Pela saúde do seu negócio, existem alguns clientes que precisam ser evitados. Isso porque alguns clientes dão indícios de que a parceria não trará bons resultados.
Gestores de um negócio que desejam ter sucesso e bons resultados precisam ser capazes de identificar os tipos de clientes a serem evitados. Pela saúde da empresa, é indispensável focar em quem realmente se adequa ao perfil do negócio e deixar de lado as “dores de cabeça”.
É claro que não é simples dizer “não” a um potencial cliente e muitos empresários têm dificuldade para dizer isso, mas é importante ter em mente que, nesses casos, você não está perdendo um negócio, mas, sim, evitando perdas de tempo e de recursos com clientes de baixo retorno.
Para te ajudar a identificar os clientes “furada”, a seguir, confira os 5 tipos de clientes a evitar pela saúde do seu negócio!
1. Clientes que estão em outro momento de um projeto
Sabe quando um cliente procura a sua empresa, mas está em uma fase do projeto que ainda não se adequa ao seu perfil?
Seja por valores, especificações ou até tipo de mão de obra. Nesse caso, vale mais a pena orientar o possível cliente, dizendo que essa fase do projeto ainda não se enquadra à sua empresa e orientá-lo sobre outras soluções possíveis.
Ao fazer isso, você cria um vínculo de confiança com o cliente, que pode voltar em uma fase mais madura do negócio.
2. Clientes que não enxergam o valor do seu trabalho
“Tudo isso por esse trabalhinho? Aposto que demora 15 minutos para fazer”. Essa é uma frase ouvida por muitos profissionais no momento de mostrar um orçamento.
Em geral, esse tipo de cliente que questiona e diminui a capacidade do profissional é uma furada. Isso porque ele não considera que, para executar um projeto ou ação específica, adquirindo todo o conhecimento necessário, essa pessoa estudou por anos.
Quem foge do primeiro pagamento também merece atenção e uma possível quebra do contrato de serviço. Acredite: é melhor cortar o mal logo no início do que sofrer com um cliente que não está disposto a pagar.
3. Clientes que não são seu público-alvo
Você pode até aceitar um cliente que fuja do perfil do seu público-alvo, mas o resultado entregue provavelmente não será de qualidade igual na comparação com um trabalho desenvolvido para a sua persona.
Imagine, por exemplo, uma oficina especializada no conserto de carros esportivos que aceita reparar um jipe. Ela pode até executar o serviço, mas talvez ele não tenha máxima qualidade e deixe a desejar na entrega ao cliente.
Uma agência especializada em ações online pode até se aventurar no off-line, mas será que as entregas trarão a mesma expertise e deixarão o cliente satisfeito? Vale a pena refletir sobre isso.
4. Clientes com prazos incompatíveis com a demanda
A qualidade de um serviço pode ser altamente comprometida se os prazos estipulados forem incompatíveis com as necessidades da equipe.
Se você geralmente precisa de um mês para desenvolver um site, um cliente que precisar fazer o seu em 10 dias não é uma boa opção. Isso porque, ao pular etapas e acelerar o desenvolvimento, a entrega pode ter qualidade bem inferior ao esperado – o que provavelmente afastará o cliente de forma definitiva.
5. Clientes confusos e sem briefing
Quase todo mundo já teve um cliente que não fazia ideia do que queria ou precisava. O resultado disso são inúmeras refações, que não levam a lugar algum simplesmente porque não há um objetivo claro e bem definido.
Fuja desse tipo de cliente, que geralmente só traz problemas e retrabalhos.
Entender seu público-alvo e focar em atendê-lo em vez de querer “abraçar o mundo” é o segredo para ter bons clientes e prestar um serviço de qualidade. Vale a pena saber disso e da necessidade de, muitas vezes, dizer “não” a um possível negócio.
Em vez de aceitar qualquer cliente, mesmo os problemáticos, é melhor gastar tempo e energia com ações para identificar seu público-alvo e as melhores formas de chegar até ele.