Você já deve ter passado por isso: viu algum comercial de TV, um banner na internet, um panfleto, um adesivamento no metrô e já sabia (ou ao menos suspeitava) de qual marca aquela comunicação se tratava antes mesmo de ver o nome.
Isso é Identidade Visual: um conjunto de elementos gráficos e visuais que representam a sua marca. Esse conjunto tem como base o logo, mas vai muito além: também é representado por cores, tipografias, personagens, linguagem, slogan, entre outros elementos que reforçam visualmente a marca, seus valores e a forma de se comunicar com o mundo.
Afinal, você nem precisa checar o nome para saber que a loja que tem como avatar uma personagem digital mulher chamada Magalu, é a Magazine Luiza.
Vamos a um exercício prático?
Em quais marcas você pensa quando vê as seguintes imagens:
Se você respondeu Nike, Coca-Cola e Nubank, acaba de provar como a Identidade Visual funciona.
Isso também acontece, mesmo que você não perceba, quando está procurando por um posto de gasolina na estrada e ao bater o olho, mesmo de longe, já sabe se é aquele que você gosta ou não. Ou ainda, quando você vai ao supermercado e ao se deparar com uma embalagem diferente de um produto que você sempre compra, se questiona se alguma coisa mudou no produto e volta os olhos com mais atenção à embalagem buscando por mais informações.
Tudo isso acontece porque um conjunto de elementos visuais ficou gravado na sua mente como referência àquelas marcas – sejam as que você consome ou não.
Entendi o que é Identidade Visual, mas por que a minha empresa precisa ter uma?
Quando falamos em Identidade Visual, não estamos falando só da facilidade de nos lembrarmos de grandes empresas, mas também daquela floricultura que tem perto da sua casa e que você reconhece a embalagem quando vê em algum lugar ou outros pequenos e médios serviços que você utiliza e reconhece a marca quando chega uma correspondência na sua casa ou um email.
Agora pense também nas vezes em que você precisou adquirir um produto ou serviço pela primeira vez e optou por aquela marca ou empresa que você já tinha visto em algum lugar, mesmo que não se lembre onde. Ou quando você considerou contratar os serviços de uma empresa porque eles “pareciam saber o que estavam fazendo” – e você pensou isso depois de ter visto alguma comunicação: documento da proposta, apresentação, site da empresa, entre outras.
Como mencionado lá no começo desse texto, a Identidade Visual fala também sobre os valores da sua marca, seu posicionamento e a sua forma de se comunicar com o mundo. A sua empresa é mais moderna ou mais tradicional? É uma marca jovem ou que tem muitos anos de experiência no mercado? Se posiciona sobre questões sociais? Séria? Descolada? Tudo o que você quiser comunicar sobre a sua empresa se traduz em elementos da sua Identidade Visual.
Isso explica porque você tende a escolher uma marca e não a outra mesmo quando está adquirindo um produto pela primeira vez. A Identidade Visual alinhada ao branding é o que passa ao público a sua mensagem, desperta sentimentos/emoções e mostra quem a sua marca é.
Elementos da Identidade Visual – por onde começar?
Legal, agora você já sabe o que é Identidade Visual e já tem um esclarecimento de por que é importante para a sua empresa. Mas, por onde começar?
Logo
Você já tem um? Se você já tem, o seu logo está condizente com a mensagem que a sua empresa quer passar para os seus consumidores?
Leia aqui um conteúdo sobre: O que o seu logo diz sobre a sua empresa?
Paleta Cromática (Cores)
Tal como o logo, as cores que a sua empresa utiliza na comunicação também passam uma mensagem e por isso é tão importante ter um estudo de cores e formas que representam os valores da sua marca. Afinal, o McDonald’s e muitos outros fast foods não são amarelo e vermelho à toa: a Teoria das Cores explica que essa combinação desperta fome nas pessoas. Assim como existem as cores que despertam segurança, luxo, leveza e assim por diante. Qual é o sentimento que você quer despertar no seu público? Um estudo de cores certamente te ajudará a passar a mensagem certa.
Ícones e formas
As formas que compõem a sua marca também passam uma mensagem. Linhas retas e bem traçadas podem transmitir seriedade, enquanto formas mais flexíveis e com poucas arestas podem representar uma empresa mais descolada e flexível. Essas formas, além de estarem possivelmente presentes no seu logo, também conduzirá a construção de ícones, backgrounds, marca d’água e outros elementos visuais que apoiam a sua empresa.
Papelaria
Quando você está contratando um seguro ou assinando um contrato de aluguel, por exemplo, o que você prefere: um sulfite branco comum ou um papel timbrado com o logo que oficialize aquele documento como da empresa contratada? Envelopes, cartões, papéis timbrados, canetas, sacolas, caixas, adesivos, entre outros materiais de papelaria trazem mais credibilidade à sua empresa e facilitam a identificação do remetente, além de espalhar a sua marca por aí.
Manual de Identidade Visual
Depois de tantas definições que farão com que a sua marca passe a mensagem certa para o seu público, é hora de oficializar isso num documento que poderá ser seguido por todos os parceiros e profissionais que trabalharem com a sua marca. No Manual de Identidade Visual ficam documentadas a sua paleta cromática, as diferentes aplicações do seu logotipo, os elementos gráficos, o padrão de utilização da marca nos materiais de papelaria e materiais institucionais como uniformes, frota e comunicação interna, entre outros elementos que compõem a sua Identidade Visual.
Você pode ver exemplos aqui na nossa página de Portfólio
Agora que você já sabe mais sobre Identidade Visual, por que ela é importante para a sua empresa e por onde você pode começar, faça uma avaliação da sua marca e pense se essas coisas estão bem definidas e organizadas, e se você está passando a mensagem que gostaria para o seu público. Afinal, ninguém gosta de ver uma aplicação errada do logo circulando por aí, muito menos que as pessoas achem que o seu produto é um refrigerante quando, na verdade, é uma água com gás.
E se precisar de ajuda com a sua Identidade Visual, a Lina está aqui para te atender. Você pode saber mais sobre os nossos serviços aqui.