História da marca resumida em um logo, uma frase, um conjunto de cores e uma fonte específica. Esse, resumidamente, é o objetivo da identidade visual, ainda vista por algumas empresas como algo secundário ou que pode ser feito “em casa”.
A identidade visual de uma empresa vai muito além de escolher um logo ou uma fonte que agrade. Ela resume a essência de uma marca e pode oferecer inúmeras percepções ao consumidor, tais como reconhecimento do nome, percepção de qualidade, credibilidade e compreensão de símbolos. Esse conjunto, se bem desenvolvido e planejado, faz com que o cliente opte ou não pelo seu negócio ou produto.
Para que seja bem executada, a identidade visual precisa ser concebida por um profissional especializado. É ele quem avalia todos os pontos do negócio e os traduz em logotipo, paleta de cores, estruturação dos elementos visuais, tipografia, entre outros tantos pontos essenciais para impactar positivamente o consumidor.
Você sabia que o processo de tomada de decisão não é racional? Ele começa no inconsciente, com alguns estímulos em áreas específicas do cérebro. Propagandas, sons, cheiros e elementos visuais ativam essa área mais instintiva do cérebro para, depois, o processo final de decisão ser tomado pelo raciocínio lógico.
Quer saber por que é imprescindível investir nela? Veja, a seguir, 10 razões para investir em identidade visual criada por profissionais!
1. Reconhecimento de marca
Há muitos exemplos de ações de identidade visual bem feitas. Podemos mencionar algumas famosas e clássicas, como Coca Cola, McDonald’s, Nubank, Nike e Havaianas. Esses são cases bastante estudados e que conseguem melhorar cada vez mais sua conexão com o público-alvo.
O logo tem um papel muito importante nesse processo e, por isso, é fundamental que ele seja criado por um especialista. Lembre-se de que a mente humana identifica padrões e, quando reconhece algo do tipo, geralmente o ignora. Entretanto, se uma identidade visual rompe esse padrão, o cérebro se “encanta”, entrando em um processo de tomada de decisão e, depois, na jornada de compra.
2. Consolidação no mercado
Com uma identidade visual bem posicionada e que reflita seus valores, objetivos e diretrizes, você traz confiança à empresa e a posiciona diante de seu público-alvo, pois traz personalidade, consistência e originalidade, traduzindo seus valores, causas e objetivos.
A consolidação no mercado acontece por meio de etapas, que são trabalhadas no processo de criação de identidade visual. Seu negócio está consolidado quando:
- É o primeiro (ou um dos primeiros) a ser mencionado quando o cliente é questionado sobre determinado produto ou serviço
- É facilmente reconhecido no mercado
- O consumidor se lembra dele com facilidade, de maneira espontânea ou sugerida
O profissional de identidade visual é quem melhora a presença desses indicadores, fazendo com que sua empresa se torne referência. Isso eleva as chances de os clientes a procurarem para adquirir mais produtos ou serviços.
3. Identificação com o público
Quando o cliente passa a se identificar como parte da sua marca, confiando em seus valores, ele adquire um produto ou serviço com mais facilidade. Se ele fica satisfeito com o resultado, a tendência é de que ele volte a comprar da mesma empresa. Se, no entanto, a marca não tiver uma boa identidade visual, você corre o risco de o consumidor não encontrar a empresa para comprar novamente.
Um exemplo é a marca Benetton, originária da Itália, que tem um posicionamento bastante claro e defende valores que geram identificação com seu público. Oliviero Toscani, fotógrafo oficial da marca desde 1982, criou diversas imagens irreverentes, chocantes, questionadoras e engajadas em diversas causas como o racismo, a AIDS, a guerra, política, etc. Até hoje, a marca italiana é reconhecida por seu engajamento em inúmeras iniciativas.
4. Mais rentabilidade
Quando você investe em uma boa identidade visual, mais valor agrega à percepção gerada ao consumidor e, como consequência disso, mais pessoas desejam consumir seu produto ou serviço, que pode até se tornar um objeto de desejo. Isso gera divulgação espontânea e, consequentemente, menos gastos com ações de marketing.
A partir daí, basta apenas reavaliar, de tempos em tempos, se ela ainda continua em linha com seus valores, cultura e projetos nos quais está envolvida. Você pode ler mais sobre isso no artigo: Rebranding: o que é e como identificar se é hora de fazer o da sua marca
5. Posicionamento alinhado à sua cultura
Sabe aquela marca que quer passar de descolada, mas, na verdade, é cheia de processos e ultra careta? Provavelmente, se ela adotar uma identidade visual que não esteja alinhada à sua real cultura, não terá sucesso.
Escolher a melhor forma de se comportar no mercado é fundamental para ter clientes fiéis e identificados com a marca. Vale avaliar o que você prega e no que sua empresa acredita e, com base nisso, alinhar a identidade visual.
6. Diferenciação no mercado
Em um universo com cada vez mais concorrência, produtos similares e inúmeras oportunidades, diferenciar-se é imprescindível para não “morrer na praia”. Empresas do mesmo nicho tendem a utilizar estilos semelhantes quando, na verdade, elas precisariam ousar em suas ações. Uma boa identidade visual oferece essa diferenciação sem destoar a comunicação do seu ramo de atuação.
Você conseguiria imaginar um cartão de crédito roxo, por exemplo? A Nubank conseguiu isso…
7. Associação espontânea do consumidor
E ainda falando dele, o Nubank, o consumidor precisa enxergar, em elementos do seu dia a dia, alguma coisa que o faça lembrar da sua marca. Isso vale para o roxinho da Nubank ou o vermelho e amarelo do McDonald’s, por exemplo. O importante é estar sempre presente.
8. Possibilidade de expandir o nicho de atuação
Quando a identidade visual de sua marca é bem feita e já consolidada no mercado, é possível expandir o nicho de atuação. Um exemplo disso é Coca-Cola, que foi muito além dos refrigerantes e, atualmente, comercializa lápis, cadernos, mochilas, canetas e até roupas!
Nesse momento, a marca se torna objeto de desejo e deixa de ser um produto para ser um branding muito maior e, portanto, outros produtos que talvez não tenham nenhuma relação com o produto original (no caso da Coca-Cola, o refrigerante) serão desejados e consumidos simplesmente porque a marca é admirada e está atrelada a conceitos como modernidade e diversificação.
9. Criação de advogados da marca
Os brand lovers são o desejo de todas as marcas. Quando você se torna indispensável na vida de uma pessoa e ela, por sua vez, fala para todos sobre a qualidade de seus produtos ou serviços, passa a contar com advogados da marca. A criação dessa memória afetiva permite cobrar o preço que for e, mesmo assim, ter clientes fiéis ao seu negócio.
10. Dá vida a uma marca
Esse motivo resume todos os outros. Ele, basicamente, diz que, sem identidade visual, sua marca não existe. E não é exagero dizer isso, visto que, quando é posicionada no mercado, tem seus valores, cultura e objetivos bem definidos, uma marca tem tudo para se diferenciar no mercado e se destacar perante à concorrência. Se isso não acontece, a tendência é ela, literalmente, morrer.
A Agência LINA tem profissionais especializados em identidade visual para garantir que sua marca se mostre da melhor forma. Vale a pena saber mais sobre a importância de ter uma identidade visual e conhecer o nosso trabalho!