Como você avaliaria o seu restaurante? Acha que seu cliente reconhece imediatamente a sua marca e relaciona o negócio a uma comida deliciosa ou excelente atendimento? Caso isso não esteja acontecendo, é possível que haja problemas na identidade visual para restaurantes, imprescindível para quem está lançando um negócio ou já possui um.
Sabe quando você pensa em um restaurante e logo vem à mente aquele brownie delicioso ou aquela feijoada incrível? O que o seu restaurante tem que faz os clientes voltarem lá? Consegue identificar?
Muitos administradores de restaurantes não enxergam a identidade visual como um item urgente. Eles se concentram em encontrar fornecedores, montar a estrutura física do negócio, cardápio, etc. Mas e se o consumidor não se identificar com a sua marca? E se você não conseguir fidelizar um público? Sem identidade visual, é provável que isso aconteça, porque você não posicionou o seu negócio de acordo com seus valores, cultura, objetivos, etc.
Veja, a seguir, um checklist para fazer no seu negócio de Alimentação. É essencial atentar para cada detalhe, especialmente se estiver montando um restaurante ou os resultados não estiverem bons.
Por que é importante investir na identidade visual de um restaurante
Como você escolhe a sua comida? Ou o restaurante para um jantar romântico? Como você escolhe a sua comida entre tantas opções no delivery? Escolhemos a comida e um restaurante pelos olhos.
Aquilo que nos atrai visualmente é o que desperta a nossa primeira sensação sobre um lugar que ainda não conhecemos (que pode ser boa ou ruim). Por isso, a identidade visual é aplicada, para transmitir milhares de sensações por meio das cores, formas, tipografia e mensagens escolhidas.
A identidade visual traduz os valores da marca, seus objetivos, causas nas quais ela é engajada e até sua vertente de gastronomia. Uma marca saudável, por exemplo, terá uma identidade diferente de uma pizzaria ou churrascaria. Um restaurante cinco estrelas se posicionará de maneira diferente de um bar descontraído e por aí vai.
A primeira imagem ou sensação que as pessoas têm sobre um restaurante é denominada imagem corporativa. Ela é determinante para que o consumidor decida se vai ou não entrar e consumir o seu produto.
Quer exemplos divertidos de como a identidade visual pode ser utilizada para conquistar e fidelizar clientes? Olha só:
O Empório Jardim, padaria, bistrô e delicatessen no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, traz uma embalagem com seu logo e a frase “Cuidado: pão quente. Derrete corações.”
Já no Reserva T.T. Burger, o saco da batata frita diz “Estamos fritas” ou “Fritas com amor”.
Estes detalhes podem parecer bobinhos, mas são muito bem pensados e estudados para gerar identificação e conexão com o público e expressar o tom de voz e a identidade da sua marca. Se, por exemplo, você quiser transmitir a imagem de restaurante refinado, sóbrio, pertencente à alta gastronomia, as batatas fritas não virão com o mesmo enunciado.
Criar a identidade visual de um restaurante vai muito além de arrumar produtos em um espaço, contratar funcionários e colocar uma placa na entrada. É preciso investir em um serviço com profissionais especializados em “decodificar” o seu negócio e transformar o que ele tem de especial em materiais visuais atraentes para o seu público e que representem a essência do seu negócio.
Dicas para criar uma identidade visual para restaurantes
Quem está criando seu restaurante do zero precisa reservar uma parte do orçamento para identidade visual. Isso porque este trabalho, que vai muito além de criar um logo, por exemplo, utiliza princípios de cor e conceito para dar origem a um posicionamento de marca, dando muito mais ferramentas para alavancar o seu negócio.
Da mesma forma, quem já tem um restaurante e pretende modernizar sua comunicação precisa buscar uma agência especializada na criação de marcas, que consiga significar todos os conceitos do estabelecimento em um logo e um manual de identidade visual para restaurantes.
Com um site de qualidade, bem estruturado e que converse com seu público-alvo, as chances de o seu restaurante crescer e se tornar forte no mercado ficam muito maiores.
E as vantagens não param por aí: elas se estendem ao posicionamento nas redes sociais e pontes de relacionamento, como cardápio online, promoções e ferramentas de reserva personalizadas. Isso certamente é um diferencial nos dias de hoje!
Criando um logo para restaurantes
O trabalho de criação de logos envolve um estudo aprofundado sobre o negócio, seus objetivos, público-alvo e valores. Entretanto, de forma geral, restaurantes têm algumas cores mais utilizadas.
Existe um consenso de que as cores mais adequadas ao segmento de alimentação são vermelho, laranja e amarelo. Isso porque elas estão estreitamente ligadas ao estímulo, desejo e alegria, despertando a fome.
Basta reparar nos logos das empresas tradicionais de alimentação. McDonald ‘s, Bob’ s, Pizza Hut, Outback e muitas outras usam essas tonalidades em sua composição.
Entretanto, cores sóbrias e fontes mais simples também podem ser utilizadas quando o assunto é identidade visual para restaurantes. Isso vale, por exemplo, para locais de alimentação saudável ou, ainda, locais refinados.
Olha só alguns exemplos de logo dos melhores restaurantes do mundo. Com um trabalho bem feito de identidade visual, eles conseguem transmitir seus valores em poucas cores e elementos.
A Agência LINA pode te ajudar a criar uma identidade visual para o seu restaurante. Conheça o nosso trabalho e veja como funciona o processo!