Fim do ano chegando e, com ele, a necessidade de melhorar os negócios e já preparar o terreno para iniciar 2021. Para conseguir isso, é comum que se invista em ações em marketing, com campanhas específicas de Natal, mas será que sua comunicação está bem feitinha pra trazer os resultados esperados?
Antes de iniciar as campanhas de Natal, é imprescindível verificar como a comunicação da sua empresa está sendo feita. Os canais são adequados? Como estão as redes sociais? E a identidade visual?
Para te ajudar nessa “revisão geral” de marca, selecionamos cinco dicas valiosas. Dá uma olhada!
1. Como está o seu site?
O site é a porta de entrada para um cliente que ainda não conhece a sua marca. Ele precisa ser bonito, funcional e explicativo para que o consumidor entenda o que você faz e como pode ajudá-lo com um serviço ou produto.
Alguns pontos que merecem sua atenção:
- Usabilidade: o usuário consegue navegar por ele facilmente? Os caminhos são claros e levam às páginas corretas?
- Disposição e apresentação dos produtos: se você tiver uma loja online, por exemplo, seus produtos estão bem visíveis? As fotos têm boa qualidade e são feitas de vários ângulos?
- Espaço para banners: seu site oferece locais para comunicar ofertas e uma campanha de Natal por meio de banners?
- Responsividade: o site da sua empresa pode ser facilmente acessado e explorado de um smartphone, tablet ou computador? Ele está otimizado para esses formatos?
No artigo Como o design ajuda a melhorar a conversão do seu site, você encontra mais dicas e sugestões sobre esse assunto!
2. Redes sociais: você faz bom uso delas?
Redes sociais são indispensáveis para qualquer negócio. Elas ajudam a disseminar a marca, criar autoridade e ganhar seguidores que ajudam a divulgar a empresa.
Usá-las adequadamente eleva as chances de conquistar novos clientes, fidelizar os já existentes e expandir o seu negócio. Por isso, é fundamental avaliar os seguintes pontos:
- A comunicação está alinhada à identidade visual e aos valores da empresa?
- As hashtags são bem utilizadas?
- Frequência e horários de programação são bem definidos?
- Há um planejamento e comunicação para a campanha? (material utilizado, frequência, ações específicas, métricas a serem analisadas, etc.)
3. Como são disparados seus e-mails marketing?
Sua empresa tem uma base de contatos selecionada e que realmente tem a ver com o negócio? Além disso, vale a pena investigar se o layout dos e-mails está alinhado à identidade visual da marca – algo fundamental para fazer com que o cliente reconheça o seu negócio em qualquer material que receber.
Outro ponto fundamental no momento de avaliar os e-mails marketing antes de fazer uma campanha de Natal é promover ofertas segmentadas, voltadas a cada fase de compra do consumidor com a sua marca. Você faz isso?
Leia também: Como fazer uma estratégia de e-mail marketing para o seu negócio
4. Seus produtos ou serviços são vendidos de forma adequada?
Se você tem uma marca que comercializa produtos, roupas ou acessórios em geral, como são as fotos? Elas são bem tiradas? Estão em alta resolução?
Vale, ainda, considerar se a apresentação do produto em peças de comunicação está alinhada à identidade visual da empresa e da campanha. Tudo precisa estar em harmonia, ok? Assim, você valoriza o produto e transmite profissionalismo na sua comunicação.
5. Qual é o conteúdo que você vende ao seu cliente?
Você investe na criação de temas que despertem o interesse do público a se aproximar da sua marca? Trabalha conteúdos que estejam relacionados às necessidades, preferências e dores do cliente?
Como é seu discurso de venda? Ele está alinhado ao propósito e aos valores da empresa? Você cumpre o que promete aos clientes?
Entender os pontos que devem ser avaliados e corrigidos (se necessário) é parte importante do processo de organização de um negócio antes de iniciar suas campanhas de Natal.
Ah! E lembre-se de desenvolver materiais sempre alinhados à identidade visual do seu negócio e que permitam a rápida identificação por parte do cliente.
A Agência LINA auxilia inúmeras empresas no diagnóstico e alteração de identidade visual, incluindo logo, materiais de divulgação e muito mais. Conheça o nosso trabalho aqui!