O processo de criação de um logo envolve uma série de análises e estudos, como já falamos em artigos anteriores aqui no blog. O profissional responsável por ele deve avaliar aspectos como cores, elementos e formas que “casem” com os valores, cultura e objetivos da sua marca.
Quem pode contar com a ajuda de uma agência especializada na criação de logos tem a vantagem e segurança de um trabalho feito com base em análises e pesquisas para usar a melhor forma e as melhores cores para impactar o cliente.
Quem, no entanto, tem verba reduzida para criar um logo, pois está no início de um negócio, precisa entender o significado de cada elemento e, então, evitar cometer alguns erros que podem comprometer a imagem da sua marca ou falar com o público errado.
A seguir, explicamos melhor o significado das cores e formas dos logos. Dá uma olhada!
O que significam as cores na criação de logos
Cores bem escolhidas podem melhorar seus resultados e atrair mais clientes, sabia? Você já parou pra pensar no quanto uma ou mais cores aplicadas a um logo ou aos materiais de uma marca influenciam na tomada de decisão do consumidor?
Pode parecer um exagero, mas não é. As cores podem incentivar, direcionar ou elevar suas taxas de conversão. Por isso mesmo, fala-se tanto sobre elas no universo do Design. Elas andam lado a lado com tipografia, imagens e uso de gatilhos mentais para comunicar visualmente.
É preciso escolher e aplicar as cores certas para elementos de site, logo, produto e comunicações gráficas, mas como começar?
Cores são capazes de despertar emoções, sentimentos e sensações específicas. Veja, abaixo, essa lista de cores e os sentimentos que despertam. É claro que uma mesma cor pode ter diversos significados e, por isso, é importante atentar para a melhor forma de mesclar as cores para o seu negócio.
A psicologia das cores se baseia em estudos que relacionam determinadas cores a emoções, sentimentos e lembranças. Como dissemos acima, você poderá encontrar, para a mesma cor, significados diferentes e até mesmo conflitantes.
Como usá-la sem errar, então? Considerando o contexto e utilizando design para trazer mais elementos visuais ao consumidor.
Vermelho pode representar paixão ou ódio, por exemplo. Branco é considerado a cor do luto em alguns países, ao passo que preto denota morte ou sofisticação, dependendo do caso. Por isso, é tão importante compreender os elementos que são utilizados ao lado delas para criar um logo.
Cores, de maneira resumida, ajudam seu cliente a identificar:
- O propósito do negócio
- Seu modelo de negócio
- Seu público-alvo
- Preços esperados dos produtos
- Temas abordados
Para saber mais sobre o tema, você pode ler o artigo Como escolher as cores ideais para a sua marca
Diante de tantas possibilidades de aplicação de cores, é importante adotar medidas para evitar que o consumidor entenda essa cor pela forma negativa. Sensibilidade, nessa hora, é essencial.
Algumas dicas que ajudam a escolher a melhor cor para o seu logo são:
1. Pesquise a cultura e dia a dia do seu público-alvo, considerando religião, grupos étnicos, história da região, superstições, etc. A cor pode mudar bastante de significado em alguns casos.
2. Considere o contexto e elementos gráficos que reforcem o significado da cor. A cor vermelha, que pode ser ligada à raiva ou à fome, também pode representar diversão se houver uma imagem uma jovem descolada e esse tom ao fundo, por exemplo. Tudo depende do objetivo e das características do seu negócio.
Como são definidas as formas do logo?
Agora que você conhece melhor as cores e seus significados, é importante saber como funciona o design da forma do logo. Ao contrário do que muita gente imagina, o logo não precisa ser algo complexo ou cheio de elementos e formas. Ele precisa traduzir exatamente os valores da sua marca e conversar com seu público-alvo.
Veja, por exemplo, a Apple. Seu logo é simples, mas altamente pensado em conversar com seus consumidores. Olhou para a maçã, imediatamente já reconheceu a marca. Isso vale para a Nike, também.
É importante saber que nenhuma das formas usadas para retratar as mais que conhecemos hoje em dia foram escolhidas por acaso.
Há estudos psicológicos por trás disso, já que nosso subconsciente responde de forma diferente quando vemos linhas retas, círculos, curvas ou bordas irregulares. Voltando ao logo da Nike, a combinação de curvas que terminam em uma ponta bem afiada remete à sensação de movimento.
Basicamente, as formas de logos podem ser divididas assim:
Círculos, ovais e elipses projetam uma mensagem emocional positiva. Podem sugerir comunidade, amizade, amor, relacionamentos e unidade. Curvas de qualquer tipo tendem a ser vistas como algo feminino.
Formas com cantos retos (quadrados e triângulos) sugerem estabilidade e também podem ser utilizados para atribuir equilíbrio. Linhas retas e formas precisas transmitem força, profissionalismo e eficiência. Entretanto, quando combinadas com cores como azul e cinza, também podem parecer frias e pouco convidativas.
Triângulos também estão associados a poder, ciência, religião e lei. Geralmente, são mais masculinos, então empresas com esse viés podem se beneficiar desse tipo de logo.
Falando sobre Fontes, as irregulares ou angulares podem parecer agressivas ou dinâmicas. Entretanto, fontes arredondadas têm apelo jovem, ao passo que fontes cheias de curvas e cursivas apelam mais para as mulheres.
Formas, cores e tipografia são elementos fundamentais e que impactam diretamente na mensagem que você transmitirá aos clientes da empresa. Grandes marcas poderosas apostam nisso!
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