O e-mail marketing é uma forma de divulgar os seus produtos e serviços, novidades sobre a sua empresa e fazer relacionamento com seus clientes e prospects com baixo custo, alto alcance e grande potencial de conversão.
Caixa de entrada cheia, mil assuntos de e-mail tentando chamar a sua atenção usando letras garrafais, símbolos, emojis e palavras como “Imperdível”, “Confira” ou “Promoção”. Se só de imaginar esse cenário você já começa a ficar ansioso, calma! Respira. Lembre-se que sempre tem aquele e-mail que você abre. E, porventura, tem alguns que você até clica.
É sobre esses bons e-mails que vamos falar hoje.
Se você quer aprender mais sobre e-mail marketing e entender como essa estratégia pode alavancar os seus negócios, fique com a gente até o final desse post.
Vamos falar sobre:
- O que é uma estratégia de e-mail marketing e como definir uma para a sua empresa
- Tipos de e-mail marketing e boas práticas
O que é uma estratégia de e-mail marketing e como definir uma para a sua empresa
Você já deixou algum produto no carrinho de um e-commerce e recebeu e-mails com chamadas como “esse item está na promoção” ou “você esqueceu esse produto no carrinho, finalize a sua compra!”? Se sim, você já viu, mais ou menos, como uma estratégia de e-mail marketing funciona.
Uma estratégia de e-mail marketing pode ter vários objetivos, entre eles, aumentar o alcance das publicações no seu blog, aumentar o alcance das suas ofertas, aumentar o engajamento dos seus clientes e prospects, disseminar o seu conteúdo e a sua marca, iniciar (ou melhorar) o relacionamento com os seus clientes, recuperar clientes inativos ou compras abandonadas, e assim por diante.
Além de ter baixo custo e alto alcance (segundo uma pesquisa da Pew Research, 92% dos adultos presentes nos canais online utilizam e-mail), o e-mail marketing é a forma mais perene de se relacionar com a sua base.
Ao contrário das redes sociais, onde o conteúdo é consumido de forma imediata e passageira, um bom e-mail marketing permanecerá na caixa de entrada do seu público por tempo indeterminado, além de ficar ali, como não lido, caso ele não veja assim que receber o e-mail.
De acordo com uma pesquisa recente da Hubspot, empresas que utilizam e-mail marketing para nutrir os seus leads e incentivá-los a adquirir os seus produtos ou serviços, geram 50% mais leads qualificados para vendas a um custo 35% menor. Ou seja, você gasta menos para ter um lead mais disposto a fechar a compra.
E como fazer isso?
Pare e pense sobre a trajetória do seu público no seu site hoje – quando ele visita o seu site, existe algum formulário para que ele deixe o e-mail dele? Pode ser um formulário de newsletter, de orçamento, de contato, de pré-inscrição, para baixar um material, enfim, qualquer coisa que faça com que ele deixe ali o e-mail dele e vire, de fato, um lead.
Se você respondeu que sim, existe pelo menos um desses formulários mencionados, o que acontece depois que ele deixa o e-mail?
É aí que entra a estratégia de e-mail marketing!
Para que você tenha bons resultados com esse canal, é necessário utilizá-lo para manter contato com o público que cadastra o e-mail no seu site de forma relevante e que faça com que ele entenda por que a sua empresa é a melhor solução para o que ele busca.
Abaixo, nos tipos de e-mails, falaremos mais sobre isso e você vai entender como cada um deles se aplica.
O grande ponto aqui é que quando alguém se cadastra na sua newsletter, você precisa enviar uma newsletter pra ele. Se envia um contato, pede um orçamento ou faz uma pré-inscrição, precisa receber algum retorno. Quando uma pessoa se dispõe a dar o e-mail dela, é porque espera receber uma comunicação sua. Não caia no esquecimento de alguém que estava tão disposto a manter contato com você.
Tipos de e-mail marketing e boas práticas
Aqui mencionaremos os principais tipos de e-mail marketing e em que momento eles se aplicam. Partindo daí, pense nas formas de capturar e-mail que você tem hoje e como cada um desses tipos de e-mail se enquadram na sua estratégia. Lembre-se: conteúdo relevante, de qualidade e segmentado é regra para qualquer um desses e-mails.
E antes de mais nada: a estratégia de e-mail marketing é só uma parte da sua estratégia de marketing e branding. Ela precisa ser pensada a partir das suas personas, do conhecimento e dados que você tem sobre elas, dos objetivos e metas da sua empresa e precisa ser condizente com a forma como você se posiciona.
Newsletter
A newsletter é uma boa forma de compartilhar os conteúdos do seu blog e com isso aumentar o tráfego para o seu site e o engajamento com as suas publicações. Ela também é utilizada para divulgar ofertas, falar sobre novidades na sua empresa e abordar temas relevantes para o seu público. Por exemplo: se você tem uma empresa de ar condicionado, pense em temas que podem ser relevantes para o seu consumidor e aborde-os na newsletter.
Normalmente, ela tem uma periodicidade pré-definida. Pode ser diária, semanal, quinzenal e até mensal! Você decide, de acordo com a sua estratégia de marketing, sua capacidade de produção e a quantidade de conteúdo relevante que você tem disponível.
Importante: quando uma pessoa se cadastrar para receber a newsletter, envie um e-mail de boas-vindas e informe a ela, nesse e-mail, com qual periodicidade ela receberá a newsletter, quais são os temas abordados e já deixe algum link de redirecionamento para o seu blog ou para um material que você considera relevante para uma pessoa que acabou de chegar até você – como a página de como funciona, por exemplo.
Este e-mail pode ser configurado automaticamente. Assim, você só tem o trabalho uma vez: escreve o e-mail, configura na sua ferramenta de marketing e a partir de então, todas as pessoas que se cadastrarem na newsletter, receberão esse e-mail automaticamente.
Se precisar de ajuda para fazer isso, entre em contato com a gente. 🙂
E-mail de boas-vindas
Ah, esse é o curinga das estratégias de e-mail marketing. Além de mostrar que a sua empresa se importa com o cadastro daquela pessoa, também é um bom momento para contar a ela um pouco mais sobre a sua empresa.
O e-mail de boas-vindas pode ser enviado automaticamente quando uma nova conta é criada, quando a pessoa efetua a primeira compra ou, ainda, quando alguém assina a newsletter.
Ele também é visto quando as pessoas preenchem o formulário de contato. Nesse caso, esse e-mail tem a função de dizer que a mensagem foi recebida e que em breve a pessoa terá um retorno. Também funciona para pedidos de orçamento, pedidos de análise e solicitações em geral.
E-mail de agradecimento
Se alguém baixou um material no seu site, respondeu a uma pesquisa ou participou de uma transmissão ou evento que a sua empresa realizou, é hora de aproximá-la ainda mais da sua marca: agradeça! Envie um e-mail agradecendo pela interação, pela resposta, pela participação. Este também é o momento para você abordar algum outro tema relacionado à interação dessa pessoa, tornando a relação dela com a sua marca cada vez mais próxima e se tornando uma referência no assunto pra ela.
E-mail de parabenização
Você já deve ter recebido cupons de desconto ou mensagens simples de empresas no seu aniversário. Com uma estratégia de marketing e branding bem alinhadas, esse e-mail pode reativar um cliente que não compra há algum tempo, pode aproximar aqueles que acabaram de chegar e ainda gerar algum tráfego para a sua página. Quanto mais personalizado, mais chances de sucesso. Evite enviar ofertas de produtos que essa pessoa nunca se interessou ou que não estão nada relacionadas com tudo que ela já visitou/consumiu da sua marca.
E-mails promocionais
Os e-mails promocionais são os mais utilizados. Eles servem para incentivar a venda – seja por impulso ou não – divulgando os seus produtos e serviços, falando sobre ofertas, lançamentos, promoções por tempo limitado e assim por diante. Os e-mails promocionais devem ser muito bem segmentados para que apresentem bons resultados e evitem que você seja marcado como SPAM. Se você enviar um e-mail de oferta de um produto para uma pessoa que já adquiriu por um preço não promocional, a reação certamente não será positiva. O mesmo acontece se você enviar uma promoção que é válida apenas para um grupo de pessoas para a sua base inteira de e-mails. O máximo que vai acontecer é gerar insatisfação, descadastros e grande demanda para a sua área de atendimento.
E-mails sazonais
Datas comemorativas costumam apresentar picos de vendas e uma estratégia de e-mail marketing bem definida te ajudará a ter bons resultados. Comunique o que a sua empresa tem a oferecer para a ocasião e tenha um plano para manter contato com essas pessoas caso elas visitem a página de preços, mas não efetuem a compra, por exemplo. Ou ainda, caso elas façam um cadastro, mas não finalizem o pagamento. O e-mail não acaba no momento em que ele é disparado. Depois disso, vêm as análises dos resultados e a continuidade da sua estratégia.
E-mail de recuperação de carrinho abandonado
E falando em manter contato, olha ele aqui: o e-mail de recuperação de carrinho. Ele serve para que você incentive o consumidor que deixou um produto no carrinho a finalizar a compra. Ou a pessoa que se cadastrou na pré-venda, mas ainda não finalizou o pagamento, avançar nessa etapa.
Aqui é o espaço para você convencer a pessoa – de forma não invasiva e o mais personalizada para os interesses dela possível – que a sua empresa, o seu produto ou serviço é a melhor opção pra ela.
Com base nos dados que você tem sobre os seus consumidores, defina e-mails que conversem exatamente com as dores e necessidades deles e com como a sua empresa pode resolver isso.
Aqui na LINA estamos mais do que preparados para te indicar as melhores ferramentas de marketing e definir estratégias que podem alavancar os seus negócios. Saiba mais sobre os nossos serviços e entre em contato com a gente!