O relatório Digital 2019 publicado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite indica que no Brasil, mais de 60% da população tem conta ativa em alguma rede social. Se a sua empresa ainda não está nas redes sociais, aqui te daremos 7 motivos para repensar o assunto.
Repare no seu comportamento: quantas vezes por dia você acessa alguma rede social? Quanto tempo, em média, costuma ficar conectado? E se você for pensar no seu histórico de engajamento com as publicações, quantas vezes curtiu, comentou, compartilhou ou salvou a publicação de uma marca?
Fato é que estamos interagindo com as marcas o tempo todo nas redes sociais. Seja curtindo e compartilhando uma dica, tirando dúvidas, curtindo fotos de produtos que gostamos ou marcando os nossos amigos em coisas que eles podem gostar.
Pense nas vezes em que alguém falou sobre uma marca que você ainda não conhecia e você logo foi checar os produtos ou serviços em uma rede social. Elas estão aí fazendo parte do seu dia a dia e gerando engajamento com você mesmo que você nunca tenha parado pra pensar a respeito.
No Brasil, somos mais de 211 milhões de pessoas e aproximadamente 140 milhões possuem uma conta ativa em pelo menos uma rede social.
Este mesmo relatório aponta que passamos, em média, 9 horas e 29 minutos conectados à internet por dia. Dessas, 3 horas e 34 minutos são em redes sociais.
Talvez agora você já esteja repensando a importância de fazer a sua empresa estar nas redes sociais, mas vamos te dar mais 7 motivos:
1) Aumenta o seu alcance
Depois de ver as imagens acima, pense em quantas pessoas você consegue atingir se tiver uma conta nas principais redes sociais.
É claro que nem todos os brasileiros que possuem uma conta ativa vão acompanhar o seu perfil – até porque nem todos eles são o seu público-alvo -, mas com um planejamento estratégico bem feito e um projeto de branding consistente, você conseguirá alcançar o seu público e aumentar o reconhecimento da sua marca.
Desafio rápido: pense em 3 empresas que você gosta, seja cliente delas ou não, e dê uma pesquisada rápida nas redes sociais. Quantas pessoas seguem ou curtem esses perfis? Quantas pessoas costumam interagir com as publicações? Isso é mais ou menos do que a quantidade de pessoas que fazem alguma interação com a sua marca hoje?
2) Gera insights de melhorias para o seu negócio
Se você está distante do que as pessoas andam dizendo nos seus canais de atendimento, pare agora e vá checar quais são as dúvidas que elas mais enviam, quais são as reclamações, o que elas falam sobre os seus produtos e serviços, sobre a sua empresa e sobre tudo o que envolve a sua operação.
Existem reclamações ou elogios à respeito da entrega? Da qualidade dos produtos? Da disponibilidade? O que falam sobre o preço?
As respostas para essas e outras tantas perguntas estão nas mensagens que o seu público envia pelo seu site, por e-mail, Whatsapp e até nas ligações que a sua empresa recebe.
O mesmo acontecerá nas redes sociais. Funciona como um termômetro tanto da percepção que a sua marca está causando nas pessoas quanto das suas principais necessidades, dúvidas, reclamações e elogios.
Se as pessoas questionam muito sobre um modelo de assinatura que a sua empresa não oferece, será que não é hora de fazer uma pesquisa para validar se haveria demanda para um novo plano? Se muitas pessoas estão reclamando sobre a entrega, vale a pena avaliar como funciona o seu processo hoje e o que pode ser melhorado nele. Se existe um produto ou serviço que é muito elogiado, valeria a pena promociona-lo em uma campanha para atingir novos clientes ou para aumentar o engajamento com alguma campanha?
Como você pode perceber, as redes sociais têm muito a te contar não só sobre o seu público, mas também sobre como você pode melhorar o seu negócio.
3) É uma forma de se comunicar com os seus clientes e potenciais clientes
Você já usou o chat ou comentou em alguma publicação para ter mais informações sobre um produto ou serviço, tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou simplesmente elogiar uma empresa da qual você é cliente ou espera ser um dia?
Se você respondeu que sim ou conhece alguém que já fez isso, sabe do que estamos falando. Se você nunca fez isso e também não conhece alguém que já tenha feito, comece a reparar nos comentários que as pessoas fazem nas publicações: você vai perceber que muitas pessoas perguntam preço, quando o produto estará disponível, prazo de entrega, entre outras dúvidas que quando bem e rapidamente respondidas, aproximam a relação da marca com o público.
4) Te ajuda a conhecer melhor o seu público
Para que a sua conta nas redes sociais contribua para o sucesso da sua empresa trazendo mais reconhecimento, engajamento, tráfego e vendas, é necessário ter uma estratégia e um planejamento condizentes com a mensagem que a sua empresa quer transmitir ao público e com o que o consumidor busca e valoriza quando se trata do produto ou serviço que a sua empresa oferece.
Para isso, é necessário fazer um estudo sobre o seu público que te dará informações que influenciarão a forma como você se comunica e oferta os seus produtos e serviços.
Além disso, conforme os seus posts vão conquistando engajamento e você começa a observar os resultados da sua página, você entende melhor como o seu público se comporta no processo de compra, de tomada de decisão, quais são suas maiores dúvidas, dificuldades, objeções e como a sua empresa realmente pode ajudá-lo.
Aqui na LINA, por exemplo, muitos clientes apresentavam dificuldade para se posicionar no meio digital. Além de produzir conteúdos como esse, que ajudam a entender um pouco mais como esse universo funciona, nós também oferecemos serviços para atender empresas que querem se posicionar no digital.
5) Pode ser uma maneira de iniciar vendas online
Muitas vezes, quando as pessoas estão dando os primeiros passos para colocar a sua empresa na internet, a verba para investir em site, comunicação e equipe pode ser um tanto restrita.
Sendo assim, uma loja no Instagram e no Facebook pode ser uma alternativa de baixo investimento para começar a fazer as suas vendas online. É claro que você terá que dedicar esforços para conquistar seguidores e construir uma boa reputação com o seu público, mas muitos negócios começam a fazer vendas online por um perfil nas redes sociais e só depois investem no desenvolvimento de um site.
Você pode utilizar o próprio recurso de loja do Instagram e do Facebook para iniciar as suas vendas. Lá você consegue cadastrar um catálogo de produtos com nome, descrição e preço. Neste artigo você tem mais detalhes e instruções sobre como criar a sua loja.
6) Contribui para a sua reputação e credibilidade
Além de abrir um novo canal de comunicação como mencionamos no terceiro tópico, você aumenta o engajamento das pessoas com a sua marca e com os seus produtos ou serviços e ainda evidencia as impressões que as pessoas têm sobre eles.
Se você presta um bom serviço, oferece produtos de qualidade e mantém uma boa relação com o seu público, pode ter certeza de que em algum momento isso aparecerá nas redes sociais e influenciará positivamente pessoas que ainda não conhecem a sua marca.
Responder rapidamente às dúvidas, ser resolutivo com os problemas ou questões que as pessoas trazem para a página e compartilhar depoimentos dos seus clientes são algumas maneiras de usar as redes sociais a favor da sua reputação e construir credibilidade com o seu público.
7) Gera mais oportunidades de conversão
A cada vez que você gera engajamento nas suas publicações e anúncios, aproxima a sua marca dos potenciais compradores e dependendo de como você reage aos comentários e mensagens, pode fazer com que as pessoas vão até o site, procurem saber mais sobre um produto ou serviço ou ainda marquem ou compartilhem sua publicação com potenciais compradores.
Também é um espaço onde você pode exibir os seus produtos e serviços, promover as ideias e causas que a sua empresa apoia e se posicionar sobre temas que são importantes para a sua empresa e para o seu público-alvo.
Neste artigo sobre branding nós explicamos um pouco mais sobre esse último ponto.
Preparado para criar uma conta nas redes sociais ou movimentar melhor o perfil que você já tem?