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10 motivos para investir em Identidade Visual desenvolvida por um profissional

História da marca resumida em um logo, uma frase, um conjunto de cores e uma fonte específica. Esse, resumidamente, é o objetivo da identidade visual, ainda vista por algumas empresas como algo secundário ou que pode ser feito “em casa”.

A identidade visual de uma empresa vai muito além de escolher um logo ou uma fonte que agrade. Ela resume a essência de uma marca e pode oferecer inúmeras percepções ao consumidor, tais como reconhecimento do nome, percepção de qualidade, credibilidade e compreensão de símbolos. Esse conjunto, se bem desenvolvido e planejado, faz com que o cliente opte ou não pelo seu negócio ou produto.

Para que seja bem executada, a identidade visual precisa ser concebida por um profissional especializado. É ele quem avalia todos os pontos do negócio e os traduz em logotipo, paleta de cores, estruturação dos elementos visuais, tipografia, entre outros tantos pontos essenciais para impactar positivamente o consumidor.

Você sabia que o processo de tomada de decisão não é racional? Ele começa no inconsciente, com alguns estímulos em áreas específicas do cérebro. Propagandas, sons, cheiros e elementos visuais ativam essa área mais instintiva do cérebro para, depois, o processo final de decisão ser tomado pelo raciocínio lógico.

Quer saber por que é imprescindível investir nela? Veja, a seguir, 10 razões para investir em identidade visual criada por profissionais!

 

1. Reconhecimento de marca

Há muitos exemplos de ações de identidade visual bem feitas. Podemos mencionar algumas famosas e clássicas, como Coca Cola, McDonald’s, Nubank, Nike e Havaianas. Esses são cases bastante estudados e que conseguem melhorar cada vez mais sua conexão com o público-alvo.

O logo tem um papel muito importante nesse processo e, por isso, é fundamental que ele seja criado por um especialista. Lembre-se de que a mente humana identifica padrões e, quando reconhece algo do tipo, geralmente o ignora. Entretanto, se uma identidade visual rompe esse padrão, o cérebro se “encanta”, entrando em um processo de tomada de decisão e, depois, na jornada de compra.

 

Identidade Visual Coca-Cola
Um exemplo de reconhecimento de marca conquistado pela identidade visual é que você nem precisa ver o logo para saber que essa imagem é da Coca-Cola

 

2. Consolidação no mercado

Com uma identidade visual bem posicionada e que reflita seus valores, objetivos e diretrizes, você traz confiança à empresa e a posiciona diante de seu público-alvo, pois traz personalidade, consistência e originalidade, traduzindo seus valores, causas e objetivos.

A consolidação no mercado acontece por meio de etapas, que são trabalhadas no processo de criação de identidade visual. Seu negócio está consolidado quando:

  • É o primeiro (ou um dos primeiros) a ser mencionado quando o cliente é questionado sobre determinado produto ou serviço
  • É facilmente reconhecido no mercado
  • O consumidor se lembra dele com facilidade, de maneira espontânea ou sugerida

O profissional de identidade visual é quem melhora a presença desses indicadores, fazendo com que sua empresa se torne referência. Isso eleva as chances de os clientes a procurarem para adquirir mais produtos ou serviços.

 

Identidade Visual Omo
Por muito tempo marca Top of Mind da categoria, a Omo é um exemplo de marca consolidada com todas as características que descrevemos acima.

 

3. Identificação com o público

Quando o cliente passa a se identificar como parte da sua marca, confiando em seus valores, ele adquire um produto ou serviço com mais facilidade. Se ele fica satisfeito com o resultado, a tendência é de que ele volte a comprar da mesma empresa. Se, no entanto, a marca não tiver uma boa identidade visual, você corre o risco de o consumidor não encontrar a empresa para comprar novamente.

Um exemplo é a marca Benetton, originária da Itália, que tem um posicionamento bastante claro e defende valores que geram identificação com seu público. Oliviero Toscani, fotógrafo oficial da marca desde 1982, criou diversas imagens irreverentes, chocantes, questionadoras e engajadas em diversas causas como o racismo, a AIDS, a guerra, política, etc. Até hoje, a marca italiana é reconhecida por seu engajamento em inúmeras iniciativas.

 

Campanha Benetton
A Identidade Visual da Benetton é baseada em cores muito vivas e imagens que trazem diversidade e representatividade como forma de demonstrar seu apoio a diversas causas sociais.

 

4. Mais rentabilidade

Quando você investe em uma boa identidade visual, mais valor agrega à percepção gerada ao consumidor e, como consequência disso, mais pessoas desejam consumir seu produto ou serviço, que pode até se tornar um objeto de desejo. Isso gera divulgação espontânea e, consequentemente, menos gastos com ações de marketing.

A partir daí, basta apenas reavaliar, de tempos em tempos, se ela ainda continua em linha com seus valores, cultura e projetos nos quais está envolvida. Você pode ler mais sobre isso no artigo: Rebranding: o que é e como identificar se é hora de fazer o da sua marca

 

Identidade Visual Starbucks
Quem nunca viu ou tirou uma foto com um copo do Starbucks que atire a primeira pedra. A marca se tornou objeto de desejo e só de olhar para o logo, mesmo que não tenha o nome da marca ou nunca tenha consumido, você sabe do que se trata.

 

5. Posicionamento alinhado à sua cultura

Sabe aquela marca que quer passar de descolada, mas, na verdade, é cheia de processos e ultra careta? Provavelmente, se ela adotar uma identidade visual que não esteja alinhada à sua real cultura, não terá sucesso.

Escolher a melhor forma de se comportar no mercado é fundamental para ter clientes fiéis e identificados com a marca. Vale avaliar o que você prega e no que sua empresa acredita e, com base nisso, alinhar a identidade visual.

 

Posicionamento Netflix
A Identidade Visual da Netflix que em muito remete a uma tela de cinema, traz na tipografia e nas cores a imagem de empresa séria e estável, mas que não é rígida e durona – o espaçamento entre as letras e a leve curvatura do logo trazem essa sensação para o seu inconsciente. Imagine um espaçamento menor entre as fontes e todas as letras retas e alinhadas para ver como muda a sua percepção.

 

6. Diferenciação no mercado

Em um universo com cada vez mais concorrência, produtos similares e inúmeras oportunidades, diferenciar-se é imprescindível para não “morrer na praia”. Empresas do mesmo nicho tendem a utilizar estilos semelhantes quando, na verdade, elas precisariam ousar em suas ações. Uma boa identidade visual oferece essa diferenciação sem destoar a comunicação do seu ramo de atuação.

Você conseguiria imaginar um cartão de crédito roxo, por exemplo? A Nubank conseguiu isso…

 

Cartão roxo nubank
Diferenciação é a palavra para o cartão de crédito roxo que não passou despercebido por nenhum estabelecimento! Se você tem o “roxinho”, como a marca apelida o cartão, desde os primeiros anos do Nubank, certamente já viu alguém olhar intrigado ou te perguntar que cartão é esse. Ele não passa batido em lugar nenhum.

 

7. Associação espontânea do consumidor

E ainda falando dele, o Nubank, o consumidor precisa enxergar, em elementos do seu dia a dia, alguma coisa que o faça lembrar da sua marca. Isso vale para o roxinho da Nubank ou o vermelho e amarelo do McDonald’s, por exemplo. O importante é estar sempre presente.

 

Feed do Instagram Nubank
A marca traz a principal cor da sua Identidade Visual em todos os elementos gráficos – do cartão aos produtos digitais e redes sociais. Eles também utilizam a hashtag #sóvejoroxo para reforçar presença na mente do consumidor quando vê a cor da marca.

 

8. Possibilidade de expandir o nicho de atuação

Quando a identidade visual de sua marca é bem feita e já consolidada no mercado, é possível expandir o nicho de atuação. Um exemplo disso é Coca-Cola, que foi muito além dos refrigerantes e, atualmente, comercializa lápis, cadernos, mochilas, canetas e até roupas!

Nesse momento, a marca se torna objeto de desejo e deixa de ser um produto para ser um branding muito maior e, portanto, outros produtos que talvez não tenham nenhuma relação com o produto original (no caso da Coca-Cola, o refrigerante) serão desejados e consumidos simplesmente porque a marca é admirada e está atrelada a conceitos como modernidade e diversificação.

 

Campanha Coca-Cola Clothing
Mesmo para quem não consome o refrigerante, principal produto da marca, a mensagem do que ela representa está tão consolidada que se torna objeto de desejo do público. Esse, por sua vez, acaba aderindo a outros produtos que levem a assinatura Coca-Cola.

 

9. Criação de advogados da marca

Os brand lovers são o desejo de todas as marcas. Quando você se torna indispensável na vida de uma pessoa e ela, por sua vez, fala para todos sobre a qualidade de seus produtos ou serviços, passa a contar com advogados da marca. A criação dessa memória afetiva permite cobrar o preço que for e, mesmo assim, ter clientes fiéis ao seu negócio.

 

campanha nespresso
A Nespresso traz nas cores, na tipografia e nas apresentações visuais o conceito de marca elegante, séria, comprometida. Diferente do Starbucks, que se apresenta como uma marca jovem e descontraída, a Nespresso se posiciona como “café pra gente grande”. Certamente é a máquina que você vai encontrar no escritório.

 

10. Dá vida a uma marca

Esse motivo resume todos os outros. Ele, basicamente, diz que, sem identidade visual, sua marca não existe. E não é exagero dizer isso, visto que, quando é posicionada no mercado, tem seus valores, cultura e objetivos bem definidos, uma marca tem tudo para se diferenciar no mercado e se destacar perante à concorrência. Se isso não acontece, a tendência é ela, literalmente, morrer.

 

A Agência LINA tem profissionais especializados em identidade visual para garantir que sua marca se mostre da melhor forma. Vale a pena saber mais sobre a importância de ter uma identidade visual e conhecer o nosso trabalho!

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a crescer!

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  • fornecimento de Serviços, ofertas e promoções personalizadas, como conteúdos e anúncios;
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6. Da Segurança dos Dados

6.1 A LINA se compromete a dispor os melhores esforços para proteger os Dados Pessoais objeto de Tratamento contra incidentes de segurança internos e externos, acessos não autorizados e tratamentos ilegais.

6.2 Com a finalidade de garantir a segurança dos dados, a Empresa emprega esforços em conformidade com a legislação e regulamentação aplicáveis, tais como, mas sem se limitar, às diretrizes sobre os padrões de segurança estabelecidas no Decreto nº 8.771/2016 – como por exemplo o controle estrito sobre o acesso aos dados, possibilitados somente às pessoas previamente autorizadas.

6.3 O Usuário é exclusivamente e unicamente responsável pela não divulgação de suas credenciais de acesso. A Empresa não se responsabiliza por quaisquer danos sofridos em razão da divulgação das credenciais a terceiros. Quando do fornecimento de dados pessoais em outras Plataformas, esta cláusula deve ser lida em conjunto com as disposições previstas nos Termos de Uso das Plataformas a respeito.

6.4 Sem prejuízo do comprometimento da LINA em utilizar padrões rígidos e configurações de segurança para impedir tratamentos ilegais de Dados Pessoais, a Empresa não garante que está isenta de incidentes ou ataques cibernéticos, isentando-se de responsabilidade por perdas e danos decorrentes de tais eventos.

6.5 Caso haja qualquer incidente que ofereça relevante risco aos Dados Pessoais do Usuário sob Tratamento, a Empresa se compromete a cumprir a legislação e regulamentação a respeito, incluindo a notificação do Usuário e os estabelecimentos de todas as medidas possíveis para mitigação de danos.

7. Do Acesso, da Atualização e da Exclusão dos Dados

7.1 O Usuário tem o direito de conhecer as informações armazenadas a seu respeito (“Pedido de Acesso”) e solicitar reavaliações, no caso de Tratamento automático, para garantir que estejam corretas e atualizadas.

7.2 Para realizar o Pedido de Acesso, o Usuário deverá entrar em contato com a Empresa através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.3 O Usuário poderá requerer a exclusão de todos os seus Dados Pessoais objeto de Tratamento pela Empresa, desde que baseado em uma das hipóteses legais aplicáveis. Tal exclusão deverá ser requerida através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.4 A empresa poderá se reservar o direito de manter os Dados Pessoais do Usuário em casos limitados baseados no consentimento explícito ou para cumprir uma obrigação legal ou, ainda, para atender interesses legítimos, incluindo dados sensíveis (tais como informações relacionadas com a imagem, dados biométricos ou reconhecimento facial coletados durante eventuais estudos/pesquisas;

A exclusão de Dados Pessoais poderá comprometer e até impossibilitar o fornecimento dos Serviços pela Empresa. A Empresa não se responsabiliza por perdas e danos decorrentes do fornecimento limitado ou não fornecimento dos Serviços ocorridos em função da exclusão de Dados Pessoais.

7.5 A Empresa se compromete a envidar os melhores esforços para atender os pedidos de exclusão no menor tempo possível, observado eventual prazo estabelecido pelas legislações aplicáveis.

8. Disposições Finais

8.1 Esta Política será regida, interpretada e aplicada exclusivamente em conformidade com as leis brasileiras.

8.2 Qualquer cláusula ou condição desta Política que, por qualquer razão, seja considerada inválida, nula ou ineficaz por jurisdição competente, não afetará a validade das demais cláusulas presentes na Política, a qual permanecerá plenamente válida e vinculante, com força e efeito legal.

8.3 Caso a Empresa deixe de exigir quaisquer direitos ou disposições desta Política, isso não constituirá renúncia, podendo exercê-los regularmente dentro dos prazos legais.

8.4 Fica eleito o Foro da Comarca do Município de São Paulo como competente para a resolução de quaisquer conflitos ou litígios decorrentes deste documento, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

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