem distribuídas pela página e que não pese demais.
Quem trabalha com vendas online precisa, mais do que ninguém, investir em fotos de qualidade das peças, que devem ser exibidas em todos os ângulos. Assim, o usuário consegue enxergar exatamente o que pretende comprar.
Paleta de cores ou tipografia incoerentes
Não basta escolher uma fonte que seja agradável para você ou cores que sejam simpáticas. Um site com design atraente precisa combinar uma tipografia pensada para o seu negócio e as cores que refletem os valores e objetivos da marca da melhor forma.
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2. O site não está adequado ao seu público
Identificar as personas da sua marca é uma ação fundamental para criar um site que se adeque ao seu público-alvo. Isso porque, quando você sabe quem é o comprador dos seus produtos e serviços, consegue montar um conteúdo específico para as suas necessidades.
O processo de identificação e criação de uma persona envolve o levantamento de alguns dados:
Quem são seus clientes?
Com o que eles trabalham?
O que fazem em seus dias?
Que canais utilizam para se informar?
Quais são suas maiores necessidades?
Como o seu produto ou serviço pode suprir uma necessidade delas?
Ao ter acesso a essas informações, é possível criar estratégias específicas para esse cliente, com base em seus hábitos, objetivos, dores e necessidades.
Um site que não considera isso, não se comunica bem com o público e tem mais dificuldades para converter acessos em vendas.
Pense em um exemplo básico: você está buscando um produto um pouco mais refinado para presentear alguém e, quando entra em um site, se depara com imagens, fontes e estilo que remetem a um lugar mais simples. Mesmo que a qualidade seja boa, se você não conhece o produto, provavelmente não considera esta empresa para a ocasião.
Por isso, um site, por mais simples que seja, precisa mostrar claramente às pessoas os seus produtos ou serviços, entrar em contato, saber o seu endereço (caso tenha um local físico de atendimento) e cadastrar um e-mail para receber notícias e novidades sobre a sua empresa.
Lembre-se: manter a boa comunicação com o seu cliente e com seus potenciais clientes é uma das chaves para manter a sua credibilidade.
Você não tem uma identidade visual bem definida e completa
Sabe quando você tem uma versão apenas de logo e a utiliza para todos os materiais, sem diretrizes claras, paleta de cores ou indicação de aplicação?
O manual de identidade visual evita que isso aconteça, porque ele orienta qualquer profissional que for utilizar o seu logo em materiais de divulgação a usá-lo da forma correta.
Neste documento, entregue pelo designer ou agência após a análise de identidade visual, constam pontos como:
- Diretrizes de aplicação do logo;
- Paleta cromática completa com cores principais e complementares;
- Definição de tipografia para os seus diferentes usos;
- Tom de voz da marca
Este manual deve nortear toda a comunicação da empresa, desde cartões de visitas até sites, materiais de divulgação e posicionamento nas redes sociais.
A identidade visual faz com que o seu negócio seja reconhecido pelos clientes ao baterem o olho em uma peça. Ela pode ser refletida nas grandes empresas, que a gente reconhece de longe, mas vale também para as pequenas, que conseguem se tornar parte da rotina de seus consumidores e serem reconhecidas apenas por um símbolo.
Quando a identidade visual de uma marca não é bem-feita, ela não consegue transmitir os valores da sua marca, seu posicionamento e a sua forma de se comunicar com o mundo. Alinhada ao branding, a identidade visual é a ferramenta que passa ao público sua mensagem, desperta sentimentos/emoções e mostra quem a sua marca é.
Se você identificou um desses problemas (ou todos) com o design do seu site, é hora de buscar ajuda de quem entende do assunto. Conte com a Agência LINA para avaliar sua identidade visual e criar o melhor design para a sua marca!