A comunicação visual de uma empresa pode ser responsável por seu sucesso ou fracasso. Pode parecer excessiva essa afirmação, mas ela é real, pois, se o cliente percebe uma marca da forma errada, provavelmente não optará por seus produtos ou serviços e escolherá a concorrência.
Comunicação visual é toda forma de expressão que utiliza elementos visuais para transmitir uma mensagem. Desenhos, mensagens, infográficos, fotografias, vídeos e muitos outros materiais estão dentro dessa definição.
Para que seja bem feita, a comunicação visual de uma empresa deve contemplar alguns pontos essenciais. A seguir, listamos 4 coisas para avaliar!
Comunicação visual e sua importância para uma marca
Você sabia que a comunicação visual é indispensável para informar, educar ou persuadir um público específico? Para que ela seja feita da melhor forma, são usadas técnicas cognitivas e de percepção, teoria das cores, psicologia, estética, semiótica, design e muitas outras coisas.
Um profissional de design é a pessoa adequada para criar a melhor comunicação visual para uma marca. Há casos em que, no meio do caminho, os materiais são alterados ou aprimorados para melhorar os resultados.
Pense em marcas famosas, por exemplo. Já reparou que a comunicação visual delas permite que você reconheça a empresa só de bater o olho?
A comunicação visual de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, precisa seguir algumas boas práticas. Não se engane achando que só gigantes como a Coca-Cola, a Apple ou a Porsche, por exemplo, são facilmente reconhecidas. Sua marca também precisa ter cara própria e se diferenciar para encantar o consumidor.
4 pontos a serem considerados para uma boa comunicação visual
Existem aspectos fundamentais no momento de definir a comunicação visual de uma empresa. Os principais são:
1. Logo
Não basta encontrar um desenho bonitinho ou uma fonte interessante para escrever o nome da sua empresa. Um logo precisa refletir os valores da marca e comunicar ao consumidor exatamente o que você faz, se a empresa é moderna, engajada em causas sociais, ambientais, etc.
Acha maluco isso? Veja esses logos abaixo:
É impossível que você não tenha relacionado esses logos a causas ambientais, né? Uma imagem, nesse caso, já diz tudo.
Outros pontos importantes a serem considerados no momento de criar um logo são:
- Ele é legível em fundo branco, preto e colorido?
- É legível em tamanhos pequenos como impressões em brindes – canetas, óculos, bloco de notas?
- Ele passa a imagem correta da sua empresa? Quando as pessoas o veem, sabem qual produto/serviço você oferece? Reconhecem o posicionamento que você esperava?
- Ele gera identificação no público-alvo?
- Seu logo se diferencia da concorrência?
- Ele é fácil de ler e não gera dupla interpretação/ dificuldade de pronúncia ou leitura?
Esses são alguns pontos essenciais a serem observados no logo, que é o contato inicial do cliente com a sua marca. Aqui, neste artigo, você confere dicas de especialistas para construir o logo ideal para a sua empresa!
2. Site
O site é outro ponto determinante no momento de criar uma boa comunicação visual. Pense que ele é o contato inicial de um potencial cliente com a sua empresa. Se, logo de cara, ele tem uma má impressão ou uma experiência ruim de navegação, as chances de comprar algo ou fechar negócio são muito reduzidas.
Estar presente na internet é indispensável nos dias de hoje. A maioria do tráfego de sites vem do Google, então, fortalecer sua marca e trabalhar conteúdos ali dentro é muito importante.
A comunicação visual é muito trabalhada no site da empresa. Do layout até o conteúdo que for postado: tudo precisa estar em harmonia e voltado às necessidades e dores do consumidor.
Alguns pontos imprescindíveis são:
- Site funcionando sem nenhum erro;
- Layout responsivo (que funcione bem em computador, smartphone e tablet);
- Cores, estilos de fonte e elementos gráficos devem respeitar a identidade visual da empresa;
- Banners e imagens devem ser utilizados sempre que possível para passar informações importantes como a promoção de um produto ou um novo conteúdo;
- Materiais informativos ajudam a atrair tráfego e gerar leads;
- Elementos gráficos originais e alinhados à sua identidade visual ajudam a fortalecer a imagem da sua marca;
- Itens fundamentais para conversão como botões, formulários de cadastro e contato devem ser legíveis em todos os dispositivos e o acesso deve ser fácil;
- Na navegação mobile, menu, botão ou texto deve ser facilmente clicado com o dedo;
- Informações devem ser bem diagramadas e com boa leitura mesmo em smartphone.
Quer saber como o design pode melhorar a conversão do seu site? A gente te explica no artigo do link.
3. Redes Sociais
Redes sociais permitem que o cliente entre em contato com uma marca, conheça-a melhor, dê seu feedback sobre um produto ou serviço e, ainda, receba novidades da empresa.
Por isso, conteúdos específicos para redes sociais, mesclados com boas imagens, linguagem adequada e que esteja alinhada à identidade visual da marca são pontos muito importantes.
Algumas coisas que devem ser avaliadas nesse quesito:
- Os elementos visuais do post convidam à interação?
- É fácil de ler/ entender os elementos da imagem sem ter que aumentar o brilho da tela?
- As letras geram alguma dificuldade de leitura?
- Os posts conversam com a identidade visual da sua marca ou o usuário nem percebe que aquele post é da sua empresa quando você aparece no feed?
- As imagens estão no tamanho certo? As fotos de capa, de perfil e do post estão completas ou aparecem cortadas?
Ainda acha que redes sociais não têm muita importância? Veja, aqui, 7 motivos para sua empresa estar nas redes sociais.
4. Cores
Pesquisas indicam que 85% dos consumidores baseiam suas decisões de compra em cores, sabia?
No momento de criar uma paleta de cores para uma marca, é preciso fazer algumas análises referentes à psicologia das cores, por exemplo. Depois, um profissional de design as adapta aos valores e objetivos do negócio.
Cores precisam ser definidas levando em conta vários aspectos, tais como seu público-alvo, faixa-etária, suas preferências, entre outros pontos.
Basicamente, você precisa conseguir responder às seguintes perguntas:
- Essas cores refletem o posicionamento que você deseja para a sua marca?
- Elas oferecem algum risco de te confundirem com a concorrência ou com outra empresa?
- Elas oferecem algum risco de confundirem que tipo de produto/ serviço você oferece?
- Elas despertam alguma sensação que você não gostaria que fosse associada à sua marca?
Quer aprender a escolher a melhor cor para a sua empresa? Dá uma olhada neste artigo!
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