Sabemos que pequenas empresas, em geral, têm verba mais reduzida para investir em marketing, design e afins. A identidade visual, algo de extrema importância para qualquer marca, independentemente do seu tamanho, muitas vezes é percebida como um gasto desnecessário, mas, ao contrário do que parece, ela é indispensável para alavancar um negócio.
Ela ajuda a transmitir seriedade e confiabilidade para quem a vê, bem como a conquistar reconhecimento de marca, permitindo que uma empresa seja vista como bem estabelecida e comprometida.
É possível, sim, investir em identidade visual com orçamento enxuto. Para isso, é necessário escolher um profissional ou agência que se enquadre ao momento pelo qual sua empresa está passando, ao investimento que você tem disponível para esse trabalho e aos objetivos que você tem com a criação dessa marca.
Aqui na LINA, muitas vezes atendemos clientes que nos procuram para profissionalizar o seu logo – porque durante algum tempo o logo mais amador quebrou um galho, mas já não atende o momento de maturidade da empresa – ou clientes que nos procuram para construir uma marca do zero porque querem lançar a empresa já com uma marca profissional.
Quer entender melhor como funciona o processo de identidade visual para pequenas empresas? Nós te explicamos!
Por que uma pequena empresa deve investir em identidade visual
O conceito de identidade visual engloba a cultura da empresa e seus valores, traduzidos em aspectos gráficos e visuais. Dessa forma, uma marca consegue se posicionar, transmitir seus objetivos, conceitos e estratégias de mercado, além de ser reconhecida facilmente pelo público.
É fácil relacionarmos o termo “identidade visual” a grandes companhias, que imediatamente são lembradas pelo consumidor a partir de uma cor, um logo ou uma frase. Entretanto, quando se trata de uma pequena empresa, esse processo deve ser bem construído para que ela chegue ao seu cliente em potencial de maneira eficiente.
Um dos pontos mais importantes da criação de identidade visual de pequenas empresas é a confecção do logo. Ele será aplicado a todos os materiais do negócio, incluindo cartões de visita, site, embalagens, etc.
Sua criação deve considerar diversos aspectos da marca, começando por sua história, valores, objetivos, público-alvo, etc. A partir daí, um negócio consegue se posicionar de maneira adequada e entende sua “razão de existir”.
“Ah, mas então eu mesmo posso criar minha identidade visual, já que conheço bem meu negócio” – você deve estar pensando. A resposta, infelizmente, é não.
Só para exemplificar o porquê de isso não dar certo, listamos alguns erros cometidos ao fazer a identidade visual sem ajuda de especialistas:
- Criação de logo de baixa qualidade e não vetorizado;
- Logo incompatível com diferentes plataformas (redes sociais, materiais impressos, mídias digitais, banners, anúncios, etc.);
- Excesso de cores e muita informação;
- Tipografia complexa e pouco legível;
- Logo pontual e não atemporal, exigindo intervenções constantes;
- Ausência de manual de identidade visual, com explicações sobre logo, fontes e recomendações de aplicações que valorizem a marca.
- Falta de conceito e posicionamento expressos no logo
Todas essas falhas, cometidas por quem não aborda corretamente os elementos de design, podem comprometer seriamente uma marca e afetar sua comunicação com o cliente. Além disso, exigirá mais gastos e tempo para corrigir os erros.
O que uma boa identidade visual traz para empresas pequenas
As vantagens de se investir em uma identidade visual de qualidade, pensada por um especialista, vão muito além de ter um “logo bonito”. Seus principais benefícios são:
Vínculo com clientes: marcas com identidade forte transmitem a sensação de confiabilidade, permitindo que o público crie um vínculo com elas;
Posicionamento certeiro: por meio de símbolos, valores e cultura expressos na identidade visual, campanhas têm mais autoridade e atingem o público-alvo certo;
Mais presença de mercado: quando você entende cada elemento da identidade visual, consegue se adequar às mudanças de mercado mais rapidamente.
Economia a longo prazo: quando você opta por uma empresa ou profissional especializado em identidade visual, cria uma marca forte e sólida, economizando a longo prazo e evitando retrabalhos.
Que tal começar a enxergar o seu negócio como algo que precisa de posicionamento e identidade visual profissional? Um trabalho bem feito não é sinônimo de grandes gastos, sabia?
A Agência LINA é especializada na criação de identidade visual para pequenas, médias e grandes empresas. Conheça o nosso trabalho e veja como podemos ajudar o seu negócio!