O branding é uma das estratégias mais eficazes para gerir uma marca, abrangendo desde divulgação até ações de marketing, imagem perante os consumidores e muitos outros pontos. Hoje em dia, ele é fundamental para todo tipo de empresa, desde as pequenas até as gigantes, mas, eventualmente, alguns erros impedem que seu resultado seja bom.
Você conseguiria identificar quais são os erros mais comuns na estratégia de branding? Será que não foi por isso que alguns clientes migraram para a concorrência ou optaram por outro tipo de produto ou serviço?
Foi-se o tempo em que não era preciso se diferenciar para se posicionar bem no mercado. Com uma concorrência cada vez maior e mais qualificada, fidelizar e conquistar sempre o cliente são ações fundamentais, além, é claro, de mostrar o diferencial do seu produto/serviço aos potenciais consumidores.
Quando se fala de branding, é comum que os empreendedores se sintam intimidados achando que esse tipo de estratégia vale apenas para grandes empresas, com grandes recursos. Isso, na verdade, já é o primeiro erro, já que branding é algo acessível e com técnicas que já podem ser aplicadas hoje mesmo!
Quer entender os principais erros de estratégia de branding e entender como eles podem afetar o seu negócio? A seguir, falamos sobre isso. Dá uma olhada!
8 erros mais comuns que você deveria evitar na sua estratégia de Branding
Entre os principais erros identificados na hora de criar e executar uma estratégia de branding estão:
1. Confundir marketing com branding
Misturar os dois conceitos é algo bem comum e que pode comprometer seriamente o posicionamento de uma empresa no mercado.
Isso porque, basicamente, branding envolve a definição de quem ou o que é sua marca. O marketing, por outro lado, é a área que faz com que as pessoas saibam disso.
Embora estejam muito relacionados, branding e marketing são coisas diferentes. É como se o Marketing fosse a máquina e o Branding, o combustível. Você deve cuidar do seu branding para, então, investir no marketing que o comunique como deve.
Outro erro recorrente é relacionar branding apenas a um logo. Branding vai muito além de design, sendo o ato conceitual de definir o seu negócio e não apenas fazer designs bonitos usando as cores da empresa.
É óbvio que o logo é super importante para qualquer empresa, além de materiais como cartões de visita e materiais de divulgação. O logotipo é a cara da empresa e trata-se da característica mais reconhecível da sua marca. Se ele não for bem desenvolvido no início, pode gerar problemas de posicionamento para a sua marca, dificultando que ela se estabeleça com a imagem que você deseja.
Quer um exemplo de um erro de branding clássico? Em 2010, a gigante varejista de roupas GAP cometeu esse erro ao lançar seu logotipo recém-desenhado, que gerou muitas reações. Como diz o ditado: “por que consertar algo que não está quebrado?”
O que aconteceu foi o seguinte: apenas uma semana após lançar o novo logo, diversos “especialistas” designers, blogueiros e consumidores começaram a criticá-lo na internet e nas redes sociais. Segundo eles, o novo logo se distanciava totalmente do anterior e descaracterizava a marca – algo negativo para a sua imagem. Foi então que, após a mídia negativa, o presidente da GAP ponderou e voltou atrás, adotando o velho e bom logo do quadrado azul e branco.
A atitude da empresa de retomar ao logo antigo devido à crítica de muitas pessoas mostrou humildade e consideração pela opinião do consumidor. Além disso, indica que nem sempre é preciso mudar o que está bom, como o logo, que deve ser alterado ou refeito após vários estudos que apontam para essa direção, como rejeição do público, descaracterização da marca, falta de identidade, entre outros fatores, como desalinhamento ao público-alvo da marca.
2. Deixar de seguir as diretrizes de branding
É imprescindível, depois de criar uma estratégia de branding para a sua marca, seguir as recomendações à risca. Essas orientações, além de ajudar a garantir consistência e autenticidade entre pessoas, áreas, canais e materiais internos, serão uma grande ajuda para qualquer profissional terceirizado que você contratar para ajudar com marketing, conteúdo, design gráfico ou design de produto.
As diretrizes da marca servem para demonstrar o que você representa e o que diferencia sua empresa de seus concorrentes. Descartar ou não seguir essas orientações pode gerar problemas de comunicação para a sua marca. Sabe quando você se depara com uma peça de comunicação e ela te gera estranhamento ou você não reconhece de cara a qual marca aquilo pertence? Então, seguir as diretrizes de branding evita que isso aconteça com a sua empresa.
Alguns pontos a serem observados em relação às diretrizes de branding são:
- Uso do logotipo
- Esquema de cores
- Efeitos visuais e imagens
- Tom de voz e mensagem
- Fontes e tipografia
Esta pesquisa, conduzida pela LucidPress, revela que as organizações com experiência de marca consistente têm de três a quatro vezes maior visibilidade do que aquelas que são inconsistentes.
Entre os 200 participantes do estudo, 71% concordaram que a criação de confusão no mercado é o maior impacto negativo da inconsistência da marca.
Uma empresa que carece de diretrizes de marca está fadada a parecer inconsistente. Por sua vez, isso apresenta sua empresa como pouco profissional e não confiável.
Imagine se o Yahoo! usasse todos esses logos em sua comunicação? Cada hora um, de jeitos diferentes. Confundiria totalmente os clientes e passaria uma sensação de falta de credibilidade.
As diretrizes da marca facilitam a coordenação de seus ativos de conteúdo em todas as plataformas em que sua empresa está representada, como seu site, páginas de mídia social, anúncios e muito mais. Com um guia de estilo, você pode garantir que suas mensagens sejam coesas e consistentes em todos os canais e comunicações. Isso também permite reforçar a identidade e credibilidade da sua marca.
3. Falta de consistência entre os canais
Você definiu o branding da sua marca, mas isso de nada vale se não garantir que ela seja representada da mesma forma em todos os canais nos quais sua empresa está presente (materiais impressos, blog da empresa, TV, vídeo, redes sociais ou eventos).
Como falamos na dica acima, ser inconsistente envia uma mensagem mista ao público e, por isso, as diretrizes de branding, se forem aplicadas de maneira eficaz, ajudarão nesse processo.
Para crescer e se manter forte no mercado, é imprescindível manter um relacionamento saudável com um público fidelizado. E isso envolve permanecer fiel à sua marca, já que as pessoas têm uma tendência natural de serem resistentes a mudanças e, se você aceitar uma mudança sem orientar seus clientes, eles podem não fazer mais parte da sua jornada de expansão.
Negócios em crescimento tendem a se concentrar mais no lucro e perder de vista a qualidade. Como resultado, eles perdem clientes que ficaram com eles por mais tempo. Se você decidir desligar sua marca antiga, certifique-se de manter as coisas que a fizeram funcionar e criar um relacionamento muito próximo com os seus consumidores para que eles possam compreender as mudanças e ainda serem advogados da sua marca.
Atendendo às demandas de seus consumidores, a Skol foi a primeira marca brasileira de cerveja a fazer um reposicionamento de marca. Tudo começou com a campanha Reposter – Redondo é sair do seu passado, veiculada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Ela trouxe o novo posicionamento de marca para tentar se aproximar do público feminino. A marca, que até então fazia comerciais com mulheres seminuas na praia, adotou um discurso inclusivo e respeitoso. Olha só a diferença!
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Manter uma marca positiva, consistente e eficaz não é tarefa fácil. As grandes empresas gastam milhões apenas no reforço de suas marcas. Mas, se você for uma startup ou uma pequena empresa, existem maneiras simples de garantir que sua identidade e mensagens estejam corretas. As principais, inclusive, estão aqui nas nossas dicas.
LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre Branding
Tudo o que você precisa saber sobre Identidade Visual
Por que sua empresa precisa de um projeto de branding
4. Desconsiderar a experiência do cliente
Logos e campanhas publicitárias são muito importantes, é claro, mas a forma como seu público reage a eles é igualmente valiosa, já que branding está diretamente relacionado à ação de criar a imagem certa do seu produto.
Você precisa saber como o seu cliente se sente em relação ao seu produto. Para isso, vale a pena elevar o foco na experiência do cliente, resolvendo eventuais problemas de atendimento a ele e implementando sistemas que sempre o priorizem, como uma regra de responder e-mails em até 24 horas ou ter um recurso de chat ao vivo em seu site.
Caso a percepção do público sobre a sua marca não seja a mais otimista, é hora de levar essa questão para uma análise. É muito importante entender onde você pode melhorar, como fazer isso, o que o seu cliente deseja, quais pontos podem ser evoluídos ou retrabalhados ou como a sua marca pode falar melhor com o consumidor.
Escute o que seu cliente diz! Faça pesquisas, reúna feedbacks, desenvolva uma ótima ideia para uma nova campanha ou volte para a prancheta para fazer um rebranding. Apenas saiba que, quanto antes você fizer isso e tomar essas ações, menores são as chances de que seu negócio perca clientes e tenha grandes prejuízos.
5. Falhar ao diferenciar a sua marca
Somos bombardeados com milhares de mensagens de marketing e anúncios por dia, não é mesmo?
Para que sua mensagem atravesse essa desordem e faça sua marca ser reconhecida e lembrada, ela não deve apenas ter uma boa aparência, mas também ser única.
Um bom design de marca faz você se destacar, não apenas se encaixar. Assim, você se torna único, para que as pessoas se lembrem de você. Se você se parece com todas as outras empresas concorrentes, então, seu cliente provavelmente optará pela opção mais barata.
Se eles não veem a diferença, por que escolheriam você?
Uma das principais formas de se diferenciar é, primeiramente, saber quem você é. Procure pontos de diferenciação, entenda a concorrência, seus clientes e como se conectar a eles.
Muitas empresas erram ao definir sua estratégia de branding porque simplesmente não sabem quem são, qual é seu público-alvo, com quem desejam se comunicar e como fazer isso.
Uma dica é, depois de definir uma missão e uma visão claras, criar mensagens visuais e verbais que o ajudarão a se destacar e a comunicar seu valor.
6. Não ter um planejamento de crise consistente
Saber lidar com crises é parte fundamental de uma estratégia de branding bem sucedida.
Um exemplo é a rede de supermercados americana Tesco que, em 2013, foi acusada de ter um fornecedor que enviava carne de cavalo a eles, que, por sua vez, comercializavam a carne como se fosse bovina.
Para piorar as coisas, a marca deixou um tweet controverso após tudo isso – e ele ainda está no Twitter até hoje!
Tradução: É hora de dormir, então estamos indo buscar o feno! Vemos vocês às 8h para mais. #TescoTweets
Isso foi recebido como uma piada de mau gosto quando, na verdade, seria o momento de deixar a situação mais leve. De acordo com a Tesco, este já era um tweet programado, escrito antes de as acusações serem divulgadas.
Este é um exemplo de como uma situação às vezes pequena toma uma proporção grande se não houver uma boa gestão de crise. Quando sua marca comete um erro semelhante ao que aconteceu com a Tesco, é preciso encarar isso com seriedade. Crises como esta podem afetar negativamente sua marca a longo prazo.
Em vez de comprometer sua credibilidade, a melhor recomendação é encarar o problema, reconhecendo os erros e mostrando empatia.
7. Usar uma comunicação vaga ou exagerada
A redação (também chamada de copy) é um ponto crucial para o bom branding das empresas. O que acontece, em muitos casos, é que elas publicam textos que nem sempre oferecem uma descrição precisa de quem são. Alguns recorrem a chavões, jargões e conteúdo genérico, em vez de personalizar o conteúdo para o seu público.
Um bom copywriting é claro e conciso e tem o propósito de lançar e vender a marca. Chamar a atenção do seu público é o objetivo, mas isso não significa que você vá comprometer a autenticidade e a originalidade. Portanto, não use palavras como “inovador” ou “único” em seu material se você sabe que isso não é verdade.
Uma dica para evitar que isso aconteça é explorar o que diferencia a sua marca dos concorrentes e explorar esses pontos.
A Agência LINA pode te ajudar a criar a melhor estratégia de branding para o seu negócio ou identificar o que está errado nas suas ações. Conheça nosso portfólio e veja como funciona o nosso trabalho!