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Como fazer uma estratégia de e-mail marketing para o seu negócio

O e-mail marketing é uma forma de divulgar os seus produtos e serviços, novidades sobre a sua empresa e fazer relacionamento com seus clientes e prospects com baixo custo, alto alcance e grande potencial de conversão.

Caixa de entrada cheia, mil assuntos de e-mail tentando chamar a sua atenção usando letras garrafais, símbolos, emojis e palavras como “Imperdível”, “Confira” ou “Promoção”. Se só de imaginar esse cenário você já começa a ficar ansioso, calma! Respira. Lembre-se que sempre tem aquele e-mail que você abre. E, porventura, tem alguns que você até clica.

É sobre esses bons e-mails que vamos falar hoje.

Se você quer aprender mais sobre e-mail marketing e entender como essa estratégia pode alavancar os seus negócios, fique com a gente até o final desse post.

Vamos falar sobre:

  • O que é uma estratégia de e-mail marketing e como definir uma para a sua empresa
  • Tipos de e-mail marketing e boas práticas

O que é uma estratégia de e-mail marketing e como definir uma para a sua empresa

Você já deixou algum produto no carrinho de um e-commerce e recebeu e-mails com chamadas como “esse item está na promoção” ou “você esqueceu esse produto no carrinho, finalize a sua compra!”? Se sim, você já viu, mais ou menos, como uma estratégia de e-mail marketing funciona.

Uma estratégia de e-mail marketing pode ter vários objetivos, entre eles, aumentar o alcance das publicações no seu blog, aumentar o alcance das suas ofertas, aumentar o engajamento dos seus clientes e prospects, disseminar o seu conteúdo e a sua marca, iniciar (ou melhorar) o relacionamento com os seus clientes, recuperar clientes inativos ou compras abandonadas, e assim por diante.

Além de ter baixo custo e alto alcance (segundo uma pesquisa da Pew Research, 92% dos adultos presentes nos canais online utilizam e-mail), o e-mail marketing é a forma mais perene de se relacionar com a sua base.

Ao contrário das redes sociais, onde o conteúdo é consumido de forma imediata e passageira, um bom e-mail marketing permanecerá na caixa de entrada do seu público por tempo indeterminado, além de ficar ali, como não lido, caso ele não veja assim que receber o e-mail.

De acordo com uma pesquisa recente da Hubspot, empresas que utilizam e-mail marketing para nutrir os seus leads e incentivá-los a adquirir os seus produtos ou serviços, geram 50% mais leads qualificados para vendas a um custo 35% menor. Ou seja, você gasta menos para ter um lead mais disposto a fechar a compra.

E como fazer isso?

Pare e pense sobre a trajetória do seu público no seu site hoje – quando ele visita o seu site, existe algum formulário para que ele deixe o e-mail dele? Pode ser um formulário de newsletter, de orçamento, de contato, de pré-inscrição, para baixar um material, enfim, qualquer coisa que faça com que ele deixe ali o e-mail dele e vire, de fato, um lead.

Se você respondeu que sim, existe pelo menos um desses formulários mencionados, o que acontece depois que ele deixa o e-mail?

É aí que entra a estratégia de e-mail marketing!

Para que você tenha bons resultados com esse canal, é necessário utilizá-lo para manter contato com o público que cadastra o e-mail no seu site de forma relevante e que faça com que ele entenda por que a sua empresa é a melhor solução para o que ele busca.

Abaixo, nos tipos de e-mails, falaremos mais sobre isso e você vai entender como cada um deles se aplica.

O grande ponto aqui é que quando alguém se cadastra na sua newsletter, você precisa enviar uma newsletter pra ele. Se envia um contato, pede um orçamento ou faz uma pré-inscrição, precisa receber algum retorno. Quando uma pessoa se dispõe a dar o e-mail dela, é porque espera receber uma comunicação sua. Não caia no esquecimento de alguém que estava tão disposto a manter contato com você.

 

Tipos de e-mail marketing e boas práticas

Aqui mencionaremos os principais tipos de e-mail marketing e em que momento eles se aplicam. Partindo daí, pense nas formas de capturar e-mail que você tem hoje e como cada um desses tipos de e-mail se enquadram na sua estratégia. Lembre-se: conteúdo relevante, de qualidade e segmentado é regra para qualquer um desses e-mails.

E antes de mais nada: a estratégia de e-mail marketing é só uma parte da sua estratégia de marketing e branding. Ela precisa ser pensada a partir das suas personas, do conhecimento e dados que você tem sobre elas, dos objetivos e metas da sua empresa e precisa ser condizente com a forma como você se posiciona.

 

Newsletter

A newsletter é uma boa forma de compartilhar os conteúdos do seu blog e com isso aumentar o tráfego para o seu site e o engajamento com as suas publicações. Ela também é utilizada para divulgar ofertas, falar sobre novidades na sua empresa e abordar temas relevantes para o seu público. Por exemplo: se você tem uma empresa de ar condicionado, pense em temas que podem ser relevantes para o seu consumidor e aborde-os na newsletter.

Normalmente, ela tem uma periodicidade pré-definida. Pode ser diária, semanal, quinzenal e até mensal! Você decide, de acordo com a sua estratégia de marketing, sua capacidade de produção e a quantidade de conteúdo relevante que você tem disponível.

Importante: quando uma pessoa se cadastrar para receber a newsletter, envie um e-mail de boas-vindas e informe a ela, nesse e-mail, com qual periodicidade ela receberá a newsletter, quais são os temas abordados e já deixe algum link de redirecionamento para o seu blog ou para um material que você considera relevante para uma pessoa que acabou de chegar até você – como a página de como funciona, por exemplo.

Este e-mail pode ser configurado automaticamente. Assim, você só tem o trabalho uma vez: escreve o e-mail, configura na sua ferramenta de marketing e a partir de então, todas as pessoas que se cadastrarem na newsletter, receberão esse e-mail automaticamente.

Se precisar de ajuda para fazer isso, entre em contato com a gente. 🙂

 

E-mail de boas-vindas

Ah, esse é o curinga das estratégias de e-mail marketing. Além de mostrar que a sua empresa se importa com o cadastro daquela pessoa, também é um bom momento para contar a ela um pouco mais sobre a sua empresa.

O e-mail de boas-vindas pode ser enviado automaticamente quando uma nova conta é criada, quando a pessoa efetua a primeira compra ou, ainda, quando alguém assina a newsletter.

Ele também é visto quando as pessoas preenchem o formulário de contato. Nesse caso, esse e-mail tem a função de dizer que a mensagem foi recebida e que em breve a pessoa terá um retorno. Também funciona para pedidos de orçamento, pedidos de análise e solicitações em geral.

 

E-mail de agradecimento

Se alguém baixou um material no seu site, respondeu a uma pesquisa ou participou de uma transmissão ou evento que a sua empresa realizou, é hora de aproximá-la ainda mais da sua marca: agradeça! Envie um e-mail agradecendo pela interação, pela resposta, pela participação. Este também é o momento para você abordar algum outro tema relacionado à interação dessa pessoa, tornando a relação dela com a sua marca cada vez mais próxima e se tornando uma referência no assunto pra ela.

 

E-mail de parabenização

Você já deve ter recebido cupons de desconto ou mensagens simples de empresas no seu aniversário. Com uma estratégia de marketing e branding bem alinhadas, esse e-mail pode reativar um cliente que não compra há algum tempo, pode aproximar aqueles que acabaram de chegar e ainda gerar algum tráfego para a sua página. Quanto mais personalizado, mais chances de sucesso. Evite enviar ofertas de produtos que essa pessoa nunca se interessou ou que não estão nada relacionadas com tudo que ela já visitou/consumiu da sua marca.

 

E-mails promocionais

Os e-mails promocionais são os mais utilizados. Eles servem para incentivar a venda – seja por impulso ou não – divulgando os seus produtos e serviços, falando sobre ofertas, lançamentos, promoções por tempo limitado e assim por diante. Os e-mails promocionais devem ser muito bem segmentados para que apresentem bons resultados e evitem que você seja marcado como SPAM. Se você enviar um e-mail de oferta de um produto para uma pessoa que já adquiriu por um preço não promocional, a reação certamente não será positiva. O mesmo acontece se você enviar uma promoção que é válida apenas para um grupo de pessoas para a sua base inteira de e-mails. O máximo que vai acontecer é gerar insatisfação, descadastros e grande demanda para a sua área de atendimento.

 

E-mails sazonais

Datas comemorativas costumam apresentar picos de vendas e uma estratégia de e-mail marketing bem definida te ajudará a ter bons resultados. Comunique o que a sua empresa tem a oferecer para a ocasião e tenha um plano para manter contato com essas pessoas caso elas visitem a página de preços, mas não efetuem a compra, por exemplo. Ou ainda, caso elas façam um cadastro, mas não finalizem o pagamento. O e-mail não acaba no momento em que ele é disparado. Depois disso, vêm as análises dos resultados e a continuidade da sua estratégia.

 

E-mail de recuperação de carrinho abandonado

E falando em manter contato, olha ele aqui: o e-mail de recuperação de carrinho. Ele serve para que você incentive o consumidor que deixou um produto no carrinho a finalizar a compra. Ou a pessoa que se cadastrou na pré-venda, mas ainda não finalizou o pagamento, avançar nessa etapa.

Aqui é o espaço para você convencer a pessoa – de forma não invasiva e o mais personalizada para os interesses dela possível – que a sua empresa, o seu produto ou serviço é a melhor opção pra ela.

Com base nos dados que você tem sobre os seus consumidores, defina e-mails que conversem exatamente com as dores e necessidades deles e com como a sua empresa pode resolver isso.

Aqui na LINA estamos mais do que preparados para te indicar as melhores ferramentas de marketing e definir estratégias que podem alavancar os seus negócios. Saiba mais sobre os nossos serviços e entre em contato com a gente!

Saiba como podemos ajudar a sua empresa a crescer!

Política de Privacidade

Esta política de privacidade (“Política”) regula a coleta, o armazenamento, uso, compartilhamento e o tratamento/processamento (“Tratamento”) de registros, dados pessoais ou comunicações (“Dados Pessoais”) associados aos serviços oferecidos pela LINA ARTE & DESIGN LTDA., inscrita no CNPJ 24.672.306/0001-52 (“LINA” ou “Empresa”), em atividades online e offline – incluindo seu Web site www.agencialina.com.br, aplicativos e páginas oficiais em redes sociais ou mídias relacionadas (“Plataformas”), e-mails, campanhas online e offline e conversas ou correspondências internas / externas.

A LINA está empenhada em proteger a sua privacidade. Esta Política de Privacidade aplica-se a este Web Site e demais Plataformas utilizadas pela Empresa, e explica como a LINA coleta, usa, divulga e protege seus dados pessoais, bem como respeita seus direitos assegurados pela legislação aplicável.

O usuário dos Serviços ou Web site da LINA (“Usuário”) deve concordar com esta Política previamente à sua utilização por meios de campos “opt-in” disponibilizados nos diversos formulários e quando da contratação dos serviços da LINA. Ao utilizar os serviços e/ou Web site da Empresa, o Usuário declara que leu, compreendeu e concordou com todas as disposições desta Política.

A LINA recomenda que o Usuário leia com cuidado a integralidade deste e outros documentos aplicáveis antes de utilizar os Serviços. Caso haja discordância com uma das cláusulas previstas em qualquer documento, o Usuário não está autorizado e não deverá utilizar os Serviços.

Com o intuito de garantir o constante aperfeiçoamento desta Política e cumprimento da legislação e regulamentação aplicáveis, a Empresa se reserva o direito de, a seu exclusivo critério e a qualquer tempo, modificar esta Política e outras adjacentes, sem prévia notificação, observada a legislação e regulamentação vigentes.

Esta Política estará disponível online para a leitura a qualquer momento no Web site www.agencialina.com.br.

1. Dos Dados Coletados e da Autorização para Tratamento

1.1 A Empresa se reserva o direito de coletar os Dados Pessoais fornecidos pelo Usuário na utilização do Website e seus eventuais formulários, incluindo mas não se limitando aos dados fornecidos no momento de cadastro (“Cadastro”), comunicações, orçamento, contato e inscrição para Newsletter, ou ainda cadastro do Usuário em campanhas de redes sociais / mídias pagas – “Plataformas”). A LINA não é responsável pela veracidade e atualização das informações fornecidas pelo Usuário, de modo que o Tratamento pode ser realizado, sem qualquer responsabilidade da LINA, com base em informações fornecidas pelo Usuário que sejam inverídicas ou desatualizadas.

1.2 O Cadastro poderá ser realizado através de Dados Pessoais recolhidos do Web site ou aplicativo de outras plataformas / mídias sociais, ou pelo preenchimento do formulário cadastral em tais Plataformas (“Formulário”).

1.3 No Cadastro realizado nas plataformas, poderão ser exigidas informações complementares, incluindo mas não se limitando a nome, e-mail, endereço, CPF, telefone (celular ou fixo), nome da empresa, cargo, Web site da empresa.

1.4 A LINA se reserva o direito de coletar todas as informações e Dados Pessoais mantidos públicas nos perfis do Usuário em tais plataformas. Tal configuração de privacidade, caso pretendida pelo Usuário, deverá ser alterada diretamente na Plataforma caso pretendido pelo Usuário, respeitando as Políticas de cada Plataforma.

1.5 Ao realizar o Cadastro por meio do Formulários disponíveis no Web site da LINA ou em demais Plataformas, o Usuário deverá informar todos os dados necessários para prestação dos Serviços, se responsabilizando pela correção e veracidade dos dados, nos termos da lei, que incluem nome, sobrenome, data de nascimento, endereço, data de nascimento, CPF, RG, celular e e-mail. Todas essas informações poderão ser objeto de Tratamento de Dados Pessoais.

1.6 A Empresa poderá coletar e realizar o Tratamento de informações e Dados Pessoais automaticamente gerados pela utilização das Plataformas pelo Usuário, como por exemplo, o device ID e o endereço IP utilizado pelo Usuário, com data e hora, páginas acessadas, informações sobre cliques nas páginas das Plataformas, entre outros.

1.7 A fim de fornecer ao Usuário uma melhor experiência, a LINA poderá acessar dados de geolocalização do Usuário. Tal tecnologia poderá ser desativada a qualquer tempo pelo Usuário, por meio da alteração das configurações de seu dispositivo ou navegador. Entretanto, algumas funcionalidades das Plataformas poderão não funcionar adequadamente em razão desta desativação.

1.8 Ao usar os Serviços, o Usuário tem ciência de que as operações comerciais realizadas após o contato pelo Web site ou Plataformas poderão ser objetos de validação automatizada ou manual, bem como as informações poderão ser disponibilizadas para empresa especializada neste tipo de validação.

1.9 AUTORIZAÇÃO PARA TRATAMENTO: O Usuário concorda e autoriza o Tratamento de seus Dados Pessoais para os fins previstos nesta Política e nos Termos de Uso das Plataformas, nos termos da legislação e regulamentação aplicável.

2. Da Finalidade da Coleta de Dados

2.1 As informações fornecidas pelo Usuário possibilitam que a Empresa preste todos os Serviços solicitados pelo Usuário.

2.2 O Usuário concorda e consente que os Dados Pessoais objeto de Tratamento poderão ser utilizados para as seguintes finalidades:

  • identificação e autenticação;
  • atendimento às solicitações e dúvidas;
  • obtenção de informações de contato;
  • desenvolvimento de Serviços;
  • fornecimento de Serviços;
  • promoção dos Serviços da Empresa e de terceiros parceiros;
  • manutenção e aprimoramento dos Serviços;
  • fornecimento de Serviços, ofertas e promoções personalizadas, como conteúdos e anúncios;
  • análises sobre a utilização dos Serviços;
  • interação com o Usuário, através das informações de contato;
  • cumprimento de ordens judiciais;
  • proteção da LINA e do Usuário;
  • quaisquer outros fins estatísticos, analíticos ou financeiros;
  • e caso seja necessário para atender os interesses legítimos da LINA no fornecimento eficiente de informações, serviços e produtos aos consumidores e usuários, e para a operação eficiente e legal de nosso negócio, desde que os direitos e liberdades fundamentais dos titulares /consumidores não sejam violados.

 

2.3 Além disso, a Empresa poderá utilizar os Dados Pessoais coletados para contatar o Usuário em pesquisas relacionadas com opiniões a respeito dos Serviços e para notificação a respeito de alterações ou desenvolvimentos importantes nas Plataformas ou Serviços.

2.4 A Empresa se reserva o direito de contatar, conforme as finalidades indicadas acima, o Usuário, a qualquer tempo, por meio de e-mail, telefone ou outros meios de contato coletados. Caso o Usuário não queira receber tais contatos, deverá informar por e-mail ou na própria comunicação lhe enviada.

2.5 A LINA ainda reserva o direito de utilizar comentários e feedbacks nas Plataformas e em quaisquer materiais de marketing ou publicidade. Para tanto, o Usuário poderá ser eventualmente identificado através do primeiro nome e da cidade de residência.

3. Do Armazenamento de Dados

3.1 Os Dados Pessoais coletados dos Usuários poderão ser armazenados em ambiente seguro e controlado, em servidores próprios ou de terceiros contratados, no Brasil ou no exterior, nos termos da legislação e regulamentação aplicável.

3.2 Salvo na existência de dolo ou culpa, a LINA se exime de qualquer responsabilidade por eventuais danos ou prejuízos decorrentes de incidentes, falhas, vírus ou invasões externas em tais banco de dados.

3.3 A Empresa se reserva, para fins de eventuais auditorias e/ou preservação de direitos, o direito de permanecer com o histórico de registros dos dados do Usuário pelo período máximo de 5 (cinco) anos, contados a partir do término contratual, de acordo com nosso período interno de retenção e considerando a Legislação Brasileira do Código Civil.

4. Do Compartilhamento de Dados

4.1 Caso a LINA se envolva em processo de fusão, aquisição, venda de ativos ou qualquer operação societária que altere a pessoa jurídica controladora dos Dados Pessoais, o Usuário está ciente e concorda que os Dados Pessoais poderão ser objeto de Tratamento por terceiro, observadas medidas de controle e manutenção de segurança da informação.

4.2 A Empresa poderá compartilhar Dados Pessoais do Usuário com terceiros de confiança da LINA e prestadores de serviço para devido fornecimento dos Serviços, sobretudo aqueles responsáveis pela entrega de serviços subcontratados (exemplo: mídias pagas, criação de conteúdo orgânico – SEO e criação de novos Web sites), observadas medidas de controle e manutenção de segurança da informação, incluindo a previsão de cláusulas ou instrumentos de confidencialidade.

4.3 A LINA reserva o direito de utilizar as informações disponibilizadas pelo Usuário para o cumprimento com qualquer obrigação legal ou para proteção dos direitos da Empresa ou terceiros. Isso inclui a troca de informações com autoridades, outras empresas e organizações para os fins de investigação, proteção e prevenção de ilegalidades.

4.4 A LINA pode divulgar Dados Pessoais se, em boa fé, acreditar que tal divulgação é necessária ou prudente no âmbito das obrigações sobre a Lei aplicável (exemplo: investigações legais, ordens judiciais ou intimações, proteção de direitos em processos legais, auxílio na prevenção de potenciais violações da Lei ou das Políticas da Empresa – dentre outros).

5. Dos Cookies

5.1 Para facilitar a utilização do Web site e demais Plataformas, monitorar o tráfego e personalizar o conteúdo para o Usuário, os mesmos poderão emitir cookies. A Empresa não possui qualquer responsabilidade por cookies emitidos por terceiros, ainda que parceiros.

5.2 O Usuário poderá rejeitar os cookies ao ativar a configuração de bloqueio de cookies em seu navegador. Neste caso, algumas funcionalidades do Web site e/ou demais Plataformas poderão se tornar indisponíveis ou operar de forma limitada.

5.3 Outras informações, incluindo, mas sem se limitar a, idioma e endereço de IP, poderão ser utilizadas na coleta de dados de tráfego nas Plataformas.

5.4 A Empresa se reserva o direito de fazer a utilização de cookies e outras tecnologias assemelhadas para coletar, de forma automática, Dados Pessoais e informações sobre os hábitos de navegação e de compra do Usuário e suas preferências. 

6. Da Segurança dos Dados

6.1 A LINA se compromete a dispor os melhores esforços para proteger os Dados Pessoais objeto de Tratamento contra incidentes de segurança internos e externos, acessos não autorizados e tratamentos ilegais.

6.2 Com a finalidade de garantir a segurança dos dados, a Empresa emprega esforços em conformidade com a legislação e regulamentação aplicáveis, tais como, mas sem se limitar, às diretrizes sobre os padrões de segurança estabelecidas no Decreto nº 8.771/2016 – como por exemplo o controle estrito sobre o acesso aos dados, possibilitados somente às pessoas previamente autorizadas.

6.3 O Usuário é exclusivamente e unicamente responsável pela não divulgação de suas credenciais de acesso. A Empresa não se responsabiliza por quaisquer danos sofridos em razão da divulgação das credenciais a terceiros. Quando do fornecimento de dados pessoais em outras Plataformas, esta cláusula deve ser lida em conjunto com as disposições previstas nos Termos de Uso das Plataformas a respeito.

6.4 Sem prejuízo do comprometimento da LINA em utilizar padrões rígidos e configurações de segurança para impedir tratamentos ilegais de Dados Pessoais, a Empresa não garante que está isenta de incidentes ou ataques cibernéticos, isentando-se de responsabilidade por perdas e danos decorrentes de tais eventos.

6.5 Caso haja qualquer incidente que ofereça relevante risco aos Dados Pessoais do Usuário sob Tratamento, a Empresa se compromete a cumprir a legislação e regulamentação a respeito, incluindo a notificação do Usuário e os estabelecimentos de todas as medidas possíveis para mitigação de danos.

7. Do Acesso, da Atualização e da Exclusão dos Dados

7.1 O Usuário tem o direito de conhecer as informações armazenadas a seu respeito (“Pedido de Acesso”) e solicitar reavaliações, no caso de Tratamento automático, para garantir que estejam corretas e atualizadas.

7.2 Para realizar o Pedido de Acesso, o Usuário deverá entrar em contato com a Empresa através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.3 O Usuário poderá requerer a exclusão de todos os seus Dados Pessoais objeto de Tratamento pela Empresa, desde que baseado em uma das hipóteses legais aplicáveis. Tal exclusão deverá ser requerida através da página de “Contato” do Web site da LINA.

7.4 A empresa poderá se reservar o direito de manter os Dados Pessoais do Usuário em casos limitados baseados no consentimento explícito ou para cumprir uma obrigação legal ou, ainda, para atender interesses legítimos, incluindo dados sensíveis (tais como informações relacionadas com a imagem, dados biométricos ou reconhecimento facial coletados durante eventuais estudos/pesquisas;

A exclusão de Dados Pessoais poderá comprometer e até impossibilitar o fornecimento dos Serviços pela Empresa. A Empresa não se responsabiliza por perdas e danos decorrentes do fornecimento limitado ou não fornecimento dos Serviços ocorridos em função da exclusão de Dados Pessoais.

7.5 A Empresa se compromete a envidar os melhores esforços para atender os pedidos de exclusão no menor tempo possível, observado eventual prazo estabelecido pelas legislações aplicáveis.

8. Disposições Finais

8.1 Esta Política será regida, interpretada e aplicada exclusivamente em conformidade com as leis brasileiras.

8.2 Qualquer cláusula ou condição desta Política que, por qualquer razão, seja considerada inválida, nula ou ineficaz por jurisdição competente, não afetará a validade das demais cláusulas presentes na Política, a qual permanecerá plenamente válida e vinculante, com força e efeito legal.

8.3 Caso a Empresa deixe de exigir quaisquer direitos ou disposições desta Política, isso não constituirá renúncia, podendo exercê-los regularmente dentro dos prazos legais.

8.4 Fica eleito o Foro da Comarca do Município de São Paulo como competente para a resolução de quaisquer conflitos ou litígios decorrentes deste documento, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

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