O projeto de rebranding tem o objetivo de dar novo significado à imagem de uma empresa ou produto. Seu objetivo é mudar a percepção do público em relação à marca e, para que isso aconteça, podem ser necessárias mudanças em nome, logo, identidade visual e outros elementos.
Branding se resume a um conjunto de experiências despertadas no consumidor. Por isso, ele não diz respeito apenas a um desenho bonito, produto bacana ou cores. É um conjunto que atrai o consumidor e permite que ele faça associações à sua marca.
Quando você usa um computador da Apple, experimenta muito mais do que um produto. Você vivencia uma promessa de tecnologia, modernidade e inovação constante, além, claro, do sentimento de status e pertencimento a um grupo.
O mesmo vale para outros tantos produtos e serviços, incluindo tênis, bebidas, roupas, comidas, eletrônicos e muito mais. E o rebranding serve justamente para alinhar a sua marca ao cliente, fazendo com que ele se identifique com o seu conceito, produtos e valores e passe a advogar pela marca.
Se você (ou algum profissional de design) identificou que é hora de alterar o branding para se adequar ao mercado, é preciso investir no rebranding.
Afinal de contas, o que é necessário para fazer um bom rebranding?
O que não pode faltar em um bom projeto de rebranding
Antes de mais nada, é essencial dizer que nem todos os processos de rebranding são iguais. Dependendo da necessidade da marca, há ações que modificam completamente ou em partes a imagem da empresa.
Há três tipos de rebranding:
Rebranding parcial: ocorre quando uma marca não modifica completamente os fatores que a identificam, mas altera alguns elementos.
Rebranding evolutivo: acontece quando são realizadas pequenas mudanças ao longo do tempo. Isso permite que as pessoas se acostumem às alterações e não percebam mudanças drásticas.
Rebranding revolucionário ou radical: aqui, há uma mudança grande, que pode até envolver novos nomes e logos inéditos.
Identificado o melhor tipo de rebranding para a sua marca, o profissional de design ou agência precisa se atentar aos seguintes pontos:
1. Trajetória da empresa
É preciso se questionar sobre o que mudou na empresa nos últimos tempos. Pode ser que o trabalho de branding tenha contemplado uma marca que passou por inúmeras mudanças e, por isso, não se adequa mais àquela visão.
Vale avaliar se algo mudou, se novos produtos surgiram e se a missão da empresa continua a mesma. Tudo isso impacta diretamente na imagem da sua marca e no trabalho de branding e precisa ser analisado no momento de redefinir a sua marca.
Quer um exemplo?
Em pesquisas com consumidores, consultoras e revendedoras, a Natura obteve o feedback de que precisava resgatar os valores pelos quais era conhecida, como sofisticação, inovação e sustentabilidade.
Com base nisso, foi desenvolvido um processo de rebranding parcial. A principal mudança diz respeito ao logo, sendo que a tradicional flor que se apoia na letra T ganhou cores mais quentes e um design que dá a impressão de que está flutuando.
Com esses elementos, a marca conseguiu transmitir mais leveza, modernidade e a sensação de que a empresa está sempre em movimento.
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2. Análise da concorrência
No momento de fazer o rebranding, vale a pena analisar os concorrentes. O que eles estão fazendo? Como estão se comunicando?
É importante, ainda, avaliar quais cores estão utilizando, se houve mudança no logo ou materiais de divulgação, por exemplo.
Vale considerar tudo e tentar entender as mudanças que as empresas concorrentes fizeram em suas marcas nos últimos tempos. Isso pode te dar uma grande base para nortear do que a sua marca precisa para ser diferente e, ao mesmo tempo, melhor que a concorrência.
Um exemplo é a Skol, que começou a perceber que concorrentes como Heineken se posicionavam de maneira mais moderna e jovem, alinhada, inclusive, às mulheres.
Foi então que lançou, em 2017, no Dia Internacional da Mulher, uma campanha de rebranding. Em suas redes sociais, a empresa postou uma mensagem iniciada com a seguinte frase: “Já faz alguns anos que algumas imagens do passado não nos representam mais.”
Neste movimento, seis ilustradoras foram convidadas para reconstruir pôsteres e anúncios antigos que retratavam mulheres como objetos, de forma machista e sensualizada.
Para consolidar a mensagem, foi lançado o Slogan “Redondo é sair do seu passado”. O rebranding incluiu, ainda, novas embalagens, um logo simplificado e até o lançamento de novos produtos.
3. Próximos passos
Sua marca tem algum plano de mudança a curto e médio prazo? Tem algum objetivo ou iniciativa que você pretende concretizar nos próximos meses?
Essa avaliação é muito importante no momento de fazer o rebranding. Isso porque, caso a sua empresa já tenha alguma mudança em vista (inclusão de linha de produtos, fusão, mudança de posicionamento, de valores ou serviços prestados), é possível fazer o rebranding alinhado a essas novidades.
4. Comunicação da empresa
O que a sua empresa comunica HOJE para os clientes? O que a marca deseja comunicar daqui pra frente?
Identificar esses pontos é muito importante para o projeto de rebranding da sua empresa. Ao fazer isso, o profissional ou agência de design já consegue identificar possíveis falhas na comunicação atual e como isso pode ser corrigido para que o branding esteja alinhado ao que você deseja comunicar a partir de agora.
Um exemplo interessante é o do Espaço Unibanco de Cinema, que passou a ser Espaço Itaú de Cinema. Diante disso e com uma análise das grandes possibilidades que a marca poderia oferecer, o logo e seus materiais de divulgação foram reformulados em um processo de rebranding.
A proposta era de que o símbolo da nova marca fosse mutante, falando de toda a riqueza do universo do cinema e incorporando cada vez mais valores culturais à marca do banco.
Um ponto essencial neste momento de criação de rebranding é o estudo de cores e simbologias. Repare que, no caso do cinema, houve uma mudança radical de cores e elementos, alinhados ao novo momento da empresa.
A Agência LINA tem grande experiência em rebranding e já ajudou muitas marcas a se posicionarem corretamente no mercado. Conheça o nosso trabalho e veja como é possível tornar a sua marca ainda mais forte e reconhecida!