Identidade Visual compreende todos os elementos que comunicam ao cliente – ou a consumidores em potencial – os valores, o propósito, a cultura e missão de uma empresa, produto ou serviço. Ela é composta, basicamente, por nome, logo, slogan, cores, tipografia, embalagem e peças de divulgação.
Sabe quando uma marca é logo reconhecida pelo cliente? Isso se deve a uma boa identidade visual, que trabalha gatilhos para que o consumidor relacione uma empresa a cores, formas e até cheiros!
Mas como ser reconhecido pelo seu público? Como encantar e converter clientes?
Uma boa identidade visual pode ser a resposta para esses e outros questionamentos, então vale a pena entender direitinho como aplicá-la ao seu negócio e quem pode te ajudar a fazer isso.
A seguir, acompanhe um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre identidade visual!
O que é Identidade Visual?
Você provavelmente tem um amigo ou amiga que, assim que vê determinada roupa, personagem ou símbolo, imediatamente se lembra dessa pessoa. Seja porque ela usa bermudas xadrez, toma muito sorvete, é apaixonada por rosa ou qualquer outra coisa.
“Essa camisa me faz lembrar do Rodolfo! Ele só usa camisas com estampas floridas!”
Essas associações que fazemos significam que aquela pessoa tem uma identidade visual, ou seja, ela pode ser facilmente reconhecida por uma estampa, uma padronagem, um estilo ou símbolo.
Com uma empresa, acontece a mesma coisa: para criar uma identidade visual, vários elementos gráficos e visuais são utilizados para traduzir quem é a organização, quais são seus valores, cultura, propósito, causas que apoia, etc.
Esse conjunto de elementos forma a identidade visual de uma marca e funciona como um cartão de visita para atrair possíveis clientes. Depois, é preciso fidelizá-los com bom atendimento e serviços ou produtos de qualidade.
Tem empresas que trabalham tão bem sua identidade visual que nem é preciso colocar seu nome no logo! Dá uma olhada nesses exemplos:
Os elementos que compõem a identidade visual de uma marca são logo, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação offline (cartazes, outdoors, relógios e pontos de ônibus, por exemplo), além dos materiais de divulgação online, como publicações em redes sociais, banners, site, aplicativos, etc.
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Por que a identidade visual é importante para uma marca?
Pelo que falamos acima, já se pode ter uma ideia da relevância da identidade visual para qualquer empresa. E apesar das empresas menores ainda não terem esse reconhecimento, é preciso trabalhar a comunicação de marca para fazer com que, aos poucos, elas ganhem autoridade e reconhecimento de seus consumidores. Afinal, nem todas as marcas precisam de um reconhecimento nacional ou global, mas serem lembradas pelo seu potencial cliente é essencial!
Com o tempo e um bom trabalho, sua identidade visual ganhará um espaço no cérebro do cliente, transformando o processo de escolha em algo quase que automático. Nessa hora, sua identidade visual deu certo, amigo!
Apesar de conhecermos as histórias de marcas bem-sucedidas, é importante destacar que nada começa assim. Portanto, vamos ao passo a passo de como criar uma identidade visual eficiente para a sua marca!
Por onde começar a criar uma identidade visual
Já falamos sobre a importância da identidade visual para uma marca, mas como se faz isso? Primeiramente, é importante contar com uma empresa especializada em identidade visual, que trabalhará nos seguintes pontos:
Logo
Você já tem um? Se você já tem, o seu logo está condizente com a mensagem que a sua empresa quer passar para os seus consumidores? É importante fazer uma análise de suas cores, formas, tipografia utilizada e se ele realmente conversa com o seu público-alvo. Neste texto, falamos também sobre como fazer isso!
Paleta Cromática (Cores)
As cores que a sua empresa utiliza na comunicação também passam uma mensagem e por isso é tão importante ter um estudo de cores e formas que representam os valores da sua marca.
Sabia que o McDonald’s e muitas outras marcas de fast food não são amarelo e vermelho à toa? A Teoria das Cores explica que essa combinação desperta fome nas pessoas.
Há, obviamente, as cores que despertam sensações de segurança, luxo, calmaria, amor e assim por diante.
Na hora de criar sua identidade visual, vale considerar qual ou quais sentimentos você quer despertar no seu público. Um estudo de cores certamente te ajudará a passar a mensagem certa. Até porque, uma única cor pode despertar diferentes sentimentos de acordo com o contexto. Por isso, é ideal ter um profissional que entende do assunto auxiliando a sua marca nesse momento. Não existe uma receita de bolo – existem boas práticas e suas exceções. É necessário conhecê-las para garantir que a sua empresa está transmitindo a mensagem correta.
Ícones e formas
As formas que compõem a sua marca também passam uma mensagem. Linhas retas e bem traçadas podem transmitir seriedade, enquanto formas mais flexíveis e com poucas arestas podem indicar uma empresa mais descolada e flexível.
Essas formas, além de estarem possivelmente presentes no seu logo, também conduzirão à construção de ícones, backgrounds, marca d’água e outros elementos visuais que apoiam a sua empresa.
Papelaria
Quando você está contratando um seguro ou assinando um contrato de aluguel, por exemplo, o que você prefere: um sulfite branco comum ou um papel timbrado com o logo?
Envelopes, cartões, papéis timbrados, canetas, sacolas, caixas, adesivos, entre outros materiais de papelaria, trazem mais credibilidade à sua empresa e facilitam a identificação do remetente, além de espalhar a sua marca por aí. Sua empresa não tem materiais de papelaria? Que tal uma ecobag? Uma caneca? Os materiais personalizados com a sua marca são infinitos e podem ser oferecidos tanto aos seus clientes quanto aos seus fornecedores e colaboradores. O importante é espalhar a sua marca por aí.
Manual de Identidade Visual
Depois de tantas definições que farão com que a sua marca passe a mensagem certa para o seu público, é hora de oficializar isso num documento que poderá ser seguido por todos os parceiros e profissionais que trabalharem com a sua marca.
O Manual de Identidade Visual, criado pelo profissional que desenvolveu o seu logo, reúne informações técnicas sobre a sua paleta cromática, as diferentes aplicações do seu logotipo, os elementos gráficos, o padrão de utilização da marca nos materiais de papelaria e materiais institucionais como uniformes, frota e comunicação interna, por exemplo.
Abaixo, você vê um exemplo do nosso Manual de Identidade Visual. E se quiser, pode consultar o material na íntegra aqui.
Bons exemplos de identidade visual para se inspirar
Empresas que conseguiram criar e aplicar uma boa identidade visual devem ser reconhecidas, né? Pra te ajudar a entender melhor a importância desse aspecto para a sua marca, reunimos alguns exemplos e inspirações de identidades visuais de sucesso. Olha só!
Helvetimart
Olha que coisa mais linda a identidade visual dessa loja suíça, que oferece aos clientes produtos regionais de alta qualidade. Seus elementos gráficos em preto e branco remetem à arquitetura antiga, incorporando bandeiras multicoloridas de 26 regiões do país que rotulam seus produtos.
O nome da marca é baseado na palavra Helvetia – o nome latino da Suíça, que também é usado como símbolo unificado do país em selos postais e moedas, por exemplo.
Starbucks
A Starbucks é uma das marcas de café mais conhecidas do mundo e, além disso, oferece um ambiente confortável e amigável a seus frequentadores.
Para chegar ao patamar em que está hoje, a marca precisou adotar mudanças em sua identidade visual e tirar a palavra “coffee” do seu logotipo, além de criar itens exclusivos, como canecas e camisas. Quem diria que tirar algo tão simples do logo, como uma palavra que inclusive diz sobre o seu produto, poderia ter tanto impacto numa marca, não é mesmo?
O fato é que a Starbucks, para chegar onde conhecemos hoje, precisou ser mais do que um café. Passou a ser toda a experiência que envolve o momento do café para o perfil dos seus consumidores. E quem é que nunca tirou uma foto com o copo da marca para postar nas redes sociais?
Quando você olha para esse logo, imediatamente vem à mente uma sensação de café quentinho, praticidade e aconchego, não é? Fruto de uma identidade visual bem trabalhada!
Burberry
Esse xadrez é muito clássico e, se você já ouviu falar na marca, imediatamente se lembra da Burberry. E tudo começou na década de 60, com o revestimento xadrez de um casaco até então comum.
A partir dessa popularidade, a marca começou a usar esse padrão em guarda-chuvas, cachecóis de cashmere e todos os outros artigos de moda que criaram.
Cores e padrões intimamente associados a uma marca aumentam a lembrança cognitiva dela entre os compradores.
Podemos ficar aqui por muito tempo explorando bons exemplos de uso de identidade visual, mas achamos melhor te explicar como avaliar se a sua identidade visual está no caminho certo. Vamos lá!
Como avaliar se sua identidade visual é ideal para a marca
Você já tem uma identidade visual ou criou alguns elementos e quer se certificar de que optou pelos melhores elementos? Veja o que considerar para chegar a essa conclusão.
1. Como está o seu logo?
Não basta encontrar um desenho bonitinho ou uma fonte interessante para escrever o nome da sua empresa. Um logo precisa refletir os valores da marca e comunicar ao consumidor exatamente o que a sua empresa faz, no que acredita e qual é o perfil dela. É uma empresa mais moderna ou mais tradicional? Com forte posicionamento a respeito do meio-ambiente ou outras causas? É uma empresa mais aventureira como a Harley Davidson ou mais clássica como a Audi?
Acha maluco isso? Dá uma olhada nesses logos abaixo e diga se você não pensa imediatamente em luxo e status:
Além disso, é preciso questionar se o logo:
- É legível em fundo branco, preto e colorido
- É legível em tamanhos pequenos como impressões em brindes – canetas, óculos, bloco de notas
- Passa a imagem correta da sua empresa – quando as pessoas o veem, sabem qual produto/serviço você oferece? Reconhecem o posicionamento que você esperava?
- Se gera identificação no público-alvo
- Se diferencia da concorrência
- Se é fácil de ler e não gera dupla interpretação/ dificuldade de pronúncia ou leitura
2. O site oferece uma boa experiência?
O site é outro ponto determinante no momento de criar uma boa comunicação visual, afinal, ele é o contato inicial de um potencial cliente com a sua empresa. Se, logo de cara, ele tem uma má impressão ou uma experiência ruim de navegação, as chances de comprar algo ou fechar negócio são muito reduzidas.
Alguns pontos imprescindíveis são:
- Site funcionando sem nenhum erro;
- Layout responsivo (que funcione bem em computador, smartphone e tablet);
- Cores, estilos de fonte e elementos gráficos devem respeitar a identidade visual da empresa, além de serem pensados para facilitar a experiência de navegação e leitura;
- Banners e imagens devem ser utilizados sempre que possível para passar informações importantes, como a promoção de um produto ou um novo conteúdo;
- Materiais informativos ajudam a atrair tráfego e gerar leads;
- Elementos gráficos originais e alinhados à sua identidade visual ajudam a fortalecer a imagem da sua marca;
- Itens fundamentais para conversão como botões, formulários de cadastro e contato devem ser legíveis em todos os dispositivos e o acesso deve ser fácil;
- Na navegação mobile, menu, botão ou texto deve ser facilmente clicado com o dedo;
- Informações devem ser bem diagramadas e com boa leitura mesmo em smartphone.
3. Redes Sociais
Redes sociais permitem que o cliente entre em contato com uma marca, conheça-a melhor, dê seu feedback sobre um produto ou serviço e, ainda, receba novidades ddo seu negócio, além de consumir conteúdos que ensinam e educam sobre o universo da sua empresa.
Algumas coisas que devem ser avaliadas nesse quesito:
- Os elementos visuais do post convidam à interação?
- É fácil de ler/ entender os elementos da imagem sem ter que aumentar o brilho da tela?
- As letras geram alguma dificuldade de leitura?
- Os posts conversam com a identidade visual da sua marca ou o usuário nem percebe que aquele post é da sua empresa quando você aparece no feed?
- As imagens estão no tamanho certo? As fotos de capa, de perfil e do post estão completas ou aparecem cortadas?
4. Cores
Pesquisas indicam que 85% dos consumidores baseiam suas decisões de compra em cores, sabia?
No momento de criar uma paleta de cores para uma marca, é preciso fazer algumas análises referentes à psicologia das cores, por exemplo. Depois, um profissional de design as adapta aos valores e objetivos do negócio.
Cores precisam ser definidas levando em conta vários aspectos, tais como seu público-alvo, faixa-etária, suas preferências, entre outros pontos.
Basicamente, você precisa conseguir responder às seguintes perguntas:
- Essas cores refletem o posicionamento que você deseja para a sua marca?
- Elas oferecem algum risco de te confundirem com a concorrência ou com outra empresa?
- Elas oferecem algum risco de confundirem que tipo de produto/ serviço você oferece?
- Elas despertam alguma sensação que você não gostaria que fosse associada à sua marca?
Como escolher um profissional ou empresa para criar a identidade visual
Você provavelmente já percebeu que o processo de criação de identidade visual de uma marca é algo complexo e que envolve muitas etapas e análises. Por isso, deve ser feito por profissionais experientes e com conhecimento na área.
Se você está buscando um parceiro (agência ou profissional independente) para criar sua identidade visual, vale a pena considerar alguns aspectos!
1. Experiência do profissional
Antes de contratar uma empresa ou profissional independente, é preciso checar sua experiência com identidade visual. Vale a pena olhar projetos anteriores para ter uma ideia do seu nível de habilidade e do seu estilo. Assim como você escolhe um tatuador por estilo, designers podem desempenhar muito bem qualquer tipo de arte gráfica, mas podem apresentar mais repertório e habilidade para alguns estilos específicos – o que pode te favorecer ou indicar que talvez seja melhor buscar por outro profissional.
Observe se os trabalhos são de empresas reais e veja se já houve algum trabalho feito para empresas do mesmo setor (isso é desejável, mas não obrigatório).
Tenha em mente que um designer ou agência com profissionais talentosos podem executar qualquer projeto, adaptando seu estilo para atender às suas necessidades da melhor forma. Entretanto, é interessante ter uma ideia antes do trabalho para ver se te agrada.
Como criar identidade visual para pequenas empresas
2. Opiniões e depoimentos
Para saber se alguém é bom, é preciso ouvir a opinião de quem já trabalhou com a empresa ou o designer. Vale pesquisar o que acham antigos clientes ou colegas de trabalho, se for possível.
Vale a pena saber se os prazos são respeitados, se sabem fazer uma boa defesa dos logos e se o resultado atingiu a expectativa.
E por que é importante entender o conceito por trás do seu logo? Para validar que ele realmente transmite os valores da sua empresa.
Observe esse logo:
Agora veja o conceito por trás dele:
3. Conheça o processo de criação
Para que seja bem feito, esse trabalho precisa ser estudado e concebido com base em diversos aspectos, incluindo prazos, que devem ser razoáveis.
Não existe um prazo padrão para completar o serviço. Isso varia de acordo com a agência ou profissional, bem como a facilidade e agilidade na troca com o cliente, mas não se faz um estudo completo da empresa e a criação da linguagem visual do dia pra noite.
4. Avalie o preço
O valor cobrado por um designer ou agência para criar sua identidade visual deve se encaixar no seu orçamento, mas também precisa considerar o trabalho de um profissional experiente e que estudou muito para conceber um trabalho de qualidade.
Uma boa forma de calcular quanto gastar nisso é destinando uma verba específica para a identidade visual de uma marca. Por isso, é importante equilibrar seus recursos e entender a importância dessa parte para o sucesso do negócio.
Outro ponto importante a ser entendido é a diferença entre valor e custo. Às vezes, o barato sai caro e aquela identidade visual que parecia linda, custou bem baratinho e foi entregue super rapidamente pode precisar ser refeita ou ajustada quando você precisar explorar mais elementos dela para a criação de um site, de um perfil nas redes sociais ou mesmo produzir materiais impressos.
Se precisar de ajuda de quem entende do assunto e tem grande experiência na área, fale com a Agência LINA. Conheça nossa história, clientes atendidos e nosso portfólio e veja como podemos te ajudar a criar a identidade visual perfeita para o seu negócio!